sábado, 9 de abril de 2011

Violência na escola

Olá, pessoal!!! Tudo bem com vocês? Fim de semana triste esse, né! Todos já devem saber do que aconteceu na escola do Rio de Janeiro. Foi uma tragédia que nós vamos custar recuperar. Muitos alunos mortos, outros tantos feridos e vários outros tristes e traumatizados com a atitude de um menino que sem pensar nos outros sai atirando para todo lado. Suas vítimas eram escolhidas de acordo com aquilo que ele achava que era correto fazer. Total imprudência e ignorância. Mediante a essa tragédia uma questão ficou para pensarmos. A diretora liberou a entrada do seu ex-aluno na escola para conversar sobre uma palestra que ele iria dar para outros coleguinhas. Porém, o improvável aconteceu na escola. O ex-aluno já havia arquitetado um plano para entrar na escola e implantar o terror em seu interior executando vítimas à queima-roupa. Mediante essa trágédia pergunto? Vocês acham que a diretora agiu de modo correto ao liberar a entrada de um ex-aluno no interior da escola ? Como fazer para a escola do mundo atual diminuir o índice de violência demtro e fora dela? É possível acabar com a violência na escola? Como? Bom, pensem bem e boa reflexão... Abraços, Luciano

13 comentários:

  1. ''Como de costume sabemos que o sistema de educação brasileiro é FALHO!''
    Na minha opnião a diretora agiu corretamente ao liberar a entrada de um ex aluno no interior da escola,por que o que ocorreu não passava por sua cabeça e se observarmos bem,tudo já estava devidamente planejado e infelizmente ocorreria de uma outra forma;a culpa não foi da diretora e muito menos de sua ingenuidade.
    É preciso ressaltar que na atualidade poucas escolas estão voltadas (também)para o lado da reflexão crítica,ou seja,não se aprende apenas através de livros,enciclopédias e conteúdos densos/monótonos mas sim com o cotidiano e outros meios(como já diziam ''vivendo e aprendendo'';além disso a presença da violência em todo lugar ''estimula'' a mesma dentro da escola e combatê-la hoje não seria uma utopia mas,uma tarefa extremamente complexa.
    Ainda não se sabe como acabar com a violência,nem com o preconceito,nem com a miséria,nem com a desigualdade social,nem com o racismo nem com o...
    É...o mesmo instinto que nos leva ao espanto agora,nos leva a ''mordaça do silêncio''amanhã, que nos induz a considerar''caso encerrado'' como tantos outros.

    ResponderExcluir
  2. O mais engraçado é que na escola se aprende a não matar, roubar etc. Aquela escola, provavelmente não ensinou adequadamente os princípios disso.
    Concordo com a Hildelena sobre a questão da liberação da diretora; é algo normal isso, essa entrada de pessoas, apesar daquele dia ser diferente.
    Eu acho que a escola tem um pouco haver sobre o modo disciplinar daquele "homem", por, acredito eu, ter passado a maior parte de sua vida nela. Apesar disso, acho que não predomina a escola, predomina mais o lar e as pessoas as quais ele conviveu. Ou seja, na minha opinião, não é culpa da escola e não há como nos defendermos disso, por não sabermos o que as pessoas pensam nem sabemos como elas são e agem. Se fosse assim, não poderíamos andar na rua, em público.

    Bom, minha opinião...

    Frederico Oliveira 1° Ano

    ResponderExcluir
  3. Acho que a diretora estava correta ao deixar um ex-aluno entrar na escola, ela não tinha noção do que poderia acontecer e mesmo que ela não deixasse ele entrar não haveria como impedi-lo.Há sim como combater a violência na escola,mas diante da situação das escolas municipais e estaduais é difícil disciplinar uma turma de alunos. E mesmo que seja controlada a violência na escola, ela continuará nas ruas e mesmo assim, perto das escolas.
    Marina 7º ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a diretora não teve culpa,pois ela não podia imaginar o que poderia acontecer.Claro que tem que haver um certo cuidado com quem entra e sai do local,mas estamos falando de um de um ex-aluno.As escolas podem ajudar a diminuir a violência dando orientações aos alunos sobre o mundo em que vivem,com isso criando regras de diciplina dentro das escolas e o mais importante,ajudando os alunos a cumpri-las.Mas temos que lembrar que esse é um papel difícil hoje em dia,pois os jovens estão cada vez mais indiciplinados,mas tudo é possível e pode se reverter se cada um fizer a sua parte e tentar mudar a si mesmo. Rayssa-7º ano

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!!! Adorei ler a reflexão de vocês acerca da violência na escola. Contudo, isso me faz pensar outra coisa: será que se equiparmos a escola com tecnologia de segurança a violência diminuiria em seu interior?

    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opnião isso DIMINUIRIA a violência contudo não ACABARIA com a mesma,ou seja,de um certo modo funcionaria como uma ''camuflagem''; acredito eu que quanto mais ''convidativa''é uma escola mais ela desperta o interesse espontâneo dos alunos havendo uma interação significativa e ocorrendo então um trabalho produtivo.
    Porém,é preciso evidênciar que a situação atual da educação brasileira não é das melhores e as estruturas precárias das escolas pesam bastante nos levando a conclusão de que uma ''grade de cadeia'' na frente de uma escola no suburbio não evita a violência,assim como a instalação de um sistema de segurança de última tecnologia em um colégio particular bem sucedido, não nos livra da mesma.

    ResponderExcluir
  7. eu acho q a culpa nao é da diretora,ela nao ia imaginar q um louco iria entrar no colégio e matar 12criaças,em questao da violencia eu acho q se tdos fizerem sua partea violencia pode acabar,e acho tbm q poderia ter uma palestra no meta contra a violencia e na palestra eles podem falar da tragédia da escola e por exemplo podem falar sobre Martin luther King,ele retribuia o ódio com amor e com isso ele acabou com parte do preconceito racil...
    Lucas Martelli 6ano

    ResponderExcluir
  8. Olha so o psicopata que fez isso deve ter sofrido bullyng,ele quando menor deve ter sofrido bullyng,então ele foi encaminhar a alguma pessoa responsavel, PROVAVELMENTE o responsavel não ligou para oque ele disse ou os agressores nem ligaram para oque o responsavel disse a eles, então ele foi se vingar.
    Assim essa e minha opinião.
    Falo Valeu

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que poderia sim diminuir a violência na escola com tecnologia, mas como impedir que não haja nenhum tipo de armas e outros objetos?não há como prevenir toda violência na escola, mas há sim como conscientizar os alunos disso.Não há possibilidades de o governo implantar sistemas de tecnologia em escolas públicas, que são as mais afetadas, diante disso todos deveriam colaborar.
    Marina 7º ano.

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia nas escolas ajuda sim a diminuir a violência,mas mesmo assim é difícil saber o que a pessoa pretende fazer no local,o que leva em sua bolsa ou muchila,coisas difíceis de saber.A tecnologia facilita muito a segurança,mas exista também um outro fato importante:há escolas que não tem condições financeiras suficientes para uma boa infraestrut.A tecnologia junto com o bom censo de cada um é um dos melhores caminhos a seguir.
    Rayssa-7º

    ResponderExcluir
  11. eu acho que poderia sim diminuir a violencia nas escolas.assim:nas escolas.mas oque eu acho o mais serto e a criança durante um bom tem´fazer fisioterapia
    luiza 6 ano.

    ResponderExcluir
  12. eu acho q a culpa n foi da diretoria.
    tmb achoo q se lgumas pessoas tivessem uma boa educação em casa isso não ocorreria nas escolas
    e em algumas escolas divia ter um cartaz.

    Bruno 6ano

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que a atitude da diretora foi completamente errado.
    Tudo bem que ele era um ex-aluno,mas mesmo assim eu acho que deveria haver detectores de metais ou que os funcionarios da escola dessem pelomenos uma olhada no que os alunos levam para o colegio.
    Maria Luiza 6º ano

    ResponderExcluir