segunda-feira, 5 de abril de 2010

Olha a palmada!

Olá, pessoal!

Como vimos hoje na aula, uma vereadora de Campinas propôs uma lei que proíbe qualquer adulto, seja ele pai, mãe ou responsável de bater em crianças, mesmo sendo um tapa com o intuito de "corrigir" algum mau comportamento.

Pergunto:

Vocês acreditam que a palmada pode ser educativa?

Por que nos indignamos ao ver um homem bater no outro, ou em uma mulher, e não achamos errado ou estranho um adulto bater na criança, que é mais frágil?

Se a violência (a antiga palmatória) pode ser educativa, por que não usá-la na escola?

Pensem e discutam!

Abraços,

Luciano.

14 comentários:

  1. bom professor, eu acho q a violencia nao leva ninguem a nada.Antes de tudo os pais devem temtar i dialogo e por ultimo e se presizo uma palmadinha mas nao pra machucar mas sim para educar


    é isso ae,,fuiii..

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor.
    Em minha opinião uma palmada pode ser educativa da maneira como ela é dada,mais eu tambem acho que a violencia não leva ninguem a nada,porque a maioria dos pais hoje em dia batem ou ja bateran em seus filhos porque em sua infancia já receberan a tal 'palmada'.Não nos indignamos muito porque isso já se tornou comun no cotidiano,todos achan que é pro 'bem' da criança.Eu acho que a violência na escola não é usada porque ós professores não são os pais,apesar de participar de grande parte da vida do aluno, mais a 'palmada' é muito vista como a altoridade dada aos pais,ou coisa do tipo.

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, cada pai e cada mãe cuida de seu filho do jeito deles, mas na minha opinião, bater numa criança não leva a nada, pois além de prejudicar a criança, também a leva a fazer as mesmas coisas que os pais, o que é errado. Nós não indagamos quando um homem bate num homem, ou numa mulher, porque o ato de bater nas crianças se tornou tão comum que ninguém nota quando um adulto bate numa criança. Além disso, isso já ocorre a muito tempo, quando as crianças apanhavam com a palmatória nas escolas. Atualmente existem alguns países que tem leis que proíbem os pais a baterem nas crianças, eu acho isso certo para um lado e errado para o outro. Certo porque bater não é bom e também não é assim que se educa. E errado porque cada um educa seu filho como quiser,assim ninguém tem o direito de te "ensinar" como educar um filho.
    Beijos, Carol Riberio, 6°série, Meta.

    ResponderExcluir
  4. Como disse a Carol cada pai e cada mãe ou responsável cuida do seu filho na forma que quiser,tenho que admitir qe não concordo muito com esta forma de educação a base de "palmada" acho qe isso e uma brutalidade tanto quando entre adultos e ainda mais com crianças qe são mais indefesas ainda e não tem como se defender ...
    Não concordo que "palmatoria" seja uma coisa educativa por isso naum é mais adotado nas escolas, que isso não traria responsábilidade e sim medo de não fazer o que deveria...
    Acho que isso Luciano
    Beijoos*-* Brendha sexta série Meta

    ResponderExcluir
  5. Acredito que não,eu acho que através do diálogo os pais podem conseguir resultados sem precisar usar "palmadas" como correção.O homem batendo em outro homem nao me surpreende tanto quando nao sei o motivo e um homem batendo em uma mulher me deixa indignada quando se trata de um marido que maltrata sua esposa.E quanto as criança as vezes acho normal quando o dialogo nao funciona os pais darem uma "palmada"...porque a palmatoria nao deixa de ser uma forma violenta e hoje em dia existem outras formas de correçao do aluno e muitas coisas mudaram como por exemplo a comvivencia entre professor e aluno e leis que proibem como a lei do estatudo da criança e do adolescnte.
    Beijos,Leticia 6ªserie Meta

    ResponderExcluir
  6. Leticia, eu discordo com voce em relação à palmada. A palmada é necessária, sim, pois a criança logo após, ela fica séria e ela lembra do que aconteceu com ela quando ela recebeu a palmada e nao faz novamente o ato errado. A questao da seriedade que falei, é pelo fato da criança se fazer de boba... nao dar bola para o que os pais dizem etc.
    Mas eu concordo com vc que palmadas nao funciona. Eu acho que esse tipo de correção (palmada) não é pra doer muito e nem pra machucar, entao eu defendo a tese a qual aS palmadaS não são educativas e são violentas.
    A questao dos professores eu acho que é pelo fato de que os professores estao la pra ajudar e nao pra castigar; e tambem eles nao tem liberdade de bater em nós.

    Fred Meta - 8ª serie

    ResponderExcluir
  7. eu acho que a palmatoria pode a te ser educatva mas tem que ter um limite porque se bater muito criança vai ficar com muita raiva e se tiver um limite a criança vai ficar com menos raiva e vai saber porque ela esta apanhando mas nao acho a palmatoria necessaria joao 6 serie

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Não acho que a palmada seja educativa mas também nao acho que deve ser proibida, porque é responsabilidade dos pais saber que nao se pode bater em uma criança, e saber quais os metodos que podemos usar para educar. Pra mim , a violencia não resolve nada, quem usa a violência apenas serve de mal exemplo, e a escola sempre tem que ser um bom exemplo para os alunos, por isso nao é mais utilizada a palmatória.
    HELENA - META 8

    ResponderExcluir
  10. Eu nao acho que a palmada seja educativa,porque os pais batendo nos filhos,os filhos vao ficar mais agresivos e vao discontar isso nas outras pessoas enclusivel na escola.
    Pra mim,os pais tem educar falando e nao batendo.
    Gabriely 6ª serie

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Gaby,eu acho que quanto mais bater mais revoltadas as crianças ficam.Eu também acho que o melhor modo de educar é falando,se os professores baterem numa criança de palmatória é bem provável que a criança fique com raiva e continue ou não a fazer o que ela fazia

    Eliza,6ª série

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que não justifica alguns pais desgovernados e sem preparo baterem em seus filhos,gerando assim uma violÊncia e falta de respeito humano.
    Na maioria das vezes a palmada não é educativa e sim uma agressão,mesmo assim muitos pais continuam utilizando desse recurso como educativo.
    A agressão física entre adultos,seja homens ou mulheres é inaceitável.E quanto a palmatória eu acho o uso dela totalmente errado pois é um tipo de agressão física,que além de machucar,humilha a pessoa.
    Marcella,sexta série

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo com a Marcella.Não justifica os pais sem preparo bater em seus filhos gerando violênvia.
    E não acho educativa a antiga palmatoria,pois não e batendo que você vai educar

    Evelyn 6ª serie

    ResponderExcluir
  14. Pode ser até educativa, mas depende muito do modo de como ela é dada, porque com a violência a criança fica com tralma e não é nada educativo. Para ser educativo a palmada deve ser bem de leve e os pais devem falar algo pra criança não desobedecer mais e essas coisas assim, pra ela enteder que ela está errada por causa disso e disso. Agora eu não gosto de ver ninguém batendo em ninguém. Pra mim isso é covardia e do modo de que uma pessoa bate na outra pode ser prejudicial. Eu acho que não se deve usar a palmatória na escola porque hoje é um ato de violência e sendo nada educativa.

    Amanda, 6a série

    ResponderExcluir