terça-feira, 8 de junho de 2010

O Preconceito

Olá pessoal!

A estória que contaremos hoje é sobre a vida de um garoto chamado Bily Elliot, que abandona o boxe e descobre a dança como seu significado maior de vida. A partir dessa estória pergunto: o ballet é uma atividade apropriada apenas para as mulheres ou os homens também podem exercitá-la? A arte tem a ver com a sexualidade?

OBS: Querem saber mais sobre o tema? Cliquem no título do post e terão uma bela surpresa.

17 comentários:

  1. Para começar , vejamos o significado de preconceito : Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou estranhos. Com essa definição , vemos que é uma coisa que não devemos ter dentro de si , mais que infelizmente há muitos e muitos casos de preconceito no mundo , e é preconceito de todos os tipos , alguns tão bobos que nem faz sentido , mais outros que atingem lá dentro de um lugar chamado coração das pessoas que tem algum tipo de necessidade física , psicológica , etc etc...
    é preconceito contra , homosexuais , cadeirantes , tudo quanto é tipo existe um preconceito , é impressionante !
    Baseado no filme que vimos , percebi que o garoto Bily Elliot sofre um grande preconceito,e o pior é que ele sofre o maior preconceito ; o preconceito que vem de dentro da sua família , das pessoas que você mais ama , e levando ao garoto a fugir , esconder que ao invés de lutar boxe , ele tinha um talento para o balé , que para os preconceituosos , é uma dança só de mulheres , meninas , e não para meninos , homens.O balé deve ser ensinado e aprendido para todos os sexos . O irá mudar em nossas vidas sabendo que uma pessoa é cadeirante , se ela é homosexual , se ela dança balé , o que isso vai mudar ? só queria saber essa resposta...
    Então , vamos parar de preconceito , porque PRECONCEITO não leva a nada nessa vida , o que leva a vida no caso é saber que teremos grandes talentos , não importa se seja no balé , em qualquer esportes , deixa eles mudarem o mundo , vamos parar com essa discriminação , o mundo está ficando difícil se relacionar socialmente com o preconceito ,NINGUÉM É PERFEITO !!!
    E algum tempo atrás , li uma frase que serve para aqueles que enfrentam o preconceito :
    "Vocês riem de mim por eu ser diferente e eu rio de vocês por serem todos iguais"

    Matheus Lamarca . 6 série . Colégio META

    ResponderExcluir
  2. Para mim, o ballet, não tem nada a ver quem o pratica, seja homem ou mulher. O ballet é uma arte, e para que essa arte seja comprida tem que ter talento. Billy tem talento, mas acima de tudo coragem e determinação, pois gosta do que faz. Se ele se sente feliz, praticando ballet, não acho que deva parar, pois seu pai ao vê-lo feliz, ficará feliz também.O preconceito ainda toma conta dessa situação, muitos acham que o homem que faz ballet é homossexual. Se e o ballet é uma arte, uma forma de se expressar, alguém poderia me dizer porque algumas pessoas tem preconceito? Ninguém tem preconceito com um garoto que pratica boxe, pois acha que brigas e intrigas só ocorrem com meninos. Muitas meninas também praticam boxe e sofrem preconceito, mas afinal, em que mundo estamos? Um mundo onde o preconceito prevalece, deixando a beleza de cada rodopio que cada bailarino,de lado.Mas um dia, aqueles que zombaram de uma bailarino,também serão zombados.É isso gente!bjs=)
    Carolina Ribeiro, 6°série, Colégio Meta.

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito com a Carol.Quando a pessoa tem vontade de fazer balé,ou qualquer outra atividade que é mais freqüentada por meninas,existe um preconceito muito grande.Mas só uma perguntinha:Por que muita gente tem que se meter na vidas dos outros?Se ele se sente bem fazendo isso deixa a não ser que esteja atrapalhando em alguma coisa como a escola ou a educação desse pessoa.
    Na minha opinião existe um preconceito maior quando é uma criança(no caso menino),ai não existe só o preconceito da família mas também dos 'amigos'.Mas não existe preconceito só com meninos mas também com meninas quando elas querem fazer alguma atividade q é mais freqüentado por menino(futebol,boxe...)Bjos
    Bruna Moreira, 6°série, Colégio Meta.

    ResponderExcluir
  4. EU particularmente acho qe há muito preconceito em relação a homens dançando ballet e mulheres jogando futebol por exemplo.
    concordo com a Bruna e com a Carol. Acho que existe este precoceito porque o ballet e mais frequentado pelas mulheres e o futebol pelos homens .
    Mais hoje em dia há preconceito em todas as coisas.
    Ballet assim como futebol, boxe etc. é uma arte se gostamos daquilo independentemente temos que fazer aquilo que gostamos e não aquilo qe é apropriado de acordo com as"regras " que a sociedade criou em relação ao machismo e o feminismo.
    Este preconceito está começando muito cedo nas escolas por exemplo onde uma menina qe prefere jogar futebol do que dançar com as amigas já é mal vista e um menino qe ao envés de jogar futebol prefira dançar com as meninas .
    Por influência de costumes em que fomos criados que vai sendo passado heditáriamente.
    Bom acho qe é isso.
    beijoos Brendha, 6 serie Meta

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal!

    Hoje estou aqui para parabenizar as postagens que andaram fazendo. Achei todas de muita qualidade.É isso mesmo que quero, muita reflexão e discussão com o colega.

    Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
  6. Bom Luciano, Arte e Preconceito são 2 palavras que nunca vão ser sinônimos, Ballet é apenas mais uma modalidade de arte, mas com o que quem prevaléce o público feminino, existem muitos homens no ballet, e isso não é um motivo pra termos preconceito deles, o próprio nome já diz: Pré - conceito, conceito antecipado.
    Bily Eliot é um menino que se encanta com a dança, na verdade ele descobre que tem um dom, todo ser humano tem um dom sendo o dele menor ou maior possível, no caso de Billy é o dom da dança, mas fazer o que? tantas pessoas que são contra isso, Bily não é Gay, é um artista, isso e provado ao final do filme, seu pai concorda em deixar Bily dançar para salvar sua PRÓPRIA vida com a arte seguida do dom de Bily Eliot.

    Guilherme

    6ª Série Meta.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião os homens também podem fazer ballet como as mulheres, pois isso não determina a sua escolha sexual e sim faz você descobrir o talento que tem. No filme de Bily Elliot , o garoto dança ballet, mais nem por isso ele é homossexual como muitas pessoas acham , e pior que sofrer preconceito de outras pessoas, é sofrer preconceito dentro da sua própria casa, das pessoas que você mais ama. Mas mesmo com todas essas dificuldades, Bily prova que o ballet não determina sua sexualidade, mas sim faz ele descobrir o dom que tem para o ballet .

    Karen Brugiolo 6ª série Meta

    ResponderExcluir
  8. Quem nunca ouviu alguém dizer que isso é “coisa de menina” ou ainda “menino bailarino só pode ser viado”? Apesar de todos aqui estarem falando que homens pode fazer ballet sem problemas,ainda acabam achando isso estranho.Como não é muito comum ver homens dançando ballet todos veêm de forma diferente, estou falando isso porque eu acho meio estranho, e acabo tendo preconceito.Acho que se um homem gosta dessa atividade deve fazer, enfrentar todos os preconceitos.Normalmente preconceito é causado pela ignorância, ou seja, o desconhecimento de um jeito de fazer alguma coisa diferente, viver de forma diferente ou até mesmo ser diferente e isso acaba levando a discriminação, a marginalização e a violência.
    A arte do ballet pode ser representada tanto com uma mulher como também com um homem, pois apesar de existir preconceito a arte não tem sexo (feminino/masculino).
    Por mais que não nos acharmos preconceituosos, todos nós temos um pouco ou muito.Ainda que sejamos preconceituosos com algumas pessoas devemos sempre lembrar que essas pessoas fazem parte da nossa raça, a raça humana.

    Camila 6ªsérie

    ResponderExcluir
  9. Para mim,o ballet é uma atividade que pode ser exercitada tanto pelas meninas,quanto pelos meninos,apesar de existir muito preconceito em relação aos meninos.Acredito que a arte não tem haver com sexualidade.Os homens que tem a habilidade de dançar na minha opinião tem mais é que explorar esse dom e vencer esse preconceito que a maioria das pessoas tem.

    ResponderExcluir
  10. eu acho que quarquer pessoa pode praticar o ballet porque se a pessoa gosta ela tem que praticar,pois tem muito preconseito e eles tem que vencer isso ate que as pessoas parem de ter preconseito.
    gabriely 6ªserie

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu acho que qualquer tipo de dança ou qualquer tipo de esporte, seja boxe, futebol, vôlei... Pode ser praticado por qualquer pessoa. Pois isso depende de talento, não se a pessoa é homem ou mulher.
    No mundo de hoje, muitas pessoas são preconceituosas, e o mundo tem que superar isso.
    Então, todos devem fazer o esporte ou a dança que quiser, independente do sexo. Porque o que importa é que somos ser humano e todos tem o mesmo direito: ser feliz!

    Isadora Estefânio Coelho - 7º Ano - Meta

    ResponderExcluir
  13. existe muito preconceito com o assunto dos homens fazerem ballet...quando as pessoas estão acostumadas a verem mais meninas frenquentando aquele esporte ou aquela dança,o preconceito é enorme contra aquela pessoa...eu acho que o ballet concerteza pode ser praticado quanto por meninas quanto por meninos.Se aquela pessoa tem talento e gosta do ela faz ou esta disposto a fazer ela tem é que investir e seguir em frente combatendo o preconceito e principalmente não ligando pro que as pessoas falam principalmente se ela nao fizer parte da sua vida...a arte nao tem nada a ver com a sexualidade da pessoa.Eu acho que se aquela pessoa que esta demonstrando que tem preconceito sofrer algum do tipo espero que reflita...
    acho que é isso!
    beijos Letícia 6°serie,meta

    ResponderExcluir
  14. Para mim o ballet não é apropriado apenas para mulheres.
    Eu acho que devemos acabar com esses preconceitos de que ballet não é apropriado para homens.Eu acho que o que importa não é se é apropriado ou não,mais sim se a pessoa sabe fazer aquela coisa bem ou não.
    O preconceito é um problema mundial que vem ocorrendo há muitos anos atrás . O preconceito tem que ser combatido para que o mundo fique melhor.Será que o que leva as pessoas a acharem que se um homem dançar ballet , é homosexual ou coisas do tipo ? o que ? Isso tem que acabar , porque o mundo ta virando preconceituoso com si mesmo , pois no mundo existem muitas autoridades , gente rica , gente preconceituosa ,que não olha para si mesmo e fica apontando os defeitos dos outros , ninguém é perfeito , o preconceito é um ato criminal e que descrimina as pessoas .
    Juliana 6°serie,meta

    ResponderExcluir
  15. Bem,eu acho q o preconceito e uma coisa q tds nos cometemos ate sem perceber.E tmb acho q todos nos podemos escolher gostar de que ou quem menino ou menina.Nao importa se um menino gosta de ballet ou uma menina gosta de futebol por exemplo, temos q fazer oq nos faz feliz.Todos nos somos seres humanos e temos os mesmos direito menino ou menina mais isso n e respeitado pq vc ve um homem e uma mulher q trabalham na mesma funçao e geralmente o homem sempre ganha mais.A mulher tmb e um ser humano como todos.Nós n podemos discriminar uma pessoa sem mesmo a conhecela.Como o nome dis n podemos dar um conceito a ela sem saber quem ela e.O preconceito esta no mundo td e acontece a td hr.Ninguem tem o direito de colocar defeitos nos outros, as vezes vc aponta defeitos nos outros sendo q vc tem o mesmo.
    Lucas 6 serie

    ResponderExcluir
  16. Pra mim,ballet é uma forma de se expressar por meio da dança,e por isso,nao devia existir esse preconceito contra os bailarinos.Como cada um escolhe o que quer,tem o direito de escolher o seu meio de se expressar.
    Eu tbm acho que no começo da carreira de bailarino ele nao tem muito talento,pois ainda tem muito o que aprender.Na verdade,eles tem é força de vontade pra aprender (na minha opinião).
    Mesmo assim,muitas pessoas ainda tem preconceito com os bailarinas e as bailarinas tbm.Por exemplo,todo mundo acha que pra ser bailarina tem que ser muito magra e tem que ter ,vamos disser,"postura de bailarina".Errado.As bailarinas "gordinhas" tbm tem talento e tbm podem ter sua "postura de bailarina".Mais,tudo depende delas,elas vão ter que emagrecer para dançar na sapatilha de ponta.
    Nao é só por que ela é gorda que ela nao vai fazer direito,ou a magra tem capacidade de fazer mais.
    Tá ai,mais um tipo de preconceito contra os bailarinos e bailarinas.
    Seria melhor se cada pessoa se preocupasse com a sua vida e deixasse que os outros cuidem das suas.Ballet é uma escolha,e como ja disse,cada um faz a sua =D!!
    É isso gente ,bjoo =P
    Eliza,6ª série,Meta...

    ResponderExcluir