segunda-feira, 26 de abril de 2010

O papel da criança no mundo

Olá pessoal!

A partir do que vimos hoje, gostaria saber como vocês acham que as crianças são tratadas no mundo? Vocês acham que exite diferença de tratamento entre a criança brasileira para as crianças de outras partes do mundo? Existe para criança no Brasil um projeto para elas? Qual a importância da escola na vida dessas crianças?

Abraços a todos,

Luciano.

24 comentários:

  1. Eu acho que nem todas as crianças no mundo são bem tratadas.O filme que nós vimos,justifica isso,mostrou as crianças trabalhando.
    Algumas crianças são obrigadas, pelos pais ou outras pessoas, a trabalhar e levar dinheiro para casa.
    Eu acho que essa violência é uma injustiça,porque as crianças devem brincar e estudar,e não trabalhar.
    Aqui no Brasil tem o eca (estatuto da criança e do adolescente)que protege e ajuda as crianças e os adolescentes.É fundamental que as crianças e os jovens estudem para que quando crescerem,tenham um emprego e uma vida boa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acheii muitooo bom esse filme pois tem o objetivo de mostrar a terrível situação na qual as crianças vivem hoje.Esse filme tem uma visão geral do que anda acontecendo não só com as crianças no nosso planeta, mas com os adultos também. E que se nada for feito, mudado, não chegará o futuro que todos nós sonhamos.
    As histórias nos atingem profundamente e nos fazem sentir a dura realidade das crianças ali retratadas em diversas partes do mundo, onde denunciam a violência, exploração, descriminação, racismo, irregularidades, erros, descaminhos e problemas, que abreviam a infância e forçam muitas crianças a amadurecer prematuramente às custas de grandes sofrimentos.O filme nos avisa de que temos que abrir os olhos, para o que vem acontecendo no mundo. Dar mais atenção a essa infância desperdiçada, desrespeitada, violentada e desesperançada.

    As Crianças estão sendo maltratadas e exploradas no mundo inteiro,seja no Brasil ou na China.
    Apezar d existir o ECA (Estatuto da criança e do adolecente),não temos muitos resultados pois nem todods cumprem, todos sabemos como é dificil lidar com a lei, o mundo de hoje não respeita mais muitaa coisa.Relacionando esse filme a essa lei é bom destacar uma :Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
    A escola tem, de certa forma, uma co-participação com a família, na educação das crianças no sentido de que tem a tarefa de cooperar com a família, de dar continuidade à preparação do indivíduo para que ele possa se inserir na sociedade mais ampla de forma satisfatória para si mesmo e para a sociedade na qual participa.É estudando que nosso futuro se garante.

    Nunca devemos esquecer que UMA CRINÇA É UM SER HUMANO !


    Camila 6ªsérie Meta

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com o que a Camila falou.
    E acho que além disso tudo o filme sobre a China também passa uma outra coisa para nós,ele também mostra que em quanto umas crianças tem coisas demais e não dão valor aquilo que tem,a aquelas que não tem quase nada e dão muito valor aquele minímo de coisas que tem.
    Juliana 6ª série Meta

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com Camila e com Juliana.
    Outro exemplo de precunseito,rasismo e entre outras coisas é o da Promotora,que xingava e pelo cheito batia no menina de apenas 2 anos.
    Outra coisa q tem ocorido muito utimamente é o abuso sexual de crianças e adolesente,com apesas esses dois exemplos a gente ja pode imaginar como esse mundo vai ficar da qui pra frente!E o mundo q a gente sonha??oque q aconteceu com ele??
    Bruna_6ª série Meta

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Hoje no mundo inteiro, as crianças - como vimos no filme o caso delas no Brasil e na China - estão sendo cada vez mais maltratadas, exploradas e sendo vítimas de abuso sexual, como disse a Bruna.
    Quando estamos nas ruas é difícil não encontrar
    várias crianças pedindo esmola para ajudar seus pais, comprar alimentos e até mesmo drogas. Acho isso um absurdo, claro, pois mesmo tendo o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente)aqui no Brasil, não é o suficiente. Existem mutitas crianças!Fora as que ainda nascem, de famílias muito pobres. Como será o futuro delas?
    Crianças são inocentes, são humanas, devem ter com certeza uma escola, pois esse sim é o lugar delas. Toda criança tem direito a uma educação, disciplina, amigos. Sem isso elas não são nada; é por isso que hoje estão assim, nas ruas. Porque mesmo existindo escola pública para elas mais pobres, os pais as vezes não tem condições por outras coisas. Então que tal ajudármos essas pobres inocentes? Assim, quem sabe não teremos esse futuro que tanto sonhamos?

    Amanda-6ªsérie Meta.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a camila e com a juliana, e acho que mesmo existindo um estatuto para a proteção da criança e do adolescentes, hoje em dia ele não é respeitado, pois a maioria das crianças , estão nas ruas trabalhando para ajudar os pais, e também muitas vezes são abandonadas pelos mesmos. Atualmente, em todos os países há crianças que são muito mal tratadas, como vimos no filme, e muitas delas, não frequentam a escola, que é um fator muito importante, pois educa e torna as crianças adultos responsáveis e dignos , fornecendo a elas um futuro diferente da infância que tiveram .

    Karen Brugiolo Rodrigues 6ª série

    ResponderExcluir
  10. Para mim depende do lugar aonde vivem,pois em alguns lugares são respeitadas em outros não.
    Cada país tem sua cultura,sua maneira de tratar as crianças.Se todas crianças fossem tratadas com respeito,amor,carinho,no mundo inteiro não haveria necessidade de existir a declaração dos direitos da criança.
    No Brasil existe também o estatuto da criança e do adolescente.
    A escola entra como complemento na educação familiar e promove o aprendizado sistemático do conhecimento,fundamental para moldar o caráter das pessoas.
    Marcella sexta série

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da criança brasileira , pois mostra que no Brasil , atualmente , vem enfrentando problemas com a saúde , educação das crianças e adolescentes , porque as crianças ali , são tratadas como um ser que não tem carinho , não recebe amor , não há paz com as crianças , elas vivem trabalhando , catando papel , restos de lixos , presenciam fatos da realidade que ainda não são adaptados para aquela idade , fatos que acontecem com adultos.A criança brasileira , tem um ponto mais pobre , mais isso é dever dos políticos , presidentes , senadores , etc... e é um direito das crianças terem alimento , moradia , educação , tratamento de saúde , tudo isso é um direito do cidadão , independente da idade , raça , cor , tudo , todos tem os mesmos direitos, e muitos desses direitos são promovidos pelo ECA(estatuto da criança e do adolescente) . que prevê leis para a melhora dessas condições no Brasil.No Brasil , existem projetos para as crianças , mais o que adianta existir projeto sem existir a palavra dos políticos , porque eles sim deviam cuidar disso no país inteiro . A escola na vida das crianças é muito importante , pois ajuda no desenvolvimento cultural , psicológico , etc.. mais as vezes , dentro da própria escola (maioria são públicas) , há violência , drogas , coisas que deviam ser combatidas e problemas que deviam ser resolvidos. No caso da criança chinesa ,foi triste , mais ao mesmo tempo , nos ensina uma lição de vida , que uns tem muito , mais outros não tem nada para brincar , comer ...e quando a menina pobre acha a boneca no viaduto , ela fica muito contente , pois é um brinquedo que ela nunca teve e que agora ela tem e guardará com carinho , e isso é uma coisa que devemos refletir e dá mais valor ao que temos , pois a gente só dá valor quando se perde aquilo que era tão importante para você . Como a camila disse , criança é também um ser humano . E a criança merece carinho , amor , respeito , saúde e outros direitos , que muitas vezes , políticos não cumprem .

    Matheus Lamarca , 6 série , Colégio META

    ResponderExcluir
  12. Algumas Crianças Nao Tem Os Seus Pais Para Companhia, Mas... Sao Tratados Como Adultos, Por Isso Muitas Crianças Se envolvem Com Drogas, Violencia, Vivem Sozinhos Etc...
    Uma Criança necessita do amor Paterno E Materno, Sem Isso ela Nao Vivera Bem e Crescerá Do Jeito citado anteriormente, Por isso Acho Que Todas as Crianças Devem Ser Tratadas Igualmente e Amadas Sempre, Nunca Vivendo Longe de Seus Pais e Familia.
    O que Seria De Nos Sem Nossa Familia?
    O que Aconteceria Com Nos Sem Nossa Familia?
    Comos Nos manteriamos?
    Sao Essas Perguntas Que Nos Dexam Juntos De Nossa Familia.

    Por Isso, Comcluo A Criança Brasileira Ganha Mas, A Criança Chineza Nos Deixa Mais Interessados Justamente Pelo Motivo Do Amor De seu Avo Pela Neta E Pelos Pais Da song song Em Que Brigam E se Separam Em Ponto da Mae Cometer suicidio Junto de Sua Filha.

    ( Debatem \o/ )

    Guilherme Souza 6ª Serie 7º Ano. Meta

    ResponderExcluir
  13. Discordo do Gui.happy . pois ele disse: ''Uma Criança necessita do amor Paterno E Materno, Sem Isso ela Nao Vivera Bem e Crescerá Do Jeito citado anteriormente''..............Eu acho que uma criança não precisa do amor materno e paterno , pois as vezes , o próprio amor materno e paterno , pode fazer mal para a criança , pois num amor entre dois adultos , existem brigas , tapas , e que a criança presencia e acaba ficando traumatizada , e a ponto de colocar a vida de uma criança em risco , como na criança chinesa , que a mãe quase cometeu suicídio....

    Matheus Lamarca , 6 série . Colégio META

    ResponderExcluir
  14. BRAVO!!!!

    Estou arrepeiado só de ler os comentários de vocês. Perfeito Lindo! A Camila em especial faz comentários extremamente bom, pertinente e inteligente. Para melhorar ainda mais, os outros participam comentando e questionando com uma profundidade que nunca vi no Blog.

    Meus colegas, estou muito feliz pelos posicionamento de vocês e que bom que vocês gostaram dos filmes. O Blog voltou com corda total!!!

    Abraços a todos e fiquem atento que daqui a pouco vem mais perguntas.

    Luciano.

    ResponderExcluir
  15. Matheus, discordo extremamente com vc quando disse que não é necessário a presença dos pais na vida infantil. Então... eu acho que é essencial. Não sei explicar cientificamente mas posso dar um exemplo da importância paterna e materna: o bebê quando nasce, chora; mas quando é levado ao colo materno, pára de chorar. Agora mais um: viva sem seus pais, vc não acha que vc sentira um vazio característico? Desde criança a gente também se sente mais seguro, mais calmo perto dos pais.
    É isso ai...

    Fred Meta 8ª

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que as crianças sao muito maltratadas e sao vitimas principalmente do preconceito nas ruas.Não é difil de encontrar meninos e meninas pedindo esmolas na rua,para ajudar as pessoas de sua familia;mas as vezes esse dinheiro é para comprar drogas entre outras coisa,eu acho um absurdo isso.Cada familia deve educar seus filhos e principalmente todos esse meninos de rua devem ter uma educaçao e um aprendizado...
    Todas elas devem ter concerteza uma escola onde ela podera aprender,ter educaçao,fazer novos amigos...eu acho que a educaçao vem mais da familia.
    Letícia,6ªMeta.

    ResponderExcluir
  17. Bom eu acho que a família tem grande parte na educação das crianças , mas ás vezes ás familias em vez de educar corretamente ás crianças ás familias obrigam ás crianças a roubarem, ou a trabalharem pois não tem dinheiro suficiente para suntentar á si mesmo e á(s) criança(s), e é muito comun agente ver crianças mas ruas vendendo coisas.É uma realidade muito dificil mais á maioria das pessoas que vêem essas crianças não fazem simplesmente nada, eu quando vejo fico com uma angustia no peito e também não fasso nada. E os pais antes de terem filhos deviam pensar se eles tinham condições ou se ia ser mais uma de muitas famílias que não ia ter dinheiro para sustentar á família.Mas nem sempre é dinheiro que mantem uma família para ter uma família você tem que ter principalmente o amor.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que toda criança deve ser tratada como criança,pois a muitos adultos que acham que criança deve trabalhar para sustentar a família,ajudar em casa e etc. A educação é fundamental para todas as crianças e também para adultos, pois lá se aprende o que é errado, o que é certo, o que se deve fazer e o que não se deve fazer. Todos nós pelo menos uma vez, vimos crianças trabalhando, vendendo balas e outras coisas na rua, e todos acham normal. O responsável pela proteção das crianças e dos adolescentes é o ECA, mas se vimos crianças trabalhando mesmo tendo leis que as proíbem, para que e por que existe o ECA?? Não adianta nada criar leis se ninguém as cumprem, ou até mesmo não saibam que elas existem. Nós cidadãos, podemos fazer algo para ajudá-las,como escolhendo melhores políticos.
    A participação da família nem sempre ajuda para o desenvolvimento da criança.As coisas fundamentais que as famílias devem fazer é dar educação, amor, carinho, comida,um lar, roupa e etc.Mas tudo isso, tem um custo, e geralmente muitos pais e mães não tem condições de ter filhos, mas vêem a criança como um produto, achando que ela poderá ajudá-los. No Brasil foi criado o bolsa-família, que dá aos mais pobres, 90 reais ou mais por mês, para quem tem filhos menores de 18 anos.Isso influência aos pais a ter mais filhos, só que um dia eles perceberão que aquele dinheiro é muito pouco para sustentá-los,mas já é tarde demais.Acho isso errado, o que o governo devia fazer é orientar as pessoas e alertá-las que ter filhos não é sinônimo de ganhar dinheiro.
    Carol Ribeiro,6°série

    ResponderExcluir
  19. A eu acho que todo mundo tem que ter seu direitos iguais.Mas isso depende muito dos paises que as crianças estao vivendo.Tambem depende muito dos pais delas porque em um filme monstrou que os pais delas exploram elas para ganhar dinheiro mas ja tem alguns casos que as crianças sao judiadas e exploradas.
    Pedro Venturi,7 serie

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o Pedro.Mas sei que muitas crianças ja estao sendo beneficiadas aqui no Brasil.devido a sua deficiencia.Como onibus preparado para esse portadores de deficiencia,certas escolas proprias para eles.Mas se pensar-mos bem e pesquisar-mos veremos que paises da Europa sao muito mais desenvolvidos por causa de sua EDUCAÇAO.França é um exemplo.-Veja que curioso.
    O governo françes investe muinto mais na educaçao publica no que as escolas particulares(fonte:Nathan 8 serie).-Mas agora vai em uma escola publica do Brasil para voce estudante de escola particular vê,como é a realidade de um aluno de escola publica passa.-Sei tambem que o governo ajuda nas escolas publicas,mas comparados aos de paises EUROPEUS eNORTE AMERICANOS.Estamos realmente muito abaixo da qualidade do ensino e tambem do local onde se estuda e pratica,para que tenha-mos um desinvolvimento de qualidade.
    -Acho tambem que a criança no mundo capatalista de hoje esta voutada a diversao.Penso eu que a criança devia ser muito valorizada,porque nos somos o futuro,nos que "determinaremos",porque TUDO esta voltadada ao capital seremos nos que faremos a diferença no futuro.No meu caso bem proximo.Mas sem uma base filosofica nao teremos um reconhecimento AMPLO.
    -Pense bem e reflita porque quando voce piscar o olho,voce ja vai estar be longe talvez um bilhonario ou um milhonario ou um trabalhador qualquer ganhando seu salario minimo e suado,por causa que voce nao foi reconhecido devido a falta de FILOSOFIA na sua vida.
    Eduardo Matheus,8 serie,colegio Meta

    ResponderExcluir
  21. As crianças do mundo inteiro ,sao tratadas de geito que quando crescem ,podem até se revoltar contra familia, amigos, .. (!) Pessoas que 'nao são bem de vida' ,quando tem filhos e nao podem cuidar da criança ,elas a maltratam ,coloca na rua pra trabalhar ,abandona ,etc.
    Toda criança tem seu direito de ter uma familia ,amigos ,gente que a trate bem ,tem direito de estudar ,de ter uma moradia ,de se alimentar ,etc. Só que tem gente que acha q criança nao vale nada ,só atrapalha a vida ,e com isso são maltratadas ,sendo que elas nao tem culpa de nada e as vezes nem sabem o por que que elas estao sofrendo.

    ResponderExcluir
  22. Prof,
    Nao esta tendo como postar aluma coisa lá nas Discussões - O Mundo de Sofia !
    talvez vc nao quer msm liberar ainda. Mas se nao for isso, já estou avisando

    Fred Meta 8ª Serie

    ResponderExcluir
  23. Essas crianças estao sofrendo em todo o mundo mais de jeitos diferentes...aonde isso vai parar?eu acho q poderia ter alguma coisa que protegesse as crianças disso,se ja ñ tiver...as pessoas violam a lei

    ResponderExcluir
  24. As crianças do mundo tem q ser tratadas melhor,pq elas estao sendo tratadas como lixos e como nda, mais temos q lembrar q td adulto ja foi uma criança e acha q seus filhos tem q sofrer igual eles sofreram em vez de querer o melhor para eles.As crianças tem seus direitos para estudar ,ter uma boa alimentaçao,uma ksa pra morar mais nem sempre e assim,elas tem q ir trabalhar.Algumas pessoas querem ter filhos para receber o bolsa familia lah, e quando os pais recebem o dinheiro acham q a criança ja compriu seu papel e n serve mais pra nd.Alguns pais exploram e judiam das crianças so para receber dinheiro.
    Lucas 6 serie

    ResponderExcluir