PRIMEIRO ANO - ENSINO MÉDIO

11 comentários:

  1. A ATITUDE FILOSÓFICA NA VIDA

    A Filosofia está presente na vida de todos. Costumamos dizer que ela nasceu no mundo ocidental com os antigos povos gregos, embora possamos afirmar que está presente na história do ser humano desde o aparecimento das primeiras civilizações.
    Em todos os momentos da vida no planeta, os homens demonstraram interesse em refletir sobre os fenômenos, naturais ou não, que faziam parte de sua existência e de sua sobrevivência, como a chuva, o sol, o fogo, os relacionamentos interpessoais e os sentimentos. Graças à observação destes fenômenos vivenciados durante milhares de anos, hoje podemos questionar, pensar e repensar nossas crenças e valores para, com isso, mudarmos de atitude frente nosso cotidiano.
    Porém, toda mudança de comportamento exige reflexão e sacrifício, já que quando temos um pensamento ou atitude divergente dos outros, ou quando somos contrariados em nossas verdades, geralmente entramos em crise. Algumas pessoas, receosas de não suportarem essas crises, preferem “fazer de conta” que não há nenhum problema e vão levando a sua vida “numa boa”.
    Neste momento, colocamos a seguinte questão: sou livre para fazer o que quero segundo minhas vontades e verdades ou minhas vontades e verdades dependem do outro? E mais, o que penso ser vontade? O que é liberdade? O que posso considerar como justo? Quando realmente estarei pronto para mudar significativamente minhas atitudes?
    Para respondermos a estas perguntas, precisamos fazer uma profunda reflexão que nos permita observar e perceber o mundo para além daquele já conhecido, o chamado mundo aparente, como diria Platão (428/27 -347 a.C.). Pois somente o homem repensando suas vontades e verdades será capaz de mudar de atitude frente aos problemas colocados pelo cotidiano da vida. E, somente aquele homem que não se contenta com as crenças e opiniões preestabelecidas pela sociedade, pela mídia, ciência, política e cultura será capaz de elaborar um olhar crítico e criterioso sobre algo, e ir em direção à atitude filosófica.
    Contudo, para fazermos esse movimento de olhar em diversas direções é necessário produzir um tipo de reflexão que nos predisponha a mergulhar de maneira profunda e apaixonada no conhecimento que queremos ter da realidade a nossa volta e, principalmente, do quanto queremos conhecer de nós mesmos. Como dizia Sócrates (470 – 399 a.C), “Conhece-te a ti mesmo”. Este é, sem dúvidas, o primeiro passo para adotarmos a atitude filosófica em nossas vidas.
    Luciano Tavares Torres

    ResponderExcluir
  2. Bom, este foi o texto da aula de introdução a filosofia. Espero que gostem e que possam usufruir dele para suas leituras e reflexões em sala de aula.
    A partir da próxima aula vou postar mais textos que gerem dicussões mais significativas para o nosso interesse e gostaria muito que participacem de modo significativo do blog com os debates e discussões virtuais sobre filosofia.
    Abraços a todos.
    Luciano.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler o texto professor. Muito bom essa ideia do Blog. Eu gostaria de ler o texto sobre moral, amoral, imoral e ética da aula de hoje que você falou que ia por aqui no Blog. Abração ;)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Alunos do primeiro ano, gostaria muito que a partir do texto que se segue, nós conseguíssemos discutir algumas questões pertinentes à aula. Tenho certeza que o debate virtual poderá ser muito útil para o entendimento dos assuntos aborados em sala.

    Abraços, Luciano

    ResponderExcluir
  6. A ÉTICA E A MORAL

    A ética é o conceito de liberdade, que se tornou mundo existente e natureza de autoconsciência
    Hegel

    A moral e a ética são dois termos que sempre aparecem em nosso cotidiano. Comecemos refletindo sobre o primeiro conceito. Moral é aquilo que tenta estabelecer determinadas normas e regras que regulam e fundamentam a vida humana, e sendo elas uma verdade ou uma inverdade, são aceitas e seguidas num contexto social. Por exemplo, na antiguidade, os mitos tentavam explicar os fenômenos naturais existentes no mundo: caso caísse uma chuva forte que provocasse enchentes e destruísse plantações e criações, o povo Grego acreditava que Zeus (Deus dos deuses) estivesse zangado e por isso havia mandado desabar a tempestade para destruir tudo na terra. Isso era uma moral.
    Dentro de um conceito mais moderno de moral e de sociedade podemos percebê-la quando uma mãe reclama do filho que fica até tarde na rua. Que regra é essa em que as pessoas não podem ficar na rua? Porque a mãe pensa que os filhos não devem ficar na rua? Por que os filhos devem obediência aos pais? Ou ainda outro exemplo atual de uma moral: a maioria de nós acredita que devemos andar sempre vestidos, e nunca questionamos isso.
    Assim, esses parâmetros sociais e outros tantos que seguimos ou simplesmente aceitamos como regra em nosso cotidiano, sem que existam explicações convincentes para isso, determinam a validade de uma moral em nossa sociedade.
    A moral é, então, um conjunto de normas e valores que regulam e determinam o comportamento dos indivíduos na sociedade. Mas, para bem entendermos a moral, vamos dividi-la aqui em dois conceitos distintos. O primeiro, chamaremos de normativo. A moral normativa é toda ela constituída pelas normas ou regras de ação. Ela determina o comportamento e a atitude das pessoas frente a determinadas situações, por exemplo: não roubar ou não fazer aquilo que a lei não permite. A outra forma de se entender a moral é do modo fatual. Esta é constituída pelas ações que são efetivadas, ou seja, realizadas. Por exemplo: roubar. Uma ação será considerada moral ou não se ela estiver em acordo ou desacordo com alguma norma já estabelecida. No Brasil, a habilidade para desrespeitar determinadas regras quase se torna outra regra em alguns casos. Como exemplo: atravessar fora da faixa de trânsito, fugir da multa ou tentar convencer o guarda a não aplicar a lei.
    Porém, é importante ressaltar que a moral não diz respeito somente ao coletivo, como também ao individual. É de cada um, do indivíduo, segundo sua crença, educação, verdade cultural e pessoal saber aceitar as regras impostas pela sociedade, ou não. Respeitar ou transgredir a moral é algo muito mais pessoal que coletivo. O que para um pode ser moral, para outro pode parecer imoral: uma mulher de biquíni no Brasil é natural e cotidiano, enquanto no mundo árabe é um fato tipicamente imoral.
    Falemos agora um pouco sobre o segundo conceito: a ética. Atualmente o estudo da ética, chamada também de filosofia moral, é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. O que isso significa? Quer dizer que sua intenção é justamente instigar, investigar e analisar o comportamento moral de uma determinada sociedade. Não é sua função dizer o que deve ou não deve ser feito, o que é certo ou errado, justo ou injusto, mas sim orientar o comportamento moral (que é individual) do homem em sua vida. Se em determinada sociedade a corrupção política é considerada antiética, por exemplo, o indivíduo que se deparar com ela provavelmente vai considerá-la como algo imoral.
    A ética, ao contrário da moral, é universal em relação à sociedade que a cria. Em outras palavras, cada grupo de indivíduos, de acordo com sua história e cultura, seleciona certos tipos de valores e morais tidos como bons e certos para se tornarem “obrigatórios” e transformam-nos em seu corpo ético.

    Luciano Tavares Torres

    ResponderExcluir
  7. Bom, esperando que todos participem das discussões pergunto:
    É moralmente aceito em situações de calamidade pública (como os terremotos que aconteceram no Haiti e no Chile), pessoas saírem à rua para saquearem os supermercados que foram destruídos nos tremores de terra?
    É ético o governo desses lugares que estão vivendo situação de caos colocarem pessoas para tomarem conta desses lugares, ao invés de direcioná-los para a organização de um povo que se encontra sem referência social? Daí, pergunto novamente: O que podemos realmente considerar como ético? O que podemos considerar como moral? Será que moral e ética tem haver um com outro? São coisas distintas?

    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  8. oi Luciano, gostei muito da aula de hoje! consegui entender o que é ética e moral. Acho que as aulas seguindo assim, todos da turma conseguirão entender também !
    Isabela Meggiolaro

    ResponderExcluir
  9. Ei Luciano, estou aqui para falar que suas aulas estão melhorando muito e estou passando a entender tudo corretamente! abração

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog professor, é realmente uma ótima ideia ter um espaço fora do ambiente "formal" das salas de aula para debater assuntos variados. Muito bons os dois textos, principalmente o que define os conceitos de MORAL, IMORAL e ÉTICA. Foi o assunto da nossa aula passada, que nos rendeu uma ótima reflexão! Fico feliz pelas aulas estarem ficando cada vez melhores (parece que nós estamos nos acostumando!) e espero que possamos sempre aprender mais com a filosofia!
    um abraço,
    Daniela Pinho, 1º ano, META

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto Professor, estou entendo tudo agora ;)
    Yago Sousa

    ResponderExcluir