sábado, 7 de agosto de 2010

Estamos de volta!

Olá! Como foram de férias? Aproveitaram muito? Estão animados para voltarem com os nossos debates nos blogs? Espero que sim.
Bom, vamos à nossa primeira pergunta da semana e espero que todos participem.
Na aula passada nós debatemos sobre a importância de se valorizar o transporte público, os gastos do governo com a realização de determinadas obras como a instalação do trem bala no Brasil, mas, principalmente sobre a forma como o governo do estado do Rio de Janeiro investiu parte do seu dinheiro no projeto de modernização da linha vermelha.
Com a desculpa de criar uma barreira acústica na linha vermelha, o governo do estado praticamente escondeu a favela conhecida como "o complexo do almão". Diante desta reforma do governo pergunto:

a) Está chegando a copa do mundo e as olimpíadas e as reformas na cidade do Rio de Janeiro já estão começando, porém, nem todo dinheiro gasto está de acordo com aquilo que gostaríamos. A partir disto gostaria de saber qual a melhor maneira para investir o dinheiro na reforma da cidade e se vocês acham justo a criação da barreira acústica na linha vermelha?

Abraços. Luciano.

12 comentários:

  1. po eu acho mó errado pq envez de envestir nessa parede acústica,isso deveria ser investido nas ruas das cidades

    ResponderExcluir
  2. eu nao acho justo a criacao da barreira acústica na linha vermelha porque a prefeitura da cidade tinha que construir casas em outros lugares para as pessoas que moram na linha vermelha e nao casas ruins mais casas que de para morrar com conforto e uma localizaçao boa para os moradores

    gabriely 6ª

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que agente não só deveria pensar nas melhorias diretamente relacionadas ao evento,mas nas melhorias dos padrões de vida dos cidadãos que moram na cidade.
    A criação da barreira acústica,justa não é.Acredito que os cidadãos tem o direito de circular livremente na cidade onde vivem.
    Essa é uma questão complexa.De um lado,existem pessoas que se sentem ameaçadas com os problemas de balas perdida,violÊncia,tráfico.Do outro lado existem pessoas que vivem dignamente na favela e que correm os mesmos riscos.
    Marcella,sexta série

    ResponderExcluir
  4. eu acho que foi mais culpa da prefeitura,ela devia fazer melhorias,não tampar o que precisava de melhorias.
    eles primeiro,tinham que investir em melhorias em todos os pontos da cidade,melhorar o transporte público,as ruas,o esgoto.se for construir o trem bala,tem que fazer coisas que todos podem andar.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a prefeitura está bem errada, pois se eles queriam que visitantes da cidade não vissem uma favela logo na entrada , eles teriam q melhorar a favela(dar melhores condições para as casas :saneamento basico, etc ), não tampá-la com barreiras acústicas .

    Yara ,sexta série

    ResponderExcluir
  6. Bom realmente eu acho que já qe as olimpiadas irão ocorrer aqui deveria haver uma melhora geral nos lugares que irão receber os atletas etc.
    Pois de que adianta os estádios... estarem maravilhosos a segurança redobrada, meios de tranportes adequados,sendo qe os lugares que mais seriam precisos arrumar estão sendo tampados para esconder relamente oque se passa alí. Eu acho qe ao ivés de gastarem milhões com trens balas etc, deveraim também arrumar as fevelas etc.Bom é isso!
    beijos .
    Brendha sexta série meta!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que para o presidente realizar um evento tão grande como esse aqui no Brasil, primeiro ele teria que ver todos os problemas que a população está passando, tentar resolvê-los da melhor forma possível para que se haver algum problema com o evento a populção não sofra nenhum tipo de consequência. Acho que o presidente irá gastar muito dinheiro (o dinheiro do povo) em um evento que é bem arriscado porque ele pode trazer coisas boas e coisas ruins que de qualquer maneira irá cair em cima do povo.
    Tayla Sexta série Meta.

    ResponderExcluir
  8. Isso é muito errado,tinha que melhorar as favelas,dar melhor condições de vida pra quem esta lá,e não apenas tampar !
    Se estão gastando a maior grana arrumando os estádios,fazendo trem bala,podiam pegar uma mínina parte que fosse desse dinheiro e melhorar as condições de vida,arrumas as casa,da uma pintura bonita,colocar saneamento básico e coisas desse tipo,mas como os políticos não pensam q isso muitas fezes pode afetar no turismo da cidade.Isso acaba deixando a cidade mais feia!
    Beijinhoss
    Bruna M. 6ª serie,Meta

    ResponderExcluir
  9. Para mim,não é justo essa barreira acústica.O governo devia é resolver o problema das favelas,construindo novas casas para eles, etc.Mas,na verdade, eles estão super preocupados com o turismo e começam a construir as coisas, com o dinheiro da sociedade.Eu acho, que eles podiam primeiro se preocupar com a população.Muitas das pessoas podem ficar revoltadas e acabar tendo mais roubos do que antes.
    Não importa o que aconteça, o povo sempre tem que está em primeiro lugar.Mas o dinheiro hoje vale mais do que uma vida para algumas pessoas...
    Eliza,6ª série Meta.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria aqui de dar parabéns à sexta série pela sua dedicação ao blog e por postar comentário de grande qualidade reflexiva.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. eu acho errado a construçao da barreira acustica, ao inves de gastar dinheiro com isso eles podiam estar gastando dinheiro com coisas que iriam melhorar a vida das pessoas...eles deveriam melhorar a favela,colocando saneamento básico,novas casas,segurança,entidades para educação e esporte para os jovens carentes evitando assim violencia e caminhos tortos,entre outras coisas.
    Ao inves deles gastarem milhoes com a construçoes de trens balas,deveriam melhorar a aparencia da entrada da cidade e nao com a construçao de coisas que nao sao prioridade como o trem bala!.......
    bom eu acho que é isso.
    Letícia 6ª meta

    ResponderExcluir
  12. Acho que o dinheiro seria investido com sabedoria se fosse utilizado para melhorar a qualidade das moradias,principalmente dos moradores das comunidades pobres , melhorar a qualidade da educação,fazer reformas para evitar enchentes na época das chuvas e melhorar o transporte público , principalmente os ônibus.
    Não acho justo a criação da barreira acústica na linha vermelha, pois ao invés do governo gastar muito dinheiro construindo esta barreira, deveria melhorar as condições das pessoas que moram nas favelas, assim não seria preciso construir essa barreira, que para mim não tem o objetivo de isolar o som, mais sim de ''esconder'' a favela que traz uma imagem ruim para quem entra na cidade

    Karen Brugiolo 6ª série

    ResponderExcluir