quinta-feira, 17 de março de 2011

Inclusão social

A reflexão que faremos essa semana é sobre um assunto que considero muito polêmico nas escolas. A questão é sobre a inclusão de alunos que necessitam de algum tipo de apoio (ajudantes em sala de aula) para garantir seu desenvolvimento escolar. Devido à dificuldade física (cego, surdo e mudo, etc.) ou mental (crianças com síndrome de daw, entre outros), professores reclamam por mais estrutura por parte das escolas e da prefeitura para trabalhar com esse tipo de aluno. Recentemente, num jornal da cidade foi publicada uma reportagem falando do despreparo das escolas e dos professores para poderem trabalhar com esses alunos que necessitam de atenção especial. Segundo a reportagem, existem atualmente nas escolas públicas do município, cerca de 900 (novecentos alunos) que precisam de algum tipo de auxílio para poder seguir estudando e, somente uma escola pública, que é realmente adaptada para esse tipo de atendimento. Diante disso, pergunto: De quem é a responsabilidade desse atendimento? É mesmo do professor? É da prefeitura? Vocês acham que esse aluno numa escola especial renderia mais? Seria realmente melhor para o desenvolvimento desse aluno especial? Você acredita que separá-lo também é uma boa opção? Esse aluno também tem o direito de conviver e estudar assim como os seus demais colegas numa sala de aula formada por “alunos comuns”?

Pensem... e vamos ao debate!!!

Abraços, Luciano

16 comentários:

  1. oi luciano eh a marina da 5a serie do saci e eu vim responde aquela pergunta q vc fez na aula:o q eh peconceito?
    Preconceito eh descriminação,como o racismo com o negro

    ResponderExcluir
  2. luciano,soh eu do saci q entrei n seu blog ateh agora .amei d+!!!bj marina da 5a

    ResponderExcluir
  3. Na minha opnião a grande responsabilidade é de todos.Como assim?para começar o Brasil é um país onde a educação para alunos''comuns'' já é difícil e fraca (na maioria das escolas públicas,estaduais etc)quando se trata de alunos ''especias'' com algum problema físico,mental... é praticamente uma ''utopia''conseguir um ensino capacitado e de qualidade para atendê-los.
    Quando encontramos esse ''serviço'' ele é restringido a poucos alunos,é incapacitado de atender o aumento na demanda de vagas e além disso ainda não está disponível para todos;quando pensamos que um deficiente físico tem o direito de estudar em uma escola''normal'' para ''conviver com as diferenças''com certeza estamos sendo hipócritas,não pelo fato de o mesmo poder estudar em uma escola ''comum'' mas sim pelo fato de dizermos que ele será ''normal'' diante á todos.
    Infelizmente a mente irracional de muitos brasileiros faz com que o deficiente físico seja descriminado e vítima de um olhar piedoso e frio,por outro lado devemos compreender que o deficiente também tem uma vida social em jogo e ela não pode ser ''isolada''.Portanto sou totalmente á favor(HOJE)de escolas especializadas para atender esse tipo de aluno já que lá encontram-se profissionais especializados para isso e uma estrutura que possa atendê-los de forma digna.
    Hildelena -9° ano -Meta.

    ResponderExcluir
  4. Luciano,eu acho isso complicado pois, se nós mandássemos os deficientes para as escolas especiais, nos iriamos estar escluindo os deficientes mas tbm seria bom pq seria melhor p/ eles entenderem a aula
    nicolle 6ºano meta

    ResponderExcluir
  5. Luciano,
    eu acho que tanto o colegio quanto os professores deveriam sempre estar preparados para receber e ensinar crianças especias.
    Hoje em dia existem poucos colegios que recebem e ensinam crianças especiais.

    Thau

    Maria Luiza 6º ano

    ResponderExcluir
  6. bom eu acho que a escol deve preparar os professores para essas situaçoes.
    tmb acho q seria uma exclusao colocar essa pessoa numa escola apropriada mas tmb acho q é o melhor pra ela e n podem separar ela de outras pessoas.
    bom é isso ate mais!!!

    Bruno 6º ano

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, a responsabilidade é dos pais. È responsabilidade dos pais escolher uma escola que seu filho com deficiência mental ou física, se sinta bem. Acho que o dever da prefeitura é modificar a forma de ensino. Não se ensina pra uma pessoa que tenha algum tipo de deficiência da mesma forma que se ensina para uma pessoa que não tenha nenhuma deficiência.
    È melhor que essa pessoa com deficiência, estude em uma escola especial, pois lá ele se sentirá mais "incluído" com o resto da turma, que será como ele. Além de ter a atenção necessária que irá fazer com que ele aprenda mais.
    Acho que não tem problema algum, que alguma pessoa que tenha deficiência fique em uma escola pública.Mas não podemos deixar de lado,que algumas pessoas com deficiência física ou mental sofrem com preconceito dos alunos ou até mesmo dos professores.
    Claro que o aluno com deficiência tem o direito de ser tratado como um "aluno comum", pois é um direito dele. Assim como eu quero ser respeitada, ele também quer.
    Carolina Ribeiro, 7° ´serie

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião,a responsabilidade é de todos a sua volta.É dos pais no sentido de colocar em uma escola em que seu filho com dificuldades físicas ou mental se sinta bem e que consiga ter um bom desenvolvimento.É da prefeitura,do professor e de qualquer escola seja particular ou pública estar sempre preparados para receber alunos com essas dificuldades e assim não excluindo das atividades do dia a dia.
    Acredito sim que um aluno com dificuldades deste tipo possa render melhor em escolas especiais,mas não necessariamente.
    Esse aluno deve ser tratado do mesmo jeito de qualquer outro aluno,as vezes eles sofrem preconceito pelo próprio professor e por outros colegas de sala,por isso devemos respeitar e ajudar essas pessoas e não julga-las.
    Marcella 8ºano,Meta

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que a responsabilidade é do governo para investir nas escolas, mas também as escolas devem preparar para receber o aluno com limitações.Isso tudo renderia muito mais para o aluno. Os professores e alunos devem receber com carinho essas pessoas especiais. Rayssa- 7º ano Meta

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião a responsabilidade é do governo dando maior assistência com treinamentos direcionados e verbas para que as escolas possam atender esses alunos.Eu acho que não por que assim ficaria excluído do convívio com a sociedade.Eu mesma já vivi essa experiência quando morei na Serra-ES,na minha sala tinha um aluno com síndrome de daw e ele era super íntegro,participava de todas as atividades conosco;tendo uma pessoa dentro de sala para dar suporte a professora;e ele contava também com a ajuda de todos que participavam do corpo docente da escola,ou seja,acho que falta um pouco mais de solidariedade não só para esse assunto mas para também todos os outros "temos direitos iguais" nos quais devemos respeitar e sem nenhum preconceito ou algo do tipo acabar com isso e com essa desigualdade social.
    Letícia Assis- 7ªsérie/8ºano

    ResponderExcluir
  11. Para falar verdade, nenhum professor gosta de ter que dar aula para deficientes, deve dar mesmo trabalho. Mas é a única solução, não é possível criar escolas especiais pois existem 1 ou 2 por aí. E a maioria consegue se enturmar nas escolas "comuns", as exceções são deficientes visuais, mudos e surdos. Acho que não custaria nada ter cursos adicionais para aprender a dar aula para esses tipos de alunos.

    E outra verdade, se um deficiente tem dificuldades em escola particular, imagina na pública?
    No dia que o governo valorizar mais os professores e criar mais cursos técnicos poderemos ter uma educação melhor para qualquer tipo de pessoa.

    Allan - 8ª série

    ResponderExcluir
  12. luciano.eu acho q o colégio tem q preparar os professores para esse tipo de coisa,e se colocarmos um deficiente em uma escola especial seria horrivel para o deficiente,provalvelmente ele se sentiria excluido...
    Lucas Martelli 6ºano

    ResponderExcluir
  13. eu sou a favor sim, pois como alguém já disse, o ensino brasileiro já é uma coisa para poucos, isso para pessoas "normais", imagina para pessoas com necessidades especiais?! é uma coisa muito difícil, portanto eu sou a favor sim de pessoas especiais estudarem em escolas proprias para esse tipo de pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Bom luciano,trato esse assunto como uma forma grande e feia de se formar o PRECONCEITO,isso é um absurdo,pessoas com dificuldade é igual à todas outras,pessoas deficientes,surdas,mudas,devem ser obrigatoriamente incluídas na sociedade,eles são humanos,eles são gente.O mundo precisa de mais respeito às pessoas,o mundo precisa de mais amor no coração.O preconceito deve ser combatido.
    Matheus Lamarca , 7ª série/8ºano

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que as pessoas que possuem deficiência deviam estudar no mesmo ambiente de uma pessoa comum , pois o deficiente tem os mesmos direitos de uma “pessoa normal”.Se as pessoas passarem a conviver com deficientes talvez elas mudem um pouco o seu ponto de vista e passam a compreender e a ajudar mais ao outro .
    Tayla Marques sétima serie/oitavo ano

    ResponderExcluir