ENSINO FUNDAMENTAL

Olá Pessoal!
       Gostaram do Blog? Gostaram da nossa nova praça pública chamada Ágora Virtual? Espero que se divirtam bastante em nossa praça. Mas atenção! É proibido jogar lixo no chão rsrs...
        Bom, gostei muito dos debates que ocorreram nas aulas de hoje. Foi tão interessante que resolvi fazer uma mesma pergunta tanto para os alunos da 5ª quanto da 6ª série, e pelo jeito acho que o debate vai ser muito legal. A pergunta que faço para as duas turmas é: "O que é arte?", "Quando posso considerar que faço arte?", "Será que tudo que desenho e rabisco é arte?", "Qual a diferença entre o artista famoso e eu?"
        As perguntas são boas e espero que as repostas sejam como aquelas que ouvi em sala de aula de vocês.

       Abraços a todos.
                                Luciano-Meta

223 comentários:

  1. eii
    arte é aquilo se expressa em um pael um quadro....
    mas tem q ter sentimentos
    pelo q eu vi na aula éer isso

    isabela QUINTA SÉRIE
    meta

    ResponderExcluir
  2. Arte é uma maifestação de sentimentos traduzidos nas diversas formas:poesias,fotografias,esculturas e outros.
    Na minha opinião é isso.

    Rúbia, 5ª série, Meta

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Arte é aquilo que você desenha , mas representando formas , cores , linhas , sentimentos , esculturas,etc...
    Um dia eu desenhei uma paisagem , mas o que me fez à desenhar esta paisagem ? Para fazer um desenho , temos que visualizar , mentalizar , ou até mesmo criar o mesmo.
    Quando eu faço arte é quando eu descrevo tudo aquilo que estou pensando e sentindo .
    Todo rabisco tem seu significado , mesmo que você faça-o sem sentido . Podendo assim torna-se uma arte abstrata .
    O artista já conhece toda a "manha" do desenho , da arte e eu não conheço , mais as vezes , sei o que estou desenhando , pois eu estou sentindo .

    Matheus Lamarca , sexta série , Colégio META

    ResponderExcluir
  5. Arte é um dom natural característico de cada pessoa,que pode ser expresso pela musica ,dança, pintura, etc.
    Quando pintamos ou desenhamos uma coisa que ninguém tenha feito antes.
    Acho que sim, pois eles vão dando novas idéias para podermos criar, imaginar e pintar
    O artista famoso tem experiências em criar pinturas com varias formas e cores de acordo com a sua imaginação, e eu não tenho conhecimentos o bastante para pintar como o artista.

    Eliza Maria,6ª série,Meta

    ResponderExcluir
  6. arte é tudo que se pode expressar:
    pode ser em uma peça,
    uma novela,
    uma pintura,
    uma musica,
    um poema/poesia,
    em um texto/história,
    ou até em uma dança,
    tem muitos outro meios de se expressar...cada um acha o seu, por isso eu digo
    TUDO É ARTE!!!!!!!!!!!!!!!
    Raquel 5ªsérie Meta

    ResponderExcluir
  7. Arte é qualquer desenho ou pintura que seja algo diferente,uma coisa que nao precisa ser bonita mais que as pessoas achem interesante.
    GABRIELY 6ª META

    ResponderExcluir
  8. Bom eu acho qe arte representa muito mais que um desenho ou uma pintura...dependendo do ponto de vistade cada um!!!
    Arte precisa ser uma coisa inovadorauma coisa da qual ninguèm ainda ousou em fazer!!!
    Brendha Romualdo Barra 6ª META

    ResponderExcluir
  9. Arte é uma maneira que as pessoas tem de expressar seu sentimentos e sua maneira de ver o mundo.
    Quando estamos envolvidos em alguma atividade com emoção e idéias,produzimos obra de arte,seja na dança,música,teatro,pintura,desenho etc.
    Se esse rabisco ou desenho permite expressar uma idéia ou sentimento através de uma forma,isso é arte,mesmo que muitas vezes o público não compreenda o significado daquele traço.
    As obras de um artista famoso possuem um reconhecimento da crítica e estão presentes nos museus,nos livros e na mídia.E o desenho que eu faço em casa fica restrito ou público familiar.

    ResponderExcluir
  10. Arte é tudo que tem cor, que se expressa, posso considerar que faço arte é quando fasso alguma coisa qe as pessoas se enteresam

    ResponderExcluir
  11. Arte e uma coisa chamativa.Algumas vezes a arte e meio estranha mas e arte e as vezes a arte expressa sentimentos como raiva e calma
    Abraço
    Lucas guimaraes 6 serie Meta tarde

    ResponderExcluir
  12. Arte é uma forma que as pessoas tem para expressar seus sentimentos...bom...é isso ae..

    Andrezza quinta serie

    ResponderExcluir
  13. A arte é uma criaçao humana com valores estéticos,(beleza,equilíbrio,harmonia,revolta)que demonstram suas emoçoes,sua historia,sua cultura e seus sentimentos.Podem ser ouvidas,vizualizadas ou mistas(os dois juntos).

    É nois maluco!!! (H)

    ResponderExcluir
  14. Arte não é só um quadro pintado por um artista famoso.É uma capacidade que todos nós temos de criar um desenho e até mesmo fazer um rabisco.Por isso não precisa ser artista,basta ter um pouco de criatividade e desenvolver algo que vira arte.
    É isso...

    Amanda Damasceno,6a série

    ResponderExcluir
  15. a arte e uma forma de expressão emocional atraves de pinturas e esculturas e varios outros tipos de obras , a arte pode ser considerado como qualquer movimento que expressa emoções do ser humano com o seu arredor e com sigo mesmo. Mas a sociedade a adaptou porque quando crianças fazem bagunça falam que eles fizeram arte porque muitas vezes mostram suas personalidades com alguns atos que efetuam anderson-meta-8

    ResponderExcluir
  16. Muito legal o ponto de vista sobre arte de vocês. Uma boa parte da turma considerou que arte é expressão de sentimentos que envolve, cor, desenhos, formas, emoção, enfim, uma criação humana que envolve outras pessoas, culturas, valores e histórias.
    Foi perfeito o que vocês escreveram pra mim. Maravilhoso! Parabéns as turmas. Agora, vou embaixo fazer o post da aula de hoje e quero que vocês desenvolvam tão bem quanto o que foi feito a respeito da arte. Abraços a todos e boa filosofada!

    ResponderExcluir
  17. Bom, vocês se lembram da aula de que timvemos hoje? Então, a partir disso pergunto: o que é regra? Qual a diferença entre regra e ordem? Qual a diferença entre regra, lei e ordem? A justiça é mesma coisa que regra e ordem?
    Até semana que vem com mais filosofia...

    Abraços, Luciano - prof. Fil.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Arte é um modo de se expressar,e você pode relatá-la em pinturas,desenhos,quadros e até mesmo no seu dia-a-dia.E arte nem sempre é feita pra ser bonita mais sim para ser ser apreciada em diversos contextos.A arte pode revelar alegria,tristeza,paixão,perda,violência,e diversas outras coisas.Todo desenho ou coisas do tipo é arte,seja do desenho mais primitivo como um rabisco até um desenho mais complexo como uma floresta com animais selvagens..!
    Arte é um modo bonito de ver a vida ;)

    Jamille 7ªsérie/Meta

    ResponderExcluir
  20. Regras são normas ditadas para melhorar algum lugar, Ordem e bem parecido porem nao ecomo a regra q sao expostas no lugar "tal" para segui-las, A lei sao regras porém sao oficiais como por exemplo as Leis Federais Estaduais, Etc...
    Ja a justiça prescisa de tudo junto, Regra,Lei,Ordem etc...
    Espero ter acertado pessoal^^
    Bom Blog Professor
    Guilherme Souza^^
    6ª Série Meta

    ResponderExcluir
  21. Regras sao normas que as pessoas tem que seguir para que os lugares que forem nao viere uma bagunça
    A justiça ja tem que ser seguido a ordem,regra e lei
    Gabriely 6ª Meta

    ResponderExcluir
  22. 1-Regra é uma "ordem" que deve ser cumprida por todos que habitam o lugar onde ela foi estabelecida.
    2-A diferença entre regra e ordem é que regra é uma determinação que todas as pessoas devem cumprir e é estabelecida por alguém superior e ordem é um mandato para poucas pessoas e que não é nescessariamente imposta por alguèm superior. Exemplo de ordem:arrume seu quarto! Exemplo de regra:Não é permitido usar boné em sala de aula!
    3-E lei é um conjunto de normas jurídicas.
    4-Não,as regras e ordens estabelecidas as de mais pessoas nem sempre é justa,e mesmo sendo,no ponto de vista de algumas pessoas,ela continua não sendo justa.Exemplo:Maria entornou refrigerante no chão,Ricardo vê e manda Rita limpar o chão.Isso é uma ordem mais não é justa,porque quem derrubou o refrigerante foi a Maria e não a Rita.

    Jamille 7ªsérie/Meta

    ResponderExcluir
  23. Regra é aquilo que deve ser cumprida em certo local ; todo local tem sua regra , pois é com a regra que temos respeito e admiração pelo mesmo.Por exemplo , em uma escola , existem várias regras que devem ser cumpridas , como a regra de não poder jogar papel no chão , não mascar chicletes ,etc...Ordem é aquilo que que um maioral diz e deve ser feita pelo aluno , pelo empregado , etc...Uma ordem pode ser empregada em vários locais , mas é mais comum , em lugares onde existe um dono , uma pessoa que toma conta do lugar.
    Lei é uma ordem oficial , sendo legislativa , e uma coisa que deve ser cumprida pela população , pois a lei não sendo cumprida ,pode levar à multas , e até dá cadeia .
    Justiça nunca que vai ser a mesma coisa que regra e ordem , pois a justiça é aquilo que é feito , decidindo uma ordem no tribunal , que é dada ao fim de um julgamento pelo juiz. A justiça é mais comum em julgamentos de presos , assassinos , etc ...Decidindo qual a pena que ele deve cumprir.

    Matheus Lamarca , sexta série , Colégio META .

    ResponderExcluir
  24. Regra é tudo que deve ser cumprido em um determinado local
    ex:No meta mesmo nós temos que cumprir regras e quando não cumprimos temos uma punição a pagar.
    Lei é uma coisa que tem que ser cumprida por todos se você não cumprir vai ter que pagar uma multa e pode até ser preso.
    Ordem é como um pedido mas, só que um pedido obrigatorio.

    Luiza Côrtes 6° serie META

    ResponderExcluir
  25. Regra é tudo aquilo que deve ser cumprido em um determinado local, pelas pessoas que moram ou frequentam o mesmo. Já ordem é uma determinação feita por alguém, geralmente uma autoridade, a uma ou várias pessoas . e lei é uma norma oficial e legislativa, que se não for cumprida pode ter uma punição maior, como multa ou cadeia. A Justiça é uma forma de executar as leis, punindo quem deve ser punido e inocentando quem não cometeu nenhum erro, sendo assim, justiça, regra e ordem não são a mesma coisa tendo definições e funções diferentes.

    Karen Brugiolo 6ª série, META

    ResponderExcluir
  26. Regra é aquilo que regula, que cumprimos para uma melhoria do local ou até mesmo por uma melhor forma de nos organizarmos no dia-a-dia.A diferença de regra e ordem é que regra é uma tarefa, uma lição diária e ordem é coisa imposta por uma pessoa que você tem o direito de obedescer ou não.A diferença entre regra,lei e ordem não é tão grande,apenas levam consequencias diferentes como:regra é um respeito e se não tivermos não é uma boa ação;a ordem não é obrigatória de ser cumprida, mas é imposta e lei é oficial, devemos cumpri-lás para termos nossos direitos preservados.Justiça é diferente porque ela mantém uma ordem social e protege o direito das pessoas.

    Amanda, 6a série/Meta

    ResponderExcluir
  27. Regra e uma forma para organizar e nos ajudar.E uma forma de vida porque sem regra ia ser tudo ruim.Cada lugar tem sua regra mas lei e para todos.Qualquer pessoa pode criar uma lei.A justiça nao e a mesma coisa que regra nem lei ela e feita,confirmada.Serve tambem para julgar pessoas.

    Lucas guimaraes 6 serie

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Regra é algo que é dito ou escrito uma só vez, isto é, a pessoa tem duas escolhas a fazer, ela cumpri o que é certo, ou seja, a regra que foi exposta, ou ela pratica o errado sofrendo suas consequências.
    A ordem não, ela na maioria das vezes dita com mais intonação e como se fosse um mandato, da idéia que se você não cumprir, a punição seria objetiva e vingativa de acordo com seu erro.

    Pedro Saraiva - Meta 7ª

    ResponderExcluir
  30. Regra é tudo aquilo que deve ser cumprido em um certo lugar como, por exemplo, uma das regras de uma praça púplica é não jogar lixo no chão.
    Ordem é parecido porém é um dever ou algo obrigatório que uma pessoa com mais autoridade que você diz como, por exmplo, o professor e o aluno. Ordem é utilizadas em locais onde possuem um gerente, ou seja, alguém que tome conta desse determinado lugar.
    Lei é também parecido com ordem e regra porém, é constituda pela ordem legislativa, ou seja, um vereador pode constituir uma lei para uma determinada cidade, se contrariarmos essas leis podemos levar multas e até dar cadeia.
    Justiça não é a mesma coisa que ordem e regra. Justiça e tudo aquilo que é certo, por exemplo, se estiverem acusando uma pessoa inocente estamos fazendo um IMJUSTIÇA com a pessoa inocente, mas se acusamos uma pessoas que cometeu o crime, estamos fazendo um JUSTIÇA com o inocente.

    Vithória Marques
    6° série META

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Regras são normas que devem ser respeitadas para poder modificar o ambiente ,mas nem todos respeitam.
    Leis devem ser seguidas e respeitadas por todos para evitar de ser multado,ou até mesmo preso.
    Ordem é quando uma pessoa com mais autoridade que você manda você fazer uma coisa.
    Justiça é aquilo que é correto,é algo que hoje em dia é comum ouvirmos pessoas dizerem , mas é difícil se ter na prática.
    Ordem,justiça e regra não são a mesma coisa.

    Eliza Maria,6ª série Meta

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Para mim regra é o que faz a lei, com isso, se você esta dentro das regras do local você esta seguindo a lei deste.E ordem pode ter o sentido de ordenado, sem tumutuos, quando todos seguem as leis,ou o sentido de ordenar, mandar em algem para seguir as regras ou algo assim.


    Quanto a arte, eu creio que seja tudo que expressa os sentimentos da pessoa que a fez, eu acho que tudo que tenha intuito artístico pode e deve ser considerado arte.
    Artur-8,Meta

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Pra mim, regras são normas que existem em um certo local, para melhorar a convivência entre as pessoas. As regras não são obrigatórias, mas as leis sim. As leis devem ser seguidas em todo lugar, por todas as pessoas. A justiça é quem cria as leis, e é quem orienta as pessoas a cumpri-la, a justiça também pode punir as pessoas, ou até mesmo prende-las. Ordem,regra e justiça são palavras diferentes, com significados diferentes, mas com o mesmo objetivo, que é melhorar a convivência entre as pessoas.
    Carolina Ribeiro,6°série, Meta

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Pelo que percebo, vocês estão dizendo que regras, ordens, justiça e leis servem para ajudar o homem a organizar a sociedade. Porém, pensem comigo? Se elas fossem tão boas assim elas seriam obrigatórias?


    OBS: Pessoal, os comentário estão ficando cada vez melhores e para animarmos mais ainda os nossos debates, gostaria que postassem novamente utilizando o comentário dos amigos, tanto no sentido de apoiá-los quanto de discordar deles, total ou parcialmente. Mas lembrem-se! Devemos sempre respeitar a opinião do colega!

    Abraços, Luciano

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Luciano , achei um texto na internet e espero que você leia e poste no seu blog !
    O texto se chama : Viver e saber quem sou eu :

    "ACREDITAR NA VIDA
    É TER ESPERANÇA NO AMANHÃ.
    SABER QUE APÓS A NOITE VEM O DIA.
    VIVER INTENSAMENTE AS EMOÇÕES!
    APRECIAR O NASCER E O PÔR-DO-SOL.
    APROVEITAR TODOS OS MOMENTOS…
    VENCER A DEPRESSÃO!
    FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO
    CONFIAR NA VOZ DA INTUIÇÃO.
    PERDOAR ...
    ESTIMULAR A CRIATIVIDADE.
    NÃO SE PRENDER A DETALHES.
    CHORAR DE FELICIDADE…
    DEIXAR PARA LÁ.
    TER PENSAMENTO POSITIVO.
    RESPEITAR OS SENTIMENTOS DOS OUTROS.
    RIR SOZINHO.
    SER SINCERO.
    ENCONTRAR A FELICIDADE NAS PEQUENAS COISAS.
    ENTENDER QUE SOMOS PESSOAS ÚNICAS.
    É DANÇAR SEM MEDO.
    NÃO SE APEGAR A BENS MATERIAIS.
    RESPIRAR A BRISA DO MAR.
    OUVIR A MELODIA SUAVE DE UMA FONTE.
    OBSERVAR A NATUREZA.
    ADORAR UM DIA DE CHUVA.
    TER MOTIVAÇÃO!
    ENXERGAR ALÉM DAS APARÊNCIAS.
    DESCOBRIR QUE PRECISAMOS DOS OUTROS.
    ESQUECER O QUE JÁ PASSOU.
    BUSCAR NOVOS HORIZONTES.
    PERCEBER QUE SOMOS HUMANOS.
    VENCER A NÓS MESMOS.
    VER A BELEZA DA ALMA.
    SAIR DA PASSIVIDADE.
    SABER QUE A VIDA É CONSEQÜÊNCIA DE NOSSAS ATITUDES…
    NÃO ADIAR DECISÕES.
    MIMAR A CRIANÇA INTERIOR.
    DEIXAR ACONTECER…
    PRATICAR A HUMILDADE.
    CURTIR AS PEQUENAS VITÓRIAS.
    VIVER APAIXONADO PELA VIDA!
    ENTENDER QUE HÁ LIMITES.
    TER AUTO-ESTIMA.
    COLOCAR SUA ENERGIA POSITIVA EM TUDO QUE REALIZAR!
    VER A VIDA COM OUTROS OLHOS…
    SÓ SE ARREPENDER DO QUE NÃO FEZ.
    FAZER PARCERIAS COM OS AMIGOS.
    DORMIR FELIZ.
    AMAR…
    SABER QUE ESTAMOS SÓ DE PASSAGEM.
    APROVEITAR AS OPORTUNIDADES.
    E.... OUVIR O CORAÇÃO…"

    Matheus Lamarca , sexta série , Colégio META .

    ResponderExcluir
  41. Regra é tudo aquilo que deve ser cumprido em um certo lugar como, por exemplo, uma das regras de uma praça púplica é não jogar lixo no chão.
    Ordem é parecido porém é um dever ou algo obrigatório que uma pessoa com mais autoridade que você diz como, por exmplo, o professor e o aluno. Ordem é utilizadas em locais onde possuem um gerente, ou seja, alguém que tome conta desse determinado lugar.
    Lei é também parecido com ordem e regra porém, é constituda pela ordem legislativa, ou seja, um vereador pode constituir uma lei para uma determinada cidade, se contrariarmos essas leis podemos levar multas e até dar cadeia.
    Justiça não é a mesma coisa que ordem e regra. Justiça e tudo aquilo que é certo, por exemplo, se estiverem acusando uma pessoa inocente estamos fazendo um IMJUSTIÇA com a pessoa inocente, mas se acusamos uma pessoas que cometeu o crime, estamos fazendo um JUSTIÇA com o inocente

    ResponderExcluir
  42. Bom professor...estou passando aqui só pra dizer que eu assistir ao vídeo que você postou e que achei maravilhoso.É uma lição de vida e a realidade que vivemos hoje.

    Abraços, Amanda Damasceno 6a série/Meta

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. eu acho que a arte é uma forma da pessoa expresar seus sentimentos,e quando ela cria augo novo inuzidado,unico e criativo, ela pode considerar isso uma arte,ou seja depentendo do desenho,do que ele representa pode se diser que seja uma obra de arte.
    beijos tayla 6º serie meta

    ResponderExcluir
  45. Eu acho que regra é o que se deve ser cumprido em um determinado local para que se haja etica na maneira de se comportar.Ordem é algo que alguem tem que fazer porque alguem superior o ordenou.Já a lei se parece com a regra,só que vale para todos os seres-humanos,e há punição mais severa para quem nao as cumprir.
    A diferença entre elas é que há maneiras diferentes de serem aplicadas e punidas.
    Um exemplo é o trote universitario,que é uma regra que nao tem nenhum ordem e que a lei nunca dará razão.

    E a arte pra mim é um meio de se expressar os sentimentos ou as coisas ao seu redor,ou algum sonho,desejos...
    Nayara-8ª Meta

    ResponderExcluir
  46. Bom, para mim arte é uma forma de expressão, como já disseram. Mas acho que rabiscos não são um tipo de arte, porque na minha opinião pra ser arte, aquilo o que se faz tem que ter um fundamento. Atualmente a arte é muito importante para nós, pois é uma forma de nos expressarmos para a sociedade.
    Isabella_Meta 8ª

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Regra é uma norma que se tem que obedecer;tem que seguir;é uma "obrigação" que o governo empõe em você,e a sociedade tem que cumprir e por fim é aquilo que se regula que se dirige.
    Evelyn
    6ª série Meta

    ResponderExcluir
  50. arte é tudo aquilo que vem de nossos sentimentos,pode ser em uma folha de papel,na dança,no teatro...no seu dia-a-dia.
    o seu desenho não é arte,porque isso todo mundo ja desenho aquilo e duvido que veio de seus sentimentos!!!!!!!!!
    beatriz meta quinta série

    ResponderExcluir
  51. arte para min e a forma ideal de expressar nossos sentimantos ,atraves de dezenhos,cores ...



    regra e tudo aquilo que deve ser comprido em uma determinado loca,a ordem e a forma de obidecer uma pessoa que ordeno-a a fazer aquele dever,lei e igual a regra so que valido para todos seres humanos de uma pais ,estado e mais,e a justiça e aquilo que e certo para todos ,por exemplo uma pessoa e acuzada de roubar mas ela nao roubo estamos cometendo uma injustiça, mas se estamos acuzando a pessoa certa do crime estamos cometendo uma justiça.













    Amanda-sexto ano ,quinta serie

    ResponderExcluir
  52. bem eu só vou colocar o siginificado que eu achei no dicionario
    Regra:Norma, preceito, princípio, método

    Ordem:Boa disposição das coisas, cada uma no lugar que lhe corresponde; disposição das coisas cujo arranjo se subordina a um princípio útil, agradável ou harmonioso.

    Lei:Preceito emanado da autoridade soberana

    Significados retirados no site:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

    Andrei 5ªsérie

    ResponderExcluir
  53. Achei isso na internet espero que voce leia e goste e poste no blog se chama 'Cuide bem da natureza


    Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
    A chuva fina chegava de mansinho.
    O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
    Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
    Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
    Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
    Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
    Tenha um instante com a paz e a harmonia.
    Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
    Ainda há tempo, cuide bem da natureza

    Lucas 6 serie

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Regra podem ser feitas por varias pessoas sem ter que pedir autorização.Os diretores, donos de lojas etc. podem criar regras, ex.:Um diretor pode criar uma como não poder ir de short para o colégio.Regras podem ser feitas por nós cidadãos e autorizada pelo governador.A lei também pode ser feita por nós só que tem que ser autorizada pelo presidente.Lei é uma coisa q vale para todos ja a regra as pessoas tem q comprir em certo lugar.A lei anti-fumo por exemplo vale para todos do brasil.Ja a ordem não nessecita de autorização, pode ser dada pelo um professor por exemplo como não conversar na sala de aula.justiça é a forma de fazer todas essas coisas justamente beneficiando o lado do bem e e julgando o lado mal.Nem sempre a justiça é feita certa,justamente para os lados e as regraas,leis e ordens nem sempre são compridas.Todas essas palavras são dificeis de serem definidas e as vezes da para confundir algumas.Bom.. acho q é isso...

    Camila Amaral 6ªsérie META

    PARABENSS LUCIANO

    ResponderExcluir
  56. Regra é tudo aquilo que deve ser feito em determinado local.Ordem é parecido mais não é a mesma coisa,se uma pessoa de maior de idade pedir que fiquem quietos eles ficam um bom tempo mais depois a conversa se cria novamente.Lei é constituda pela ordem legislativa porem se desobedecer a ordem da cidade é preso.Justiça é tudo aquilo que é certo ,,,,,se acusamos uma pessoa que cometeu um crime inocente estamos comtendo uma injustiça...porem se estamos acusando a pessoa certa estamos fazendo uma justiça. Raquel 5ª serie

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Regra é aquilo que deve ser feito em um determinado local.Ordem é parecido com regra mais não é duravel.Lei é constituda pela ordem legislativa porem se desobedecer a ordem da cidade é preso.Justiça é tudo aquilo que é certo


    Rúbia,5ª série,-META

    ResponderExcluir
  59. Regra e aquilo que deve ser feito em um lugar como nao fumar em lugares fechados.Ordem e tipo uma regra so que nao dura tanto tempo EX.:deixe sua carteira limpa durante minha aula e so durante a sua aula.Lei e que pode ser para todo o mundo EX.:nao bater em mulheres.Justiça eu acho q e uma lei todos devem ser iguais independente das condiçoes eu acho que isso e justiça ABRAÇOS ALISSON-6 SERIE META

    ResponderExcluir
  60. eu acho que as regras servem para manter o local ou lugar mais adequado e apropriado para as pessoas, è tambèm acho que as regras servem para manter a ordem em um devido lugar
    beijos taylinha meta 6ª serie

    ResponderExcluir
  61. Regra:é tudo aquilo que voce tem q fazer em um determinado local.
    Lei:é o que voce tem que fazer na maioria dos locares
    Ordem:é quando te mandan fazer alguma coisa
    Abraço,Bruna 6ªserie,Meta

    ResponderExcluir
  62. Regra é aquilo que a lei ,a razao ou o uso determina o princípio, norma,ordem ,determinação imposta por lei.Lei é o preceito que emana do poder legislativo ou de autoridade legítima.Justiça é virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que faz dar a cada um o que lhe pertence ,equidade.
    Laura,5ª série,Meta

    ResponderExcluir
  63. Regra é tudo aquilo que indica o modo correto de agir, deante de um determinado contesto.Portanto,ela é variável de acordo com a situação.
    Ordem pode ser várias coisas.Entre elas uma ação a ser executada para que as regras sejam cumpridas com harmonia e disciplina.
    A lei é uma norma e uma regra.É obrigatória.Embora, as pessoas possam descumpri-la e pagar uma pena.
    Justiça depende da forma como alguém julga um fato ou pessoa envolvida.Mas isso deve se basear nas leis e nas regras.Ela é importante para manter a ordem.
    Marcella Falabella,6ª série,Meta

    ResponderExcluir
  64. Isabella_Meta 8ª, realmente Arte é forma de expressão; concordo com todos. Mas esses rabiscos, riscos você disse que não é arte, pois não há forma de expressão nisso. Mas eu discordo, pois pode haver, sim, forma de expressão do autor nesses “rabiscos”, cada um tem seu modo. Obrigado,

    Fred_Meta 8ª

    ResponderExcluir
  65. Regra, ordem e lei têm significados comuns. Mas são usados em diferentes casos, essa é a diferença. E a justiça é somente a quem faz a Lei. Obrigado,

    Fred_meta 8ª

    ResponderExcluir
  66. olha.. concordo com o Pedro e com a Talylinha em algumas coisas, pois é preciso ter regras para poder viver bem em uma sociedade...Sem regras vira uma bagunça total, porque ate com elas já se tem bagunça. É preciso comprir regras, so que voce tem a escolha de comprir e de não comprir: tudo tem sua conseguencia !

    Ana Carolina- Meta 8

    ResponderExcluir
  67. Eu acredito, que regras são como ordens, servem para pacificar a sociedade.
    Algumas regra quando quebradas facilitam a convivencia, outras vezes pelo contrario!
    Eu concordo com a Ana Carolina - 8ªsérie- Meta, quando ela diz:- tudo tem sua consequencia !
    Natalia Menezes- 8ªsérie - meta

    ResponderExcluir
  68. Eu concordo com a Natalia e com a Carol, pois sem ordens a sociedade viraria uma bagunça. Com todas essas regras que exitem já não é lá muito bom, imaginem sem nenhuma regra. Além disso, exitem pessoas que naõ cumprem as regras, fazem tudo o que querem, mas muito das vezes se esquecem de que somos livres para fazermos o que quisermos, mas tudo vem acompanhado de uma consequecia, seja ela boa ou ruim.


    Thamires - Meta 8ª

    ResponderExcluir
  69. Regra é tudo aquilo que voce tem q fazer em um determinado local.
    Já a lei é o que voce tem que fazer na maioria dos locares
    E ordem é quando te mandam fazer alguma coisa
    Juliana-Meta 6ª

    ResponderExcluir
  70. Então vamos pensar na regra, ordem e justiça a partir do caso que contei em sala de aula do terremoto que aconteceu no Chile. Nesse caso, onde pessoas perdem tudo, passam fome e vivem em condição muito ruim, pergunto: como fica a importância da regra, da ordem e da justiça? Será que elas devvem existir? Por que?

    ResponderExcluir
  71. Regra é aquilo que regula ou governa algum lugar,deixando o local organizado,poucas pessoas respeitam as regras.Já a ordem a maioria das pessoas obedece,pois a palavra é forte,imperativa.A lei é uma obrigaçao que deve ser cumprida pois a lei é feita pela sociedade,não é de um local particular uma lei é nacional ou internacional,por isso deve ser cumprida senão você pode sofrer as concequencias como ser preso.Por fim a justiça, é algo legal,dentro da lei,uma coisa que às vezes e boa às vezes é ruim.

    Bruno Lanna-6º série-Meta

    Prof: TUPIxCruzeiro 3x2

    ResponderExcluir
  72. 1-regras são normas de um local que devem ser compridas,por que se naum cumprir haverá um punição.
    2-Ordem e uma coisa qe deve ser cumprida de imediato,a regra tem que ser sempre comprida sempre.
    3-Ordem e uma coisa qe deve ser cumprida de imediato,a regra tem que ser sempre comprida sempre,e a lei são regidas por pessoas importantes de cargo politico qu regem uma cidade,estado,país etc.
    4-Não justiça é "julgar"o que e certo ou errado.

    Brendha Romualdo sexta serie Meta

    ResponderExcluir
  73. Regras são acordos estipulados para melhor convivência entre pessoas. A lei não é muito diferente, porém o processo para ser aceita é maior, é mais fiscalizado e envolve o governo... Já a regra não. É um acordo que pode até ser feito na hora, as pessoas tem que contratar outras pessoas para fiscalizar. A ordem é uma maneira conveniente para que tenha harmonia.
    Isadora - 7ºano Meta

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Bom,eles estão apavorados e com medo de ocorrer mais terremótos,por isso,perdem o controle e fazem coisas que nunca penssariam em fazer,como por exemplo,roubar comida.Eles podem estar passando necessidades mais se tivessem organizão eles iriam resolver melhor a situação,por isso acho que a importância das regras,das leis e da ordem deveria ser muito maior.

    7ª série

    ResponderExcluir
  76. Olá! Pessoal! Tudo tranquilo com vocês? Gosstei muito da aula de hoje. Espero que vocês também tenham gostado.
    Bom, vamos ao que nos interessa!!!
    Sobre o que foi a aula mesmo? Ah! Lembrei! Falei sobre gosto e gostar. Então, vamos a mais uma pergunta: como eu sei que gosto de alguém? O que é gosta? Qual a diferença de gostar de um objeto para o gostar em relação a uma pesoa? Que sentimento é esse que é gostar?

    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  77. Para uma Pessoa gostar de alguem e necessario voce sentir algo por ela , gostar e um sentimento com variaveis explicaçoes gostar em relaçao a uma pessoa e um amor inezplicavel( nao sei se escreve assim kk)esse sentimento e uma coisa muito boa principalmnte quando e "retribuido"
    Guilherme 6ª serie Meta, GuidooxT

    ResponderExcluir
  78. Gostar de uma pessoa é adimira-la pelo seu jeito, ter um determinado carinho,de acordo com oque esta representa em sua vida.
    Gostar de um objeto é diferente, pois não ha uma troca de afetividade, como ha entre pessoas.
    Natalia Menezes- 8ªsérie- Meta

    ResponderExcluir
  79. Eu sei que gosto de alguém , quando eu dou o meu melhor à essa pessoa , quando eu demonstro meu carinho , minha admiração e principalmente , o meu amor , quando você sente alguma coisa forte por essa pessoa , que te agrada tanto e que dar um carinho muito prazeroso.
    Gostar é quando você dar um carinho para a pessoa , quando você comete atos de coragem e defesa por essa pessoa e quando você sente que essa é a pessoa certa pra você , não só pela relação de namoro , mas sim pela relação de amizade , de amor.
    Quando você gosta de um objeto , você está gostando de um bem material , ou seja, uma coisa que você não pode trocar afeto , amor , carinho,etc...E quando você gosta de uma pessoa , o seu sentimento tem que ser verdadeiro , pois o sentimento pela pessoa tem afeto ,carinho,amor ,e há amizade , compaixão .
    Esse sentimento GOSTAR é muito comum em varias pessoas , hoje em dia , crianças , adolescentes,adultos,idosos estão gostando de pessoas com uma relação diferente , de amor.Então gostar é mostrar que você tem um afeto pela pessoa que você está gostando ou está apaixonado.

    Matheus Lamarca , sexta série , Colégio META .

    ResponderExcluir
  80. Eu acho que quando eu sei que eu gosto de alguem é taambem pelo tipo da pesssoa,por exemplo tem pessoas que não gostao de quem eu gosto.Cada um tem sua opiniao.E tambem quando voce gosta de alguem voce quer aparecer bem para essa pessoa.Eu acho que gostar de uma pessoa é pelos atos que ela faz.Ninguem gosta de gente chata,sem educaçao,ignorante e outros.Gostar de um objeto e diferente de gostar de alguem.Voce gosta de um objeto por ele te chamar atençao,agora gostar de alguem nao e isso.Tanto que o objeto nao tem sentimentos nem atos.Bem muitas vezes gostar significa e de achar a pessoa gente boa,interessante simpatica varias outras coisas boas.Mas as vezes gostar significa amar vc pode amar tambem por amizade mas esse gotar e estar apaixonado.

    Lucas Guimarães 6 serie
    Abraço

    ResponderExcluir
  81. Meu caro colega Lucas, você disse em seu comentário que ninguém gosta de gente ignorante, chata e sem educação, mas aí eu te pergunto: será que são os defeitos ou as qualidades que nos fazem gostar de alguém? Você só gosta de pessoas que você conhece? Imagine a situação: eu tenho um animal e gosto dele e ele nunca disse que gosta de mim. O gostar tem ser realmente recíproco? (caso não saiba o que significa o termo, procure no nosso campo de pesquisa Google).
    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  82. Blog bombando..
    quem será que gerencia isso?
    hahahaha
    parabéns luciano!
    show de bola!

    abraço


    Andre.

    ResponderExcluir
  83. Bem eu acho que os defeitos e as qualidades que nos fazem gostard e alguem
    Lucas 6 serie
    e luciano olha nos comentarios do video por favor deixei um legal

    ResponderExcluir
  84. bem, eu discordo de uma parte do comentario do Lucas, "Ninguem gosta de gente chata,sem educaçao,ignorante e outros", pois n é só as qualidades de uma pessoa que nos fazem gostar dela, os defeitos tambem.
    yara oliveira 6ªserie

    ResponderExcluir
  85. Eu acho que o ato de gostar pode surgir da convivência, pois você tendo uma noção real do que a pessoa é fica mais fácil saber sobre nossas afinidades, diferenças. E gostar de um objeto pode ser uma forma de cominicar-se com algo que não pode "retribuir" a confiança. Vai de cada um gostar de algo ou alguém, pois cada pessoa tem um modo de mostrar afinidade ou não.

    Concordo com a Yara, pois, se formos perceber apenas as qualidades dos outros fica um pouco complicado conhecer realmente a pessoa, por isso é sempre necessário ver os defeitos e as qualidades, porque se acharmos uma forma de ajudar a pessoa melhorar...
    Tainá Alves, 8ª série, Meta.

    ResponderExcluir
  86. Também acho correto o que a yara diz sobre o comentário do Lucas, pois a gente tem que gostar não só das qualidades e sim dos defeitos..

    Matheus Lamarca , sexta série, Colégio META

    ResponderExcluir
  87. E acho que estava errado mias conserto agora
    "Nao sao so as qualidades mais tambem os defeitos que nos fazem gostar de alguem"
    ufis
    Lucas 6 serie

    ResponderExcluir
  88. Como a Nathalia disse,gostar é admirar algo pelo seu jeito, ter um determinado carinho,de acordo com oque isto representa em sua vida.

    Allan
    7º série
    Quem quiser ver meu vídeo entra ae:
    http://www.youtube.com/watch?v=zbhpXFFkIjw

    ResponderExcluir
  89. Para mim gostar de uma pessoa e necessario sentir algo por ela,voce tenque ter sentimentos .Esses sentimentos sao afetos e amor que voce sente por uma pessoa


    Rubia,5ªserie,META

    ResponderExcluir
  90. Professor pra min voce nao gosta de uma pessoa so por causa que ela é bunita(o) e tal é o que voce sente por aquele pessoa que faz voce gostar dela.Sao os defeitos e as qualidade que faz voce gostar dessa pessoa.

    Vitor Santiago,META
    6ªSérie

    ResponderExcluir
  91. eu acho que gostar e algo que e raro de acontecer hoje em dia tudo hoje jira em torno do dinheiro , gostar e diferente de amar porque e um sentimento verdadeiro e gostar pode variar tipo eu gosto de uma pessoa porque ela tem dinheiro e diferente de amar gostar e um sentimento que varia ,que muitas vezes não e verdadeiro pode hoje que o amor esta em extinção anderson-8-meta

    ResponderExcluir
  92. Eu sei quando eu gosto daquela pessoa pelo simples fato desta me fazer feliz,quando aquela pessoa me faz sentir bem,me ajuda e me compreende,quando eu admiro aquela pessoa,quando aquela me da carinho,me trata com compaixão enfim...
    Quando eu gosto de um objeto sei que este sentimento não é reciproco...
    Hoje em dia gostar não significa apenas amor mas também amizade...
    Gostar de alguém ou algo e muito comum hoje em dia , em todas as idades...

    Beijos e Queijos
    Brendha Sexta Serie META

    ResponderExcluir
  93. Eu sei que gosto de alguem quando eu sinto na pessoa afeto, carisma, compreensão.E como a maioria estar dizendo aí,a gente não gosta de uma pessoa só por causa que ela é bonita, mas também pelos seus defeitos, porque uma pessoa pode não ser bonita, mas tem um coração enorme e admira muito você.Agora gostar de um objeto é diferente, porque quando você gosta de um objeto,você não sente amor,carinho.Você gosta dele porque chamou sua atenção,achou super legal.E como nossa amiga Brendha falou, a gente não gosta de alguem só por amor, mas também por amizade, porque você tem que gostar da pessoa pra ser amiga dela. É isso...

    Beijos, Amanda 6a série. Meta

    ResponderExcluir
  94. Amanda,
    Podemos gostar também de alguma pessoa mesmo ela tendo qualidades ou não, defeitos ou não; podemos nem saber também porque gostamos dela...
    Obrigado,

    Fred_Meta_8ª

    ResponderExcluir
  95. 1 Gostar e quando uma coisa chama sua atenção assim a pessoa vai presta mais atenção naquele objeto ou esporte, pessoa e vai começar a pratica, ler e outras coisas. E vai querer pesquisar sobre ele saber para que serve, te ajuda em que.E a pessoa gosta aprendendo pois se a gente não sabe sobre aquela coisa como pode gosta dela.
    2 A diferença entre gosta de um objeto e gosta de uma pessoa e bem diferente.pois um objeto não tem sentimentos, não conversa com você, não reclama.Mais também tem seu lado bom pois você pode desabafa que ele não vai conta para ninguém como o diário você escreve o que esta sentindo desabafa e o ele não vai contar para ninguém.Quando uma pessoa se apega naquele objeto não quer soltar onde for leva ele e só larga dele quando sabe que pode estragado e você pode perde ele.
    Já uma pessoa você tem sentimentos por ela, você pode conversa com ela, que ela vai te escuta e te ajudar, e também pode trocar idéias bem legais.
    Os humanos têm seus defeitos, pois ninguém e perfeito.Sem amigos a vida e tão sem graça pois, com quem você compartilhara seus momentos de felicidades e tristezas? com quem você vai desabafar? pedir ajuda ? pedir um ombro amigo? Por isto não vivemos sem uma pessoa amigos, não sobrevivemos sem ninguém para focar ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  96. Bom,durante um acontecimento como o terrremoto do Chile as leis,as regras e as ordem parecen que nunca existiram,porque todos estam com fume,com sede e sem muradia,so oque eles queram sao suas familas,alimento,abrigo,agua e que todo isso nao tivesse acontecido.Quado a dor de perder pessoas queridas e de matar sua fume e sua sede,alguem que tem punso firme e que tenha muita paciencia vai comandar todo com ordem,e vai melhor e ajudar o pais a se trasformar no que era antes,todos fam ter alimeto,casa... e cadi algum tepinho ja vai estar tudo como era antes!!!
    Abraço:Bruna,6ª,Meta

    ResponderExcluir
  97. Comcordo com a Bruna da 6ª pois as pessoas querem mesmo sao as suas familias ,abrigo, comida... Mas nao acho que daqui a algum tempinho tudo isso passa nao , pois uma cidade foi destruida por um terremoto e para reconstruir tudo de novo levara tempo

    ResponderExcluir
  98. Eu descordo com o que o Lucas disse ,pois o sentimento gostar se forma com os defeitos e com as qualidades dessa pessoa. Você gosta da pessoa como ela é ,e nunca uma pessoa vai ter somente qualidades sempre existirá os defeitos, afinal nenhum ser humando é perfeito !
    É o conjunto todo da pessoa que faz você gostar dela !
    Thais 8 meta

    ResponderExcluir
  99. Olá Peossoal!!! Que legal o nosso blog! Já chegamos à marca de cem postagens em menos de 15 dias praticamente. Outra coisa que estou adorando ver é o nível do pessoal nas discussões. Alto nível! Muito bom!

    Parabéns a todos!

    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  100. Bom, para apimentar um pouco mais nossas discussões e aumentar ainda mais o nível de argumento nas nossas reflexões pergunto: Gostar é a mesma coisa que amar? Qual a diferença entre as duas caso exista? Por que pensa que são iguais ou diferentes?

    Estou ansioso para ver a respostas de vocês.

    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  101. Gostar e Amar são duas palavras muito expressivas...Pois quando a gente gosta de uma pessoa , é você admirar ela , respeitá-la , e principalmente , aceitar os defeitos e as qualidades dessa pessoa...Amar é quando você realmente sente que aquela é a pessoa certa para a sua vida , aquela que te ama ; mas as vezes , existem pessoas que você ama , mas elas não te amam e não te admiram...
    Pensamos que gostar é diferente de amar , e está certo , pois amar é mais forte e mais emocionante , gostar também é forte e emocionante , mas gostar pode se significar amar...A palavra gostar pode se expressar amizade,carinho,afeto pela pessoa...E amar é diferente , pois amar é quando você sente que está amando a pessoa...

    Matheus Lamarca , sexta série , Colégio META

    ResponderExcluir
  102. Gostar e Amar sao duas palavaras muitos expressivas como o matheus falo porque gostar de uma pessoa é ter por ela amizade , carinho e afeição grande com essa pessoa.Simplificando voce pode gostar de uma pessoa mais naum como quere viver junto com a pessoas e tal e sim com uma amizade.Amar ja é difenrente... é como voce e a pessoa se enteden-se em tudo voce senti-se algo diferente na quele pessoa.Simplificando voce sente que esta amano essa pessoa.
    ´´O amor nasce da alma``
    Vitor Santigo 6ªSérie, META

    ResponderExcluir
  103. Eu sei que gosto de alguém quando eu sinto necessidade de estar perto dessa pessoa e dividir com ela coisas da minha vida.
    Gostar é sentir algo de bom em relação a uma pessoa ou uma coisa.
    A diferença é que a pessoa você tem que alimentar uma relação porque é uma troca.Já o objeto,simplesmente,tenho uma afeição,uma estima por ele e pronto.
    Amar não é igual a gostar,pois amar é um sentimento muito mais intenso do que gostar.
    Marcella,sexta série,Meta

    ResponderExcluir
  104. Pra mim, gostar não é amar. Você pode gostar de algo, mas não o amar.
    No meu ponto de vista amar seria tudo aquilo que consideramos muito, e não qualquer coisinha que gostamos ou achamos que é legal .

    Pedro Santos - 7ª Série | Meta

    ResponderExcluir
  105. Pra mim,gostar não é amar.Pois amar é um sentimento muito intenso,forte e gostar é quando você se apega a uma coisa ou alguém.
    Ex:Quando você assume um relacionamento antes de você amar essa pessoa,você começa a gostar a sentir algo mais intenso,forte no caso o amor

    Luana Santos - 7ªsérie | Meta

    ResponderExcluir
  106. eu sei quando gosto de uma pessoa quando sinto algo por ela que nunca havia sentido por outra pessoa antes,é um sentimento único que você só sente por aquela pessoa quando está com ela,e eu acho que gostar é bem diferente de amar, pois amor é um sentimento tão forte que você não consegue parar de pensar na pessoa amada,e gostar é um sentimento bom mais nao tão forte quanto amar uma pessoa pois o amor vem do gostar.

    ResponderExcluir
  107. gostar e bem diferente de amar.
    Quando voce gosta de alguem, como um amigo voce tem um sentimento bom, mais quando voce gosta de alguem voce trata esta pessoa melhor e o sentimento que voce tem sobre esta pessoa e bem maior
    gabriely 6ªserie

    ResponderExcluir
  108. Gostar e Amar são palavras difíceis de se definir,gostar e amar são praticamente que sinônimos,quando vc ama,vc gosta,admira,e expressa atos de carinho,simpatia,generosidade,
    respeito entre outros atos que fazem a pessoa melhor.Amor é um sentimento meio que inexplicável,nasce do coração,lá de dentro,é verdadeiro.Bom apesar de serem palavras muito expressivas e confusas essa é a minha opnião

    Gustavo Lanna 6º,Meta

    ResponderExcluir
  109. Você sente uma atração grande pela pessoa, não para de pensar nela, quer ficar só com ela e quer ter toda hora ela por perto mesmo que não seja possível!Isso pra mim é gostar.
    Amar é se sentir embaralhado com as situações, perto dela/dele você não fala coisa com coisa e amar te da prazer (até mesmo compreensão de tudo em volta) e principalmente uma sensação de felicidade,paz e você quer sempre viver pra ta perto dela.
    Evelyn 6ª serie

    ResponderExcluir
  110. Gostar de alguém é demonstrar afinidade, afeição e carinho. Já amar alguém é um sentimento mais profundo e intenso. Quando você ama, você se doa ao coração da pessoa amada. Quando você gosta, você tem uma relação menos próxima do que amar, pois amar é um sentimento gratificante e maravilhoso. Abraços Luciano
    Bruno Lanna - 6 serie Meta

    ResponderExcluir
  111. Professor achei isso e quero mandar!
    Espero que goste!
    Quem ama se dá ao outro sem nada esperar em troca. O amor não é posse: é doação. Dedicar todo o tempo que temos para fazer alguém feliz. Aquele que só enxerga no outro um meio de satisfazer seus desejos, mostra que não ama. Se o amor é doação ele só consegue sobreviver quando no relacionamento existe partilha deste sentimento. Devo me amar, mas amar de verdade também o outro.
    Evelyn 6ªserie

    ResponderExcluir
  112. Gostar de uma pessoa é quando você dar carinho para ela, quando você comete atos de coragem e defesa por ela e quando você sente que essa é a pessoa certa pra você , não só pela relação de namoro , mas sim pela relação de amizade , de amor
    Juliana-6ª serie Meta

    ResponderExcluir
  113. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  114. Eu sei que eu gosto de alguem quando eu tenho um sentimento diferente por aquela pessoa.Diferente do que eu sinto pelos meus amigos.Gostar de um objeto pode ser por uns momentos,mas gostar de uma pessoa pode ser pra sempre.Amar é um sentimento mais profundo do que o de gostar,quando amamos sentimos vontade de estar com a pessoa amada todo tempo.

    Eliza ,6ª Série,Meta

    ResponderExcluir
  115. Bem gostar e amar são sentimentos profundos.Quando voce gosta de alguem voce deve respeita-la,aceitar essa pessoa com qualidades e defeitos.Mas amar e mais forte do que gostar.Amar e bem profundo.Muitas vezes voce esta apaixonado quando voce ama uma pessoa ou as vezes nao.Gostar muitas vezes e considerado como amar.
    Lucas 6 serie

    ResponderExcluir
  116. Gostar é momentaneo uma coisa passageira e amar é duradouro mas as vezes esse "amar" pod "acabar".

    ResponderExcluir
  117. Concordo com o Lucas?:"gostar e amar são sentimentos profundos",se vocÊ gosta de uma pessoa voce vai respeita-la,voce sabe que ela tem muitos defeitos mas tambem tem qualidades muito maiores que derepente voce esquece os erros.Se voce ama uma pessoa voce vai gostar dela de um cheito muito diferente,por ex.:voce vai ficar mais feliz quando ela estiver por perto,voce vai olhar ela com ortros olhos,nao como voce olha para um amigo.Voce vai passar a aceitar os defeitos dela e nao so as qualidades,voce vai aceitar ela como ela é,e nao vai comparar com outras pessoas.
    Beijos e Queijos,Bruna 6ªserie,Meta
    OBS.:fessor o blog ta muito,muito bom.Muitos parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  118. Gostar é tudo aquilo que te dá prazer de fazer.
    Gosto é todo o conjunto de coisas que te causam prazer e desprazer.
    meta-7ª série -Anna karoline

    ResponderExcluir
  119. 1-Sei que gosto de alguêm quando vejo essa pessoa e sinto felicidade ao vê-la,alegria,emoção e vários sentimentos bons.
    2-Gostar é sentir algo especial por alguêm,é sentir um "calorzinho" ao ver essa pessoa.
    3-A diferença de gostar de uma pessoa e gostar de um objeto é que o "gostar" é diferente.Em relação a um objeto você diz:aah eu gosto de vídeo-game e em relação a uma pessoa você diz:aah eu gosto do/a fulano/a
    do objeto você gosta por ser bonito,interessante e legal.E de uma pessoa você gosta por ela te fazer feliz,conversar com você,te compreender e te ajudar sempre que voce precisar.
    4-É um sentimento bom,tanto como gostar na amizade como gostar no amor.Gostar na amizade é sempre bom e gostar no amor também.
    5-Gostar não é o mesmo que amar.
    6-A diferença é que gostar é menos itenso,menos emocionante,e amar é um gostar mais aprofundado,mais intenso e emocionante.O gostar muitas vezes dura pouco e o amar sempre dura mais.
    7-Eu penso que são diferentes pois se fossem iguais não teria porque usar um dos dois termos para certas coisas.Se fossem iguais as pessoas sempre falariam que gostam de uma tal pessoa ou sempre falariam quem amam uma tal pessoa,mais não é assim.As pessoas dizem que amam algumas pessoas e dizem que gostam de outras.Amar é uma palavra muito forte para ser comparada com gostar..! :D

    Jamille 7ªsérie/Meta

    ResponderExcluir
  120. Acho que amor é algo muito mais forte do que o gostar, pois o gostar pode ser momentaneo e/ou intenso, e amar vem a ser alguma coisa mais séria, porque gostar de alguém sempre gostamos,por sentirmos afinidade, companherismo.
    Geralmente o amor, é obtido com a convivência, percebendo defeitos, qualidades, dificuldades...
    Mas gostar e amar tem pontos em comum,como querer bem, ter carinho etc.
    Amor, é para a vida toda, gostar, pode ser passageiro.
    Tainá Alves, 8ª série, Meta.

    ResponderExcluir
  121. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  122. Concordo com a Tainá!
    Gostar não é a mesma coisa que amar , pois amar é deixar de fazer sentido o pensamento “o que é que a outra pessoa pode fazer para me ajudar a ser feliz” para pensarmos “o que é que eu posso fazer para ajudar a outra pessoa a ser feliz”.
    Quando amamos não existe o egoísmo,pois quando o amor é verdaderio ,as vontades, sonhos e desejos são os mesmos, compartilhados e buscados com a soma das forças de dois seres que se fundiram em um só.

    Gostar de alguém assim como de qualquer outra coisa é RECONHECER A IMPORTÂNCIA do outro.

    Todas as pessoas são importantes mas óbviamente, existem aquelas que nos identificamos por suas habilidades e proximidades de nós.
    A partir do momento em que alguem passa a fazer parte de nossa vida, conversando, brincando etc... tem-se um certo apêgo que nos une e nos faz acreditar que a ausência daquela pessoa nos fará muita falta.

    Thais 8 Meta

    ResponderExcluir
  123. No meu ponto de vista ,gostar é uma coisa mais comum em que nós gostamos de algo,como um objeto,animal,etc.Já amar é diferente,quando nós amamos alguém,sentimos algo muito mais profundo,mais forte do que o gostar,e é nesse ´amar´ é que ta o verdadeiro amor,aquele que vem e fica,ja no gostar é que está a ´paixao´que é passageira.
    Nathália Mendes 8 meta

    ResponderExcluir
  124. Gostei muito do comentário da Evelyn, e concordo com ela: "O amor não é posse, é doação".
    Amar alguém vai muito além de gostar de alguém. É muito mas profundo.
    São palavras semelhantes, que levam ao mesmo caminho... Cuidar, proteger, satisfazer, tornar-se feliz etc.
    Também concordo com a Tainá : " Amor, é para a vida toda, gostar, pode ser passageiro."

    Ana Carolina - 8ª - Meta

    ResponderExcluir
  125. Gostar e amar são palavras muito relativas, pois às vezes e dificil diferenciar, por isso antes de diferenciar essas dois sentimentos, acho importante conviver, e depois sim tirar conclusões ;)
    Saulo Moreira 8/meta

    ResponderExcluir
  126. Amar e gostar são coisas diferentes.
    Amar é conseguir mudar e aprender a entender o jeito do outro, com suas qualidades e defeitos.
    Gostar é ter uma admiração por uma pessoa.
    Natalia Menezes 8ª/ Meta

    ResponderExcluir
  127. Entre gostar, amar e amar existe uma grande diferença. Primeiro, existe aquele amor natural, que é o que sentimos pelos nossos pais, irmãos, parentes e amigos queridos. Isso é amor, sem dúvida. Gostamos de muitas coisas: de praia, de sol, de sorvete. E gostamos também de certas pessoas sem que isso vá mais além.Muitas vezes preferimos dizer que gostamos de alguém, mesmo quando o sentimento é muito mais forte, vai muito além disso. Talvez seja pela dificuldade em assumir esse amor. Dizer "eu gosto de você" compromete muito menos que "eu te amo". Nesse caso o gostar é até amar, mas é necessário que o outro entenda isso... o que nem sempre acontece.

    Yuri-8ª-Meta

    ResponderExcluir
  128. Imagine você em um barco com a pessoa que você mais gosta.Está uma linda noite.Depois de aproveitar bastante tudo o que há no barco,piscina,sauna,o restaurante e tudo mais,vocês vão dormir.Quando acordam percebem que a água está batendo em suas orelhas.Vocês entram em desespero e começam a se desfazer de tudo o que há no barco.Neste barco há um local onde apenas uma pessoa consegue sobreviver e a outra teria que pular no mar, e provavelmente morreria. E aí...o que você faz? O que seria ético? Você pular e salvar a pessoa que você tanto gosta ou se salvar??

    Isabella_Meta 8ª

    ResponderExcluir
  129. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  130. Eu pularia para salvar a pessoa , mas dependendo de quem fosse a pessoa ; por exemplo , se fosse minha mulher,minha mãe,minha irmã,uma grande amiga ,eu pularia ; mas eu pergunto , será que essa pessoa pularia para me salvar também ?
    Se a pessoa pularia ou não , isso não importa , o que importa é que se você ama ou gosta como haviamos visto no debate anterior , você tem que ter um caráter e um pouco de compaixão pela pessoa...Porque é claro que a pessoa ia ficar muito triste em ver você se matando para salvar a vida dela , mas ela ia ficar feliz depois de um tempo pensando que foi uma prova de amor ,de que você realmente ama aquela pessoa e que daria a sua vida por ela.

    Matheus Lamarca , sexta série , Colégio META

    ResponderExcluir
  131. gostar e o que voce sante por um amigo por exemplo,ja amar e diferente e um sentimento forte que a pessoa sente pela outra.

    leticia 7 serie meta

    ResponderExcluir
  132. É dificil dizer o que faria sem estar na situação exatamente, porque as emoçoes são outras, você se encontra no seu estado limete : Ou voce vive, ou morre !
    Será que a pessoa que esta no barco com você, pensa em pular para te salvar, ou pensa em te jogar no mar, para se proprio salvar ??!
    Se eu me jogar, posso fazer a outra pessoa sofrer, mas se eu dexar a outra pessoa pular, depois sofro por ter "matado" alguém.
    É complicado responder sem esta vivendo a situação, pois o que pode passar na cabeça da gente pode ser diferente vivendo e não vivendo a situação.

    Ana Carolina- 8- Meta

    ResponderExcluir
  133. Esse assunto realmente é muito complicado definir a nossa futura ação, pois no momento nós estaríamos com a adrenalina no topo do topoe poderíamos agir por impulso. Como a Carol disse no início de seu comentário.
    Mas eu, estando com o amor da minha vida, eu pularia... eu pularia. Eu sinto que eu faria isso.
    Bom... é isso.
    Obrigado,

    Fred_Meta 8ª

    ResponderExcluir
  134. Realmente quando se trata de duas coisas valiosas temos que pensar muito .Mais naquela hora as pessoas não iam pensar muito , para agir .
    Na minha opiniao morreriam os dois , pois se a pessoa jogasse a outra a culpa depois de ter matado aquela pessoa seria enorme e se a pessoa se jogasse por amor seria uma dor muito forte a pessoa que sobrevevira não ter a pessoa amada do seu lado e saber que morreu porque amava e você não fez o mesmo para provar o seu amor por ela .
    Por isso acho que deveria morrer os dois mais nem sempre agimos com a razão .

    Paloma Barcaro - Meta - nono ano

    ResponderExcluir
  135. falou tudo /\
    Tambem acho que tudo e decidido no momento, mas por outro lado a consiência infuencia bastante na sua decisão porque mesmo em um momento como esse e um pouco dificil simplesmente jogar uma pessoa que voçê ama na agua para se salvar , e tambem e dificil pular, mas entre essas opçoes seria viável a morte das duas pessoas pelo fato da coragem de tomar uma decisão como essa =0

    ResponderExcluir
  136. A paloma da 8 série disse no final do seu comentário :
    "Por isso acho que deveria morrer os dois mais nem sempre agimos com a razão."
    Eu acho que nem sempre a gente age com a razão e sim pela emoção , pois na hora , fica tudo diferente....

    Matheus Lamarca , sexta série, Colégio META

    ResponderExcluir
  137. apesar de ser a pessoa que eu mais gosto eu nao pularia,pois é minha vida que esta em jogo,e acima de tudo e de todos eu tenho que pensar em mim,porque se eu nao pensar em mim quem vai pensar?.Acho que o mais importante na vida é voce vive-la,e com a vida nao se brica ainda mais com a sua vida,e em uma situação como essa acho que o certo a fazer seria permanecer no barco e se salvar.

    ResponderExcluir
  138. Eu acho assim qu nao vai adiantar nada uma pessoa pular;pois mesmo se uma pessoa pular a agua vai continuar entrando no barco.Mas como o professor falou na sala de aula que era uma questao de sobrevivencia e se um pulasse a agua pararia de encher eu acho o seguinte: "Se eu tivesse um namorado machista igual o Aderson, que disse que para 1 homem existem 10 mulheres, eu jogaria ele sem receio algum (BRINCADEIRINHA)!! Eu acho que os dois deviam morre pois como eles se amam de verdade acho que pesaria na conciencia depois a morte do outro.POR EXEMPLO:se meu namorado pulase por mim eu ia fica lembrando disso pelo resto da minha vida; enta preferiria morer junto com ele"

    CLARA META 8ª

    ResponderExcluir
  139. Todo mundo diz que iria pular porque depois se deixassem a outra pessoa pular iam se sentir culpados...mais eu acho que se fosse na hora mesmo,que vs estivesse vivendo aquilo eu acho que ninguem teria coragem de pular para salvar o outro..
    Axo que pular por um amigo/a o por um namorado/a não valeria apena,msm você gostando muito dele/a...
    porque amigo/a e namorado/a a gente sempre arruma outros...
    eu só pularia se fosse pela minha mãe,pelo meu pai ou pelos meus irmãos,pq esses sim eu não arrumaria de novo...
    pq de qualquer jeito todo mundo tem mais de um namorado/a e amigo/a na vida,entao é mais facil.Agora mae,pai a gente só tem um..!
    aah não da pra falar assim,no caso a gente teria que estar vivendo a cena e realmente ter que fazer essa escolha..!

    Jamille 7ªsérie/Meta

    ResponderExcluir
  140. Se fosse possível eu não pularia e ficaria com a pessoa que gosto,mesmo que a gente morresse juntas no barco.
    Agora,se tivesse que decidir eu não pularia,pois a gente tem que se amar acima de tudo e lutar pela nossa vida.
    Tudo isso é muito relativo,pois depende das pessoas envolvidas e do momento vivido.

    ResponderExcluir
  141. Eu concordo com o matheus,depende da pessoa pois se fosse minha mae ,irma,algum amigo(a) filho(a)eu iria pular.Mas ate depende da idade da pessoa pois imagina um garoto de 2 anos,ele morreria de todp geito sozinho.Não saberia se a pessoa iria pular por mim mais...Bem se morrese saberia que teria feito o certoe isso para mim e tambem uma prova de amor a pessoa iria ver que a pessoa iria ate morrer por ela e ficaria muito feliz por isso mais triste pela sua morte.
    Lucas 6 serie
    Abraço

    ResponderExcluir
  142. Bom, como eu disse na aula, eu acho que o melhor seria os dois morrerem juntos. Apesar de não saber se a pessoa pulari por mim ou não, ou se ela sentiria tanto a mina falta se eu pulasse como eu sentiria a dela, eu acho que seria o mais justo. Porque assim nenhum dos dois se culparia pela morte do outro.

    Thamires 8ª Meta

    ResponderExcluir
  143. Essa questão é muito dificil,mas na minha opnião se fosse um parente meu eu iria pular pois mesmo eles gosntando imensamente de mim eu iria pular. Mas se fosse outra pessoa(namorado/namorada)eu nao pularia.
    Evelyn 6ª serie

    ResponderExcluir
  144. É dificil saber,mais eu acho que a minha vida é mais importante do que as das outras pessoas, porque antes de amar outras pessoas eu me amo,entao eu jogaria a outra pessoa.

    Gabriely 6ªserie

    ResponderExcluir
  145. Eu concordo com a Evelyn,é uma questão muito difícil,mas se eu estivesse com uma pessoa que eu gosto muito eu pularia,mesmo sabendo que talvez essa pessoa não pulasse para me salvar.
    Eliza,6ª série,Meta

    ResponderExcluir
  146. É sim muito complicada essa situação, porque nós não sabemos o que está passando na cabeça do outro no momento de desespero, porque quando estamos em perigo, não refletimos sobre a postura a ser tomada. Mas já que ainda não vivenciamos essa situação (acho que ninguém iria desejar isso! rs),é mais complicado tomar uma decisão definitiva a esse ponto. Será que seria melhor salvar a nossa vida ou a vida do outro??? Por exemplo, se fosse algum familiar, será que ele se mataria por nós? Será que se nós pulássemos a outra pessoa não ficaria muito triste? Ou seria melhor nós nos arriscarmos para salvar alguém que tem muito mais experiência do que nós, ou que poderia gerar outra criança para suprir um pouco a nossa falta? É uma questão a ser muito bem pensada...

    Tainá Alves, 8ª série- Meta

    ResponderExcluir
  147. liberdade é escolha,mas tem seu certo limite!!!

    ResponderExcluir
  148. Se eu estivesse em um barco com uma pessoa que não fosse da minha família, por exemplo, um namorado, eu não me jogaria, mas se fosse uma pessoa da minha família, por exemplo, se fosse a minha irmã, eu me jogaria, pois ela é muito pequena é ainda nem começou a vida dela e eu pelo menos ja tive 12 anos de vida e ela apenas 2 anos de vida. Ela é a paixão da minha vida, emfim eu trocaria a minha vida pela a dela.
    Para mim o certo é isso, mas para outros não é.

    Vithória- 6 série

    ResponderExcluir
  149. Gostar e amar não são a mesma coisa. Gostar é admirar, respeitar ter carinho por uma pessoa, já amar é um sentimento mais forte e intenso, no qual você faz de tudo por essa pessoa e percebe que esse alguém e a pessoa certa para sua vida . Eu penso que amar é diferente de gostar, pois como já disse, amar é um sentimento mais intenso e forte.

    Karen Brugiolo 6ª série

    ResponderExcluir
  150. Olá meus caros Blogueiros! Tudo bem com vocês?
    Hoje a pergunta é sobre o que é liberdade. O que é liberdade? Como sei que sou livre? Sou realmente livre para fazer o que quero? Liberdade tem limite? Qual o limite da liberdade?

    Abrçaos, Luciano.

    ResponderExcluir
  151. Ah, eu acho que ser livre é poder tomar as suas próprias decisões, fazer suas próprias escolhas.Eu sei que sou livre, a partir do momento em que eu tenho o direito de escolher aquilo o que vou fazer.Somos livres sim para fazer o que queremos, mais é importante saber que tudo tem um consequência. A liberdade tem limite sim. O limite da liberdade é ser impedido de realizar a sua vontade.
    Isabella_meta 8ª

    ResponderExcluir
  152. Minha amiga Isabella diz que " A liberdade tem limite " Se ela tem limite realmente é liberdade ? Até onde eu 'acho' que sou livre ?
    Em minha opinião liberdade é ser livre, no sentido real da palavra, é poder fazer tudo aquilo que "me der na telha ". Ex: Vou viajar hoje... Se tenho liberdade não tenho que pedir a ninguém, nem dar satisfação a ninguém.
    É poder fazer escolhas de acordo com minha própria vontade.
    Com a minha liberdade, com minhas escolhas vem as consequências delas.
    O ser humano consegue ter liberdade totalmente ?

    Ana Carolina -Meta 8ª

    ResponderExcluir
  153. Concordo com a Carol,
    Liberdade, é poder fazer oque quizer.
    Só que tudo oque fazemos tem uma consequencia, seja ela boa ou ruim.
    podemos fazer muitas coisas, mas nem tudo oque podemos, devemos fazer.
    Natalia Menezes 8ª/ Meta

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. Na minha opinião ter liberdade, é poder fazer minha próprias escolhas de acordo com a vontade que tenho. Sei que sou livre desde que tenho o direito de fazer o que quero sem ter que pedir a permissão de alguém . Sim, sou livre para fazer o que quero mas sempre devo pensar nas consequências dos meu atos . A liberdade não tem limites, pois desde o momento que tenho limites, não tenho minha liberdade.

    Karen Brugiolo 6ª série Meta

    ResponderExcluir
  156. Na minha opinião ter librdade é você poder agir livremente mas conhecer seus limites.Sou livre para viver dentro dos limites possíveis com a minha idade.Sim a liberdade tem limites,podemos ser livres desde que não ultrapassemos o limite do respeito,do preconceito,da desigualdade,etc.

    Leticia Assis 6ª série Meta

    ResponderExcluir
  157. Liberdade é vc ser livre,mas para ser livre tem que ter a sua própria escolha,com responsabilidade,a consequência depois disso pode ser BOA ou RUIM.
    A liberdade tem sua autoridade,e seus direitos tbm!
    Mas tudo isso tem seu certo limite!!!

    beatriz meta quinta série

    ResponderExcluir
  158. Bem,liberdade é você poder fazer suas escolhas,fazer as coisas do seu geito mas tem suas concequencias...tudo que nós fazemos tem consequencia'Se eu matar alguem ou fazer algo assim no final das contas não vou me dar bem'...mais isso tudo depende do bom senso né, porque todos nós sabemos oque devemos fazer e oque não devemos fazer.Temos que pensar em nossos atos, e não pensar que so pela pessoa ter liberdade ela pode fazer tudo,bem poder ela pode mais no final... Deevemos usa-la moderadamente e pensar nos nossos atos cometidos.Bem devemos saber usar nossa liberdade.

    ResponderExcluir
  159. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  160. Pra mim liberdade é você fazer suas escolhas mais com responsabilidade porque depois sempre há uma consequencia.
    pra mim é isso!!

    Rafaela
    5 série

    ResponderExcluir
  161. Liberdade pode ser considerada a oportinidade de agir de acordo com seus propósitos, concordando com o que você acha que é certo. Eu acho que sei quando sou livre a partir do momento que não estou invadindo o espaço do outro, mas respeitando a minha vontade. Concordo com a Salete, por que tudo pode ser possível dentro do que é respeitado. Dizem até que "quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião" ...

    Tainá Alves, 8ª série, Meta.

    ResponderExcluir
  162. Liberdade é é aquilo que vai além da capacidade , porque você tendo liberdade você tem a possibilidade de optar à fazer uma coisa que seus pais não deixam e que não está na regra , e sabendo das suas consequencias que você terá , sendo boas se você cometer atos bons e sendo ruins se você cometer atos ruins.
    Eu sei que sou livre quando eu tenho tolerância , respeito ter consciência do que pensamos e fazemos .
    Você é sim livre para fazer o que quer , mais você tem que saber que se você fizer uma coisa ruim , maldosa ou desrespeitosa , você terá consequências do que fez .
    Liberdade tem limite sim , desde que você não sofra com esse limite , pois você pode ficar com a consiência pesada do que você ultrapassou dentro da sua liberdade .
    O limite da liberdade é quando você acaba de cometer todos os atos que você cometeu , sendo bons ou ruins , isso pode ser bom pra pessoa ou sendo muito ruim pra mesma .

    Matheus Lamarca , sexta série , Colégio META

    ResponderExcluir
  163. Liberdade são formas que eu tenho de me expressar do jeito que eu achar melhor. Expressar meus sentimentos,ideais e conceitos.
    Liberdade é o direito de ir e vir. Pórem, independente dos meus atos, terá consequências, que podem ser positivas ou negativas. Por exemplo: Se eu maltrato uma pessoa, um dia poderei ser maltratada. E por outro lado, se eu ajudar uma pessoa, poderei receber algo de bom.
    Também está relacionado com possibilidade.
    O limite da liberdade é até o ponto que eu não me atrapalhe e nem atrapalhe ninguém.
    Isadora Coelho-7ºano-Meta

    ResponderExcluir
  164. Concordo com a Dodó e eu também acho que pra ter liberdade precisa ter responsabilidade.Pois se você não tiver responsabilidade nem sempre as coisas vão sair do geito que você quer.


    Luiza Côrtes

    6º serie Colégio-META

    ResponderExcluir
  165. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  166. Bom, acho que o que fecha em tudo em que todos falaram é: Você é livre de se expressar, mas nao, talvez, de agir conforme você pensou. Minha forma simples desse assunto de Liberdade.

    Fred_Meta 8ª

    ResponderExcluir
  167. Eu acho que os candidatos precisam ter sabedoria e capacidade de liderança. Liderança para saber como dirigir o país e sabedoria para melhorar a qualidade de vida da população. A propaganda influencia muito, porque nela que os candidatos irão propor suas ideias.

    Tayla 6ª Série Meta

    ResponderExcluir
  168. Bom, voce tem toda a liberdade de fazer o que quiser, como quiser, onde quiser e quando quiser.
    Quando alguem pergunta: o que é liberdade?", sempre respondemos: "a liberdade é poder fazer o quisermos, mas sabendo que tudo tem sua consequencia". Quer dizer entao que se temos uma consequencia, temos um limite, se temos um limite não somos livres.
    Afinal aho que liberdade é uma 'coisa' que cada um tem sua propria definição.

    Thamires Pecis 8ª-Meta

    ResponderExcluir
  169. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  170. discordo com a Isabela, porque se a liberdade tem limites, como sei q sou realmente livre?? minha opnião sobre liberdade é : se voce é livre, voce pode fazer o que bem entender sem limites, mas tudo tem suas consequencias, ruins ou boas.

    yara 6ª serie

    ResponderExcluir
  171. voutou fessorrrrrrrrrrrrrrrrrr
    voutouuuuuuuuuuuuuuuuu hoje é sabado,dia 10 do 3 do 10

    ResponderExcluir
  172. A culpa foi da prefeitura,porque se eles tivessem avisado ao pessoal nada disso teria acontecido!
    Rafaela Moreira 5 série

    ResponderExcluir
  173. A culpa foi da prefeitura,porque se ela tivese tirado as pessoas do morro e desse novas casas as passoas iriam sair sabendo que iriam ganhar novas casas nao iria acontecer esse caus que aconteseu
    gabriely 6ªserie

    ResponderExcluir
  174. Professor,a prefeitura deveria ter avisado mais ou então ter entrado com um pedido de despejo pois eles sabiam o risco que aquelas pessoas estariam correndo,sei que e dificil despeijar tnatas pessoas mais acho que a prfeiteura de veriam ter ajudado com alguma verba com que as pessoas podia ter contruido suas casas em outros locais e naum em cima de um "lixão"e acho tbm que a prefeitura errou em ter escondido o lixo e ter feito plantações etc,pois assim causou mais "vista" e como não tinha nunhum propretário eles iriam se abrigar ali mesmo por ser uma populaçao pobre...enfim acho que é isso.
    beijoos e qeijoos Brendha sexta serie Meta

    ResponderExcluir
  175. Beem,eu acho que a culpa foi da prefeitura,como a Brendha disse a prefeitura errou de ter botado um lixão de baixo da terra....
    e a população nao sabia disso e se tivessem sido avisados nada disso teria acontecido...
    pra mim é isso
    Rafaela Pecci 5 serie

    ResponderExcluir
  176. Eu acho que a prefeitura deveria ter feito um pedido de despejo porque eles sabiam que ali naquele local tinha lixo e aquelas pessoas estariam correndo risco de vida.Eu sei que é muito dificil as pessoas serem despejadas mas é mais triste ainda ver um monte de pessoas mortas.Tambem acho que eles erraram em plantar em cima dos lixos pois isso representou as pessoas mais pobres que aquele local estava vazio e que nao tinha nenhum dono.
    beijos,Leticia 6ªserie

    ResponderExcluir
  177. Bom professor , hoje na aula todos disseram que eu estava errado em concordar que a maior parte da culpa desse fato era da população . Mas mudei um pouco minha opinião . Eu acho que o governo , a prefeitura , tiveram culpa também de não ter avisado a população do morro do bumba , mais também , a população do mesmo , já sabe que em morro , não é lugar de construir casas ,até porque , ultimamente , a natureza tem revoltado contra nós , e isso , cada um tem consciência de que as chuvas penetram no solo , e causa essa tragédia , mas o erro do governo e da prefeitura , foi de não ter avisado , que a população estava construindo casas , em cima de um lixão , que antigamente , o lixo de Niterói era jogado todo lá ; mais e a população tem uma culpa também de construir suas casas em morros , que tem risco de desabamento , e pela construção de casas em local desapropiado ; e o governo só errou na relação de não ter avisado a população que ali era um lixão . E hoje , podemos ver a tragédia que causou no morro do bumba ,e isso também serviu como uma lição para o governo e para a população; pois devemos cuidar melhor da natureza , pois ela está se revoltando contra nós !

    Matheus Lamarca , Sexta série , Colégio META !

    ResponderExcluir
  178. Para mim,o motivo pelo qual aspessoas terem construindo suas casa em cima deum lixao foi de total responsabilidade dos governates,prefeito que permitiram e apoiaram a construçao de casas em um local inadequado.

    Laura,quinta série,meta

    ResponderExcluir
  179. foi o governo que nao teve responsabilidade de avisar o pessoal do morro que tinha um lixao em baixo do morro e retira-los da quela area de riso.
    E deu no que deu

    ResponderExcluir
  180. Salve!!!

    Estou muito feliz do blog ter voltado à ativa e por vontade de vocês... Valeu galera!!!

    ResponderExcluir
  181. Bom, apesar de ter gente respondendo as perguntas que fiz em sala eu vou retomar a discussão aqui com outras perguntas. Pessoal, porque vocês acham que os ppolíticos não fizeram nada em relação as pessoas que moravam naquele local que todos já sabiam que era perigoso. Você acredita que existam pessoas sérias que trabalham com a política no Brasil?

    Abraços, Luciano

    ResponderExcluir
  182. Olha eu acho que a culpa foi do governo porque eles tinham que ter avisado a população que eles estavam morando em cima de um lixão e além disso era obrigação também eles levarem os moradores do morro do bumba para uma área segura e construirem uma casa pra eles lá mesmo que seja simples. Se isso tivesse acontecido á tragedia ia ser bem menor.

    Luiza Côrtes 6º serie META

    ResponderExcluir
  183. Eu acho que a culpa foi da prefeitura,por que eles colocaram o lixo lá e eles deviam ter tirado todas as pessoas daquele local e coloca-las em um lugar melhor.Eles sabiam que isso ia acontecer um dia.Eu acho que mesmo se eles tivessem ido ou não lá eles deviam ter avisado mais as pessoas e oferecer um lugar melhor para elas viverem.
    Eliza,6ª série

    ResponderExcluir
  184. eu acho que a culpa foi do governo porque ele tinha que ter tirado os moradores de la para nao ocorer uma catastrofe igual aconteseu e dar novas casas em um lugar seguro para eles nao voltarem a fazer casas em barancos
    Gabriely 6ªsrie

    ResponderExcluir
  185. Bom, eu acredito na culpa do governo como disse a Gabriely da 6ª série.
    Para mim, as pessoas que vão morar em lugares como esses, são "obrigadas" por falta de oportunidades.
    Para que o governo possa tomar uma decisão de retirar pessoas de suas moradias, ele tem que ter um projeto eficiente de casas sociais, para abrigar essas pessoas.
    Na minha opinião não existem políticos descentes no Brasil, alguns que quando crianças erram pobres, hoje são incapazes de olhar a situação do nosso país.
    Natalia Menezes 8ªsérie

    ResponderExcluir
  186. A culpa foi da prefeitura de n ter avisado para a população a respeito do lixão,mas os moradores também podiam ter pedido a lisença para a prefeitura,perguntado se ali era permitido contruçães.
    Foi desapropriado o lixão no local,e n pode ir contruindo as casas sem apropriamento adequado,em um morro e q em qualquer hora podia acontecer um delisamento durante uma chuva.
    Podia sim ter evitado a tragédia,mas o q n aconteceu!

    beatriz,5° série

    ResponderExcluir
  187. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  188. Concordo com a bia,pois o dever da prefeitura(um deles) é proteger e ajudar a populaçao,mas infelizmente isso naum foi feito...

    Andrezza,5ªSérie...META

    ResponderExcluir
  189. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  190. Não podemos nunca confiar nesses politicos, nenhum faz nada de bom para as pessoas de classe baixa!
    A culpa foi da prefeitura e não vou mudar minha opniao e à defenderei ate o final.
    A prefeitura nunca poderia ter deixado um lixo crescer tanto em um so lugar.Não poderia ter deixado construirem nem a primeira casa naquele morro de lixo, e ao ver a primeira casa ja devia ter avisao q não era seguro aquele lugar.E ao crescer muitsas casas ai sim eles forão avisar, mais avisar não adiantava nada, pois quem iria sair de la sabendo q não tinha condiçoes de morar em outro lugar? A prefeitura devia ter constriudo nem que fosse pequenas casas, mais algumas moradias para essas pessoas.
    VIDAs ESTAVAM EM JOGO
    Por uma irrsponsabilidade da prefeitura muitas pessoas boas, que não tinham culpa de nada morreram.
    Quando se falava de Niteroi as pessoas pensavam em uma cidade maravilhosa.Agora pensam em uma tragedia que ficara marcada na mente de todos!

    Camila Cavanellas 6serie

    ResponderExcluir
  191. Eu acho que a culpa foi do governo e das pessoas.
    Bom, as primeiras pessoas que chegaram la viram que era um lixão. Mas depois as outras que foam chegando não viram entao o governo devia ter avisado
    Evelyn 6ªserie

    ResponderExcluir
  192. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  193. Logico q A culpa foi de todos porque o governo urbanisou aquela area sem olhar o historico e o que tinha embaixo desse morro e as pessoas na hora que compra o terreno ali ou pega ele pra contrui a casinha na favelinha ali ganha um documento que avisa o que tem embaixo do solo nesse caso e tambem eles tem a culpa por ter removido as árvores que da força ao solo. Mas a causa disso foi a culpa mesmo do governo que é um safado rsrsrrsrsr...
    Andrei 5ªserie

    ResponderExcluir
  194. Na minha opinião a culpa foi da prefeitura que deixou as pessoa,irresponsavelmente construir naquele local.Por outro lado os moradores,sem ter aonde morar aceitarão essa situação de risco.
    Os políticos não tiveram nenhuma atitude em relação ao problema,que acabou se tornando uma tragédia.
    Com relação aos políticos,se são sérios,não sei o que dizer.É provável que existam pessoas sérias mas muitos são corruptos,o que é lamentável.
    Marcella sexta série

    ResponderExcluir