segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

É responsabilidade dos pais ou da escola?

Olá! Tudo bem com vocês?

Imagine a seguinte situação. Uma aluna de 10 anos sofre com a invasão do seu msn por três amigas de sala de aula. Com o passar do tempo, a menina que sofre com o ciberbulling das amigas pede para não voltar mais para escola que estuda. A mãe assustada chama atenção do diretor da escola sobre o sofrimento de sua filha. O diretor preocupado, procura resolver a situação chamando as mães das crianças envolvidas com o problema. Uma das mães das meninas que fazem o ciberbulling com a colega de sala de aula levanta a seguinte questão com o diretor da escola:
"A minha filha somente fez o ciberbulling com a coleguinha de sala porque a escola em nehum momento educou as crianças para evitarem esse tipo de atitude"

Diante à questão da mãe, pergunto:

De quem realmente é a responsabilidade do que aconteceu? Da escola ou dos pais? E, por que?

Abraços, Luciano

28 comentários:

  1. Na minha opnião a responsabilidade é dos pais,já que ''educação vem de berço''ou seja cabe aos respnsáveis ensinar e informar seus filhos sobre a internet(que atualmente não é só mais um meio de comunicação,aprendizado e adesão de conhecimento e sim um mundo onde se correm perigos,onde há malícia entre outros fatores).
    É necessário que o usuário da internet tenha consciência de que do outro lado da tela há uma pessoa e qualquer atitude praticada com má intenção também terá consequências no mundo real.Por mais que a mídia alerte os internautas sobre os perigos,segurança...a escola também poderia abordar o tema e trabalhar em parceria com os pais dos alunos,entretanto não se pode esperar tudo de uma escola;por isso é preciso aprender em casa antes de sair por aí achando que internet é brincadeira.
    Hildelena 9° ano.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o post de cima,a responsabilidade é dos pais,internet tem limite,internet é como uma cidade,tem seus perigos,e até certa idade os pais devem acompanhar as crianças por esta cidade,diferenciado o certo do errado,o que é bom ou ruim,e mostrar lugares intereçantes e bem frequentados. Gabriel M. Costa

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião a responsabilidade do que aconteceu é das meninas que praticaram ciberbulling, pois cada um sabe da responsabilidade que tem sobre seus atos.Mais também é de responsabilidade dos pais, e a escola podia ter tratado do assunto bulling.
    Clara 9° ano

    ResponderExcluir
  4. A responsabilidade é da escola e principalmente dos pais. O pais tem o dever de educar e ensinar o que é certo e o que é o errado. Além disso, meninas de 10 anos de idade, não sabem as consequências de se seus atos. Já a escola devia educar e informar os seus alunos sobre os riscos da internet e também sobre o ciberbulling.
    Carolina Ribeiro, 8° ano (:

    ResponderExcluir
  5. acho que a responsabilidade e dos pais por nao saber o que os filhos estao fazendo.
    Mas tamnbem acho que a escola deve falar desses assuntos ...e falar dos riscos e das consequencia dos atos.

    LAURA LIMA 6º

    ResponderExcluir
  6. eu acho q a responsabilidade é dos pais,pq a escola ensina coisas uteis para o futuro,e nao tem obrigaçao de ensinar oq é ciber bulling,e na parte de educar dos pais,ensina sim a tratar os outros com respeito.abraços.
    Lucas Martelli.5série do meta.

    ResponderExcluir
  7. oi luciano to ensinando o povo a mexe no seu blog!!!

    ResponderExcluir
  8. luciano seu blog esta bem legal marcus 6 ano

    ResponderExcluir
  9. eu acho que a responsabilidade é dos pais , pois a escola da educação necessária para que vc seja alguém na vida e os pais é que educam eles para ser boas pessoas e tem que observar o que seus filhos estão fazendo na internet .

    obrigado! Marcus 5 série

    ResponderExcluir
  10. A responsabilidade é dos pais, já que são eles que tem como dever orientar seus filhos e observar o que eles fazem na internet.A escola também deve abordar seus alunos sobre o ciberbulling na sala de aula,mas naum tem responsabilidade alguma com o que seus alunos fazem em casa.
    Marina 7º ano

    ResponderExcluir
  11. Luciano,u]eu acho que a responsabilidade é do colegio e dos pais das crianças . A responsabilidade é dos pais:eu acho que a educção primeiramente ,vem de casa pois são os pais que devem educar seus filhos e filhas.
    A responsabilidade também é da escola pois na escola tambem recebemos educação e acho que tanto os pais quanto a escola deviam avisar as crianças sobre o ciberbulling tanto em casa como na escola!!!!!!! :-O


    beijoooossss luciano

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acho que a responsabilidade é dos pais, pois uma criança de 10 anos deveria saber o que é certo e errado, principalmente quando se trata de ciberbulling.Rayssa 7º ano

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Acho que esta questão está dividida entre responsabilidade da escola e dos pais destas meninas que cometeram o ciberbulling. É como já foi dito, a educação começa em casa; os pais tem a maior responsabilidade de educar seus filhos de maneira correta e de forma geral para que eles não possam cometer atos ruins no futuro. Na escola este assunto deveria ser comentado para que, com toda essa atualidade e tecnologia de hoje, as crianças possam, desde cedo, tomar consciência de seu uso na internet e assim não cometerem nada que cause mal para outras pessoas, como elas não sofrerem nenhum ato de violência ou coisa do tipo. No caso, eu acho que as 3 meninas de 10,11 anos não tiveram responsabilidade nem orientação dos pais para ter prejudicado a amiga de mesma idade. Por isso elas devem ser avisadas de que estão erradas em ter cometido esse bulling pela internet e começarem a ter bons incentivos dos pais e da escola, mas não só elas, todas as outras crianças também, porque a internet não serve para prejudicar ninguém; pena que hoje na maioria das vezes ela é usada assim.
    Amanda 8°ano

    ResponderExcluir
  16. Acredito que a responsabilidade desse ato seja dos pais.Eles devem estar sempre atentos.O que pode ocorrer é um apoio da escola aos pais,pois a união escola e família é de total importancia para
    apoiar a vítima.
    Marcella Falabella 8ªano

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que esta questão é responsabilidade tanto dos pais, quanto da escola.
    Concordo com a Amanda porque " Educação vem de casa." A escola pode até incentivar e reforçar a educação, mas é com a família que aprendemos os princípios básicos para a vida: Educação, respeito, honestidade, dignidade...
    Porém, a escola poderia ter abordado mais este assunto e trabalhado com os alunos sobre os limites e perigos da internet, mas não deveria ser responsabilizada por atitudes desonestas de alunos. Visto também, que o ato foi praticado em casa.

    Isadora 8º Ano/Meta

    ResponderExcluir
  18. Bom,primeiramente,eu acho que a educação deve vim sendo acompanhada pelos pais e pela escola também...Porque são os dois que fazem o futuro dessa menina...As três amigas que cometeram o ciberbullyng foram totalmente erradas com essa atitude...Mais acho que a responsabilidade maior é da mãe,porque na escola não é permitido entrar no msn,orkut o que quer que seja não é mesmo?
    Então todos os pais devem ter um controle sobre seus filhos em relação ao uso da internet...

    Matheus Lamarca , 7ª série

    ResponderExcluir
  19. Acredito que os pais tem uma certa responsabilidade, pois, primeiramente, as meninas cometeram o ciberbulling dentro de casa, em seus próprios computadores, sendo então, responsabilidade dos pais , observar e controlar o que suas filhas fazem na internet e em segundo lugar, como já foi dito em comentários anteriores, a educação vem principalmente de casa , do berço, o que torna a responsabilidade dos pais ainda maior . Mas... acredito que a escola também tenha seu papel na educação das crianças, ja que ela pode realizar palestras e discussões , tratando mais desse assunto com seus alunos, alertando-as ainda mais para os perigos da internet. Bom, acabei chegando a conclusão de que tantos os pais quanto a escola tem sua responsabilidade, porém, cada uma tem seu papel .

    Karen Brugiolo Rodrigues - 7ª série / 8º ano

    ResponderExcluir
  20. luciano amei seu blog
    marina 5a serie do saci

    ResponderExcluir
  21. acho que a responsabilidade é dos pais porque isto foi feito em casa e os pais educam os filhos e a escola só ensina.Lucas Valle

    ResponderExcluir
  22. eu achu qe a educação vem de ksa oqe voc aprende o seu berço è todo de ksa do certo e do errado do qe voc deve ou nao saber porq hoje hein dia as crianças sao mt mais pra frentes do qe antigamente hoje as crianças menores jah sabem usar o computados e voc tava falando da menina ate um programa de hacker qe è super avançado e acho qe as meninas fizeram issu nao por vingança mais sim pra chama a atenção pois não achu qe uma criança dessa idade seja madura o suficiente para medir as consequencias dos seus atos e os limites do qe se deve ou nao fazer e elas fizeram issu porq nao tem limite dentro da sau propria ksa são aqelas criançás qe pode tudo e issu è o que realmente estraga poorq ela smp vai achar qe è dona do mundo e pode fazer oqe ela bem qser e entender na hr qe ela qser qe todo mundo vai ser igual os pais dela . // Anna Vitòria 7a meta .

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião a responsabilidade é dos pais por não orientarem as filhas como usar a internet devidamente,quanto a escola acho que pode dar orientações sobre o assunto mas em termo de responsabilidade creio que os pais tem que acompanhar de perto o crescimento dos filhos e suas atitudes .
    Letícia Assis - 7ªsérie/8ºano

    ResponderExcluir