segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Filosofia e Ciência


"Todo nosso conhecimento nasce no sentido, passa pelo entendimento e termina na razão" Kant





Desde que o homem, há mais ou menos três séculos, descobriu a ciência e a tecnologia como aliadas para o desenvolvimento humano, o mundo começou a ser alterado radicalmente. O que antes era considerado desconhecido para muitos, atualmente se tornou domínio público.


A ciência, sem nenhuma dúvida, revolucionou o modo de pensar da humanidade. Até o século XVIII, antes de acontecer a revolução científica, ele estava marcado profundamente pelo entendimento e a reflexão filosófica do povo grego, que dentre as civilizações antigas foram a primeira a romper com o legado do mito para desenvolver e introduzir a tradição de um novo conhecimento pautado na razão.
Desse modo, o rigor, a eficácia, os métodos e técnicas foram alguns dos muitos aspectos introduzidos para o desenvolvimento social, bem como a descoberta de novos entendimentos de mundo e a desmistificação de tantas crenças que não tinham nenhum tipo de fundamento racional. A ciência abre um novo olhar sobre o mundo. A física, química, geografia, história, astronomia, começam a ser descobertas e aplicadas para o desenvolvimento e para a sobrevivência do homem.
A ciência surge como um saber que desafia a subjetividade, o senso comum, os mitos e as crenças como certeza absolutas. Ela aborda a inteligência humana a partir de critérios, de controles e estabelece condições a fim de confirmar suas suposições em verdades ou em falsidades.
Contudo, ao mesmo instante em que a ciência se mostrou capaz de compreender a realidade de modo mais rigoroso, transformando o mundo, outras abordagens como a música, a arte, filosofia e religião foram desprezadas, pois geralmente é atribuída a estas a incapacidade total de formular verdades e certezas. Contudo, por mais que a ciência tente na prática desvendar o desconhecido pelo homem, não podemos afirmar que sua compreensão e seus métodos são absolutamente neutros. As ciências certamente estão impregnadas de cultura e valores que determinam e influenciam diretamente as descobertas realizadas.




O método científico:




Para toda área científica – física, matemática, química, história, geografia - existe um método aplicado de acordo com o interesse dos estudos. Desse modo, não podemos falar que existe apenas um método científico para todas as ciências, mas sim, determinados passos que não escapam a nenhuma delas.


O primeiro passo é sem dúvida o surgimento de um problema que incomoda e desafia ao mesmo tempo o conhecimento humano. Nesse primeiro momento, a observação, o olhar estranho para o desconhecido, o não racionalizado e a pergunta crítica são fundamentais.
Em seguida, após o surgimento da dúvida, aparece a criação de hipóteses e respostas prévias sem nenhum teor de validade, mas que suscitam uma pequena iniciativa de buscar alguma condição para tentar efetivar o controle e delimitar o objeto analisado. Mas temos que lembrar que por mais que exista um controle sobre o objeto analisado pela ciência é muito difícil dizer que se poderá em breve chegar a qualquer conclusão a seu respeito. Para tanto, a ciência necessita de exaustivos experimentos até que possa afirmar a verdade ou a falsidade da pesquisa.
A conclusão de qualquer pesquisa somente tem validade se o método aplicado puder se repetir por diversas vezes sem prejuízo do resultado. Nesse sentido, aquilo que entendemos como resultado de uma pesquisa deve ser aplicável independente dos contextos afetivos dos expectadores do experimento realizado. Todo resultado científico é pautado na certeza e na validade do fato independente do estado de ânimo até mesmo de outros cientistas que aplicam o mesmo experimento.
O conhecimento científico é preciso, rigoroso e objetivo e é devido a esse modo sistemático de compreender de maneira racional as relações existentes entre o universal e o fenômeno que é permitido prever acontecimentos e ações da própria natureza.
Como podemos observar, o método científico é colocado como observação, hipótese, experimentação e teoria ou conceito. Contudo, na prática, o processo não se realiza nessa mesma ordem, podendo inclusive variar de acordo com as circunstâncias. Assim, podemos concluir que o método se constitui na investigação da verdade com intuito de alcançar um fim determinado, o que nos permite a formulação e a verificação das hipóteses.




O mito da ciência


O saber especializado desperta a admiração temerosa por parte daqueles que o ignoram. Há todo um respeito admirativo em relação à linguagem científica, dotada de uma universalidade de direito, habilmente restringida aos iniciados. Seu esoterismo protege o segredo, sobretudo pela matematização e pela formalização. O poder de dominar e de fazer coisas acarreta nos não iniciados uma atitude de submissão. É por isso que ela exerce sobre muitos um "poder dogmático". E é por isso, igualmente que muitos veem nos cientistas os detentores do "magistério da realidade": só eles estão habilitados a dizer o sentido, a propor a verdade para todos, como se fossem taumaturgos (milagres) ou verdadeiros alquimistas. O que se pede a eles através das vulgarizações é muito menos um complemento de informações do que a forma presente de questões últimas, pois as antigas respostas teológicas foram desprestigiadas. Os cientistas são vistos como se fossem os proprietários exclusivo do saber, devendo fechar todas as "cicatrizes do não-saber" e fornecer o bálsamo para as angústias individuais e sociais.


Essa imagem mítica do cientista ignora que ele faz parte e depende de uma estrutura bem real do mundo que o cerca. O mundo científico nada tem de ideal, não é uma terra de inocência, livre de todo conflito e submetida apenas à lei da verdade universal, isto é, de uma verdade testável em toda parte, através do respeito aos procedimentos de rigor e aos protocolos da experimentação. Como se o cientista pudesse ser o detentor de uma verdade que, uma vez formulada em sua coerência, estaria isenta da discussão; e como se ele pudesse guardar para sempre a imagem de um indivíduo sempre íntegro e rigoroso, jamais sujeito à incoerência das paixões.




JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1975. p116.



39 comentários:

  1. A maioria de nós aceitamos a ciência como verdade absoluta, sem ao menos questionar.
    Mas os que questionam, como podem saber se é realmente aquilo que se passa? A verdade absoluta existe mesmo?

    Ana Marina - 1ºA

    ResponderExcluir
  2. Em minha opinião a ciência é um estudo que pessoas curiosas fazem para descubrir varias coisas como: remedios, clones, o que aconteceu nas épocas passadas como a de Jesus.
    A ciência é um modo de concretizar as coisas que o resto do mundo não sabe.
    Mas a filosofia é um modo de pensar e perguntar coisas diferentes como : "Ser ou não ser eis a questão?".
    O mundo hoje vive para o lado da ciência, pois é nessa ciência que é comprovada ,isto é, é uma coisa que todos acham e acreditam vendo as "coisas" sendo provadas a olho nu.
    Demetrius Chianello Cancella

    ResponderExcluir
  3. Por favor, a ciência não foi descoberta...ela sempre existiu, mais alguem um pouco mais corajoso ou mais tolo teve coragem de abrir os olhos e se perguntar : ´´por quê não?``
    Provavelmente, esse foi queimado como bruxo.rsrs.
    O fato é, as pessoas se negavam a creer em ciencia temendo receber alguma punição maior de uma entidade, limitando suas descobertas somente ao necessário, ignorando as possibilidades de ir além.
    Pelo que eu penso, a religião foi, por um grande período, um fator inibidor de descobertas e avanços, uma vez que cegava o povo com crenças absurdas e covernava pelo medo. Eu particularmente não tenho nada contra religião nenhuma, muito pelo contrário, acho correto acreditarmos em algo maior, darmos sentido a nossas vidas...mas não concordo com o fato de terem usado isso como justificativa para silenciar o povo e o conhecimento.
    Nós certamente chegamos bem longe com tudo o que descobrimos...mais imaginem o quão longe não poderíamos estar agora se não fosse pela ´´intervenção divina`` sobre muitas outros descobrimentos encobertos??
    Eu concordo com seu ponto de vista por muitos argumentos Luciano, mais acho que antes de tudo, até mesmo de uma filosofia, a ciência agiu como uma libertação, permitindo, então, que avançássemos.
    Bem, se aquele tolo corajoso não tivesse aberto os olhos, talvez ainda vivessemos sob um manto de mentiras de uma igreja que ainda existe, mais que agora aje mais corretamente por com seus seguidores, embora ainda se recuse a aceitar certas criações humanas, como o clone por exemplo, que é mal-visto e considerado pecado por muitas religiões.
    De fato, a ciência extermina o misticismo e nos faz andar para frente...Mas eu já não sei se o preço que pagamos por isso é justo...quero dizer...será que queremos realmente saber o que nos espera no fim do caminho?
    ...
    Henrique Delage, 1A

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião,como o sim não existe sem o não,como o bem não existe sem o mal,como a verdade não existe sem a mentira,a ciencia não existe sem a filosofia.Ou seja a ciencia é a resposta para as perguntas,a comprovação e a filosofia as perguntas,ou o questionamento delas.Se não fosse a ciencia talvez hoje nós ainda estariamos na idade da pedra,pois pra mim ciencia é qualquer coisa que um ser humano fassa,seja para descobrir algo mais afundo(como remédios) ou algo "prático" para o seu dia-a-dia.
    E como o henrique disse,a cada dia que passa nós descobrimos mais e mais coisas,mas será que um dia nós não iremos nos arrepender de saber tanto...?

    Rodrigo alvim, 1B

    ResponderExcluir
  5. Salve pessoal!!! Estou passando aqui somente para pertubar mais um pouco...(rsrs) Bom... Diante de tais questões que a ciência diariamente nos provoca, fico pensando realmente na sua validade. Será que a ciência é aquela que deve realmente determinar o certo e o errado? Até quie ponto ela é capaz de me dizer a verdade sobre algo? E, pensando um pouco mais profundo... será que realmente ela é aquela capaz de determinar quem vive ou morre? Por exemplo; cito os constantes debates sobre eutanásia, aborto e pena de morte. Abraços. Luciano.

    ResponderExcluir
  6. Em minha opinião, a ciencia so deve cuidar de experiencias como encontrar a cura da AIDS. A igraja e a ciecia vivem numa briga que ninguem vai descobrir quem vai ganahar. Porque eles desputam quem criou o espaço (universo) se foi Deus, ou o famoso BIG BANG.
    Por isso eu acho que a ciência nao deve questionar o certo e o errado. Mas a ciencia so pode nos mostrar o que é certo ou errado quando ela comprova ou nao aquilo ela quer provar.
    Como eu disse acima a ciencia nao consegue determinar se a pessoa vive ou morre porque a "vida é uma caixinha de surpresas" um exemplo é uma pessoa em coma profundo (como dizem esta entre a vida e a morte)como o medico vai saber se ele de desligar ou nao os aparelhos porque ele nao sebe se a pessoa em coma vai morrer ou nao.
    Demetrius Chianello Cancella 1ºA

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, a ciência e uma forma de TENTAR comprovar, conseguir respostas. A Filosofia é uma forma de questionar ( assim como a própria ciência ). Porém, como dito acima pelo pessoal, nem mesmo a ciência é capaz de comprovar tudo aquilo que lhe é questionado.E com certeza não é capaz de determinar quem vive e quem morre.

    ResponderExcluir
  8. As ciências têm que cuidar do que ela quiser... quem e agente pra fala o que ela deve fazer ou não.. por isso existem ciências biológicas ciências naturais... cada um estuda o que quer estudar.. Se ninguém estudar sobre determinado assunto não vai ter ciências sobre aquele assunto...

    ResponderExcluir
  9. Elmo, eu até concordo com o modo de pensar. Acontece que a ciência assumiu na modernidade uma posição onde parece ser ela o único conhecimento no mundo capaz de dizer a verdade. Aí, me pergunto; o que é ciência? Qual o real valor da ciência para nossa sociedade? Podemos acreditar na ciência como aquela capaz de dizer a verdade?
    Luciano

    ResponderExcluir
  10. poh luciano pra algumas coisas podemos dizer a verdade atraves da ciecia como por exemplo 2+2=4
    mas outra nao ha modos de explicar com meios logicos a origem do universo
    e o que acho a ciecia so pode explicar algumas coisas outra nao
    ela so pode dizer a verdade no que ela e expecializada por isso ha a filosofia paara nos explicar esse algumas perguntas que a ciecia nao consegue respoder.

    vlws luciano e desculpa por n ter entrado antes.


    quem tah falando aq eh o victor braga do 1b

    ResponderExcluir
  11. como disse hoje na prova, se considerarmos a ciência como o correto, o certo, estaremos a tornando indiscutivel. E se analisarmos algo, ( por exemplo, o nascimento dos humanos ) estaremos deixando de lado outros fatos que também nos diz ser a verdade mas porém partindo de um pressuposto diferente. Será que nós seres humanos fomos criados a pedido de Deus ou por que pelo os estudos da ciencia pode se concluir que somos evoluções das antigas gerações ?
    Questões como essa tem que levar em conta, todos os métodos possiveis de se encontrar a verdade, para que possamos dizer se é correto ou não.

    Igor Fazza 1A

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. para nossa sociedade a ciencia serve para nos provar algo. E quando ela nao consegue provar isto ela recorre aos meios filosoficos, que explica atravez de meios metafisicos e quando nenhum dos dois conseguem responder a uma pergunta deixa a duvida nas pessoas (como é o caso da eutanasia que nenhum dos dois meios podem explicar se a pessoa ta viva ou morta). Isso mostra que nos somos muitos dependentes da ciencia e da filosofia

    quem ta falando aq eh o victor braga do 1b

    ResponderExcluir
  14. a ciencia hoje é a maior evoluçao do homem até hoje,com isso ela se torna muito importante e entao tornando-a algo que te da certeza das coisas como verdadeiro ou errado.Mas com a filosofia no meio vemos que gera muitas perguntas deixando duvidas sem explicaçoes,e isso faz com que nós ficamos muito dependentes da ciencia e da filosofia como disse o vitor.


    João Pedro 1B

    ResponderExcluir
  15. Acho que a ciencia hoje interfere muito em nossas vidas assim como a filosofia pois muda nossa maneira de pensar sobre as coisas e o modo de agir diante de cada maneiro isso faz que a ciencia e filosofia seja importante para nós.



    Paulo Victor 1B

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que a ciencia desenvolveu metodos para analisar objetos, ou coisas, de uma maneira em que haja menos erros. Mas eu penso: que assim como a ciencia sofreu repressão, no inicio, pela igreja e etc. Ela está impondo essa repressão a outras formas de se enchergar as coisas, ao redor, como se ela possuisse a verdade absoluta. Eu aceito a verdade da ciência pois acredito em seus metodos mas penso que há outras formas de se obter a verdade.


    Otávio Rubião 1B

    ResponderExcluir
  17. a opiniao, e que a ciencia sempre existiu e influenciou em quasi tudo na filosofia, para ter uma base sempre cientifica sobre um fato que ocorre filosoficamente.

    Iuri 1A

    ResponderExcluir
  18. A ciência hoje em dia é um grande avanço da sociedade, aonde ela encontra resposta para questões que não eram compreendidas. Hoje em dia, a ciência é dita como a solução para todos os problemas graças aos suas decobertas que lhe passam confiança e credibilidade, já que partem de uma teoria que pode ser explicada e demonstrada.
    Esses "Milagres" que a ciência proporciona geram grande desevolvimento para o mundo já que existem cura para doenças, metodos de tecnologias para facilitações da vida do ser humano, entre outras coisas que ela aranja soluções. Mas com o avanço desses processos as pessoas começam a perder a confiança em coisas que deis dos primeiros tempos eram ditas como verdade, um exemplo disso é deus, uma vez que a ciência acha as respostas para tudo as pessoas perdem a confiança na religião que não tem um "teoria" para provar o que fala.

    Por isso na minha opinião a ciência veio sim com o intuito de ajudar no avanço do mundo mas temos que saber ter o discernimento de avaliar as coisas, pois para mim nem tudo e teoria e o que não é teoria a ciência não pode explicar!

    Matheus Sampaio de Souza 1ºano A

    ResponderExcluir
  19. para mim a ciência sempre existiu apenas foi se desenvolvendo ao longo do tempo.Ela está sempre criando novas teorias, batendo de frente com outras, que muitas vezes perduraram por muito tempo.Quando isso acontece, podem ser gerados vários conflitos sociais e políticos que muitas das vezes são discutidos pela filosofia. E é o que está sendo feito aqui... :]

    Debora Salles 1ºano A

    ResponderExcluir
  20. Para mim a ciência sempre existiu, e tem como objetivo provar algo que foi muito pesquisado, com a intenção de que "isso" ou "aquilo" realmente existe ou não !!

    Luiz Guilherme Figueiredo 1ºano A

    ResponderExcluir
  21. Bom, sabemos que durante muito tempo, o homem iniciou uma jornada em busca do conhecimento para buscar possíveis respostas a certas questões referentes a problemas do seu dia-a-dia. Algumas destas respostas eram, muitas vezes, explicadas de forma mística à medida que utilizavam a mitologia para explica-las. Quando o homem passou a questionar estas respostas e a buscar explicações mais plausíveis, por meio da razão, excluindo suas emoções e suas crenças religiosas, passou-se a obter respostas mais realistas que, demonstradas, muitas vezes ingenuinamente, se aproximavam mais da realidade das pessoas e por isto, talvez, passaram a ser bem aceitas pela sociedade. Podemos dizer que essa nova forma de pensar do homem foi que criou a possibilidade do surgimento da idéia de ciência e que sua tentativa de explicar os fenômenos, por meio da razão, foi o primeiro passo para se fazer ciência, mas tudo isso não explica o porque da ciência ser exata ou não.
    Chamamos de "Ciências Exatas" a Matemática, Física e etc... Mas nos esquecemos que neste mundo não se encontra nada perfeito, não existe perfeccionismo em partes, elas têm esses nomes derivado de seus experimentos que foram muitas vezes bem sucedidos, mas, não são perfeitas o suficiente para proclamar algo certo ou errado.
    Como diria o vélho ditado: "No mundo nada se cria, tudo se copia!", se parar-mos para pensar bem, este, esta certo, porque nada no mundo é inventado, tudo ja esta ali, presente, esperando para ser descoberto e copiado.
    A ciência basicamente vive do apoio de alguns, que acreditam nela como criadora de teoremas realistas, mas estes ja estavam lá, ela só os descobriu.
    As vezes pensamos também, porque devo acreditar em Deuzes pelo mundo a fora, se a ciência fala que foi uma explosão que criou a Terra, foi o desenvolvimento dos macacos que criaram a espécie humana, não foi um barro q foi assoprado. A ciência trabalha que nem num game criado para dificultar, os mapas ficam escuros no começo, mas ao longo que se descobre vai esclarecendo o caminho, mas ainda terá escuridão para se descobrir.
    É nisso que eu acredito!

    Vytor Brum Moura 1º Ano "A"

    ResponderExcluir
  22. a ciencia hoje em dia, e fundamental para qualquer pensamento. para saber que e verdade, sempre há uma experiencia cientifica sobre o assunto... tudo (ou quase tudo)que usamos, fazemos, tem um fim cientifico ja provado por pessoas que têem uma "curiosidade" de saber se aquilo é verdade ou só um mito. nao podemos dizer, que quando um fato nao e cientifico nao e real, por há vários outros métodos de saber se algum fato é real, como a religiao.

    Iuri Mourão 1A

    ResponderExcluir
  23. Em minha opiniao a ciencia é algo que prova aquilo que ja existe, ou seja, a ciencia so "mistura as formulas" para criar a cura de algo, pois a maioria das "coisas" feitas pela ciencia sao pegadas na natureza (Pantanal, Amazonas).
    Yuri Correa 1°A

    ResponderExcluir
  24. No meu ponto de vista, a ciência é o estudo de tudo que esta presente no universo tendo como objetivo descubrir meios para conseguirmos melhorar as nossas vidas, como por exemplo, a busca da cura do cãncer.

    RAPHAEL LINHARES LOPES 1ª

    ResponderExcluir
  25. o que e ciencia ?
    ciencia e a tentativa de sasiar as minhas duvidas sobre algo que me intiga logo a ciencia e a arte de perguntar e responder a filosofia e a ciencia sao tao ligadas quanto "carne e unha" ou seja a filosofia e uma cincia, pra mim, 1ª de todas as ciencias a ciencia do questionamnto pois e ciencia se resume em responder e perguntar logo a filosofia faz parte deste perguntar e responder logo ela e uma ciencia(isto e uma logica que e usadapela ciencia)
    Daniel Ramalho 1B

    ResponderExcluir
  26. Lays De Sousa Arruda 1A

    Tenho Como Minha Opinião que a ciência tem um ponto positivo que é muito forte e nos proporciona grandes decobertas e informaçãoes que antes estavam ocultas ou restritas aos grandes pesquizadores e estudiosos . Mas antes desta aprecer os questionamentos eram feitos atravez da filosofia da discursão do debate a opinião na maioria das veez era exposta sem comprovasão . E com o surgimento da ciência esse costume foi se perdendo ao longo do tempo que acaba sendo uma coisa ruim , pelo menos pra mim que gosto de debater ouvir o que os outros tem a dizer . pois a ciência deixa de lado a religião e creças que existem muito antes que ela . eu por exemplo não acredito em todos os fatos que a ciência que me apresenta
    pois como todos nós sabemos ( fala serio ninguém é tão inocente assim pra não saber que as vezes rola muito interrese em voltade certos assunto ciêntificos que os "SUPERIORES" omitem a verdade , pois nem sempre a verdade é tão lucrativa como uma MENTIRA ou seja tem certas coisas que ficam ..... DEBAIXO DOS PANOS .. se é que vc me entende !)
    então eu acho que cda u acredita no que quer e caha melhor para si
    mas como já disse não podemos afirmar que tudo que a ciência diz é fato !
    LAYS DE SOUSA ARRUDA 1ªA

    ResponderExcluir
  27. pra mim ciecia eh o fato de envolver descorbetas de princpios que subjazem e conectam os fenomenos naturais.

    victor braga 1b

    ResponderExcluir
  28. a ciencia junto com a filosofia tem como sua finalidade nos esclarecer certas duvidas ou clarear um pouco nossa visao sobre algo que nos afeta,entao chegamos a conclusao que a ciencia e a filosofia estao ligados atraves de duvidas gerais da populaçao mundial.

    victor braga 1B

    ResponderExcluir
  29. Como eu já tinha dito, a ciencia é uma mera tentativa de entender tudo partindo de uma ocorrencia ou algo ainda nao identificado como verdadeiro. Só que, diferente da religião que trata essas "buscas do desconhecido" a partir da fé, a ciencia busca a partir de fatos e acontecimentos ditos "REAIS" (geralmente com varias testemunhas e/ou com a caspacidade do evento se dar possivel novamente de qualquer forma).
    Bem... Agora vejamos, a ciencia tem toda capacidade de nos mostrar a "verdade" das coisas, mas... sera que ela realmente o faz? E quem detem o poder de "comandar" os estudos cientificos? Tem preocupação em nos dizer a verdade ou simplesmente guarda-la para si? Isso, meu caro, EU acho dificil de diser, pois como eu duvido de um ser humano ser bom para os outros e se preocupar com outros que nao os intimos sem ter um "faz-me-rir" por traz das cortinas, é claro que no mundo de hoje os porta-voses da ciencia não nos dizem a verdade incontestavel mas sim a verdade que lhes convem que o seja, nos iludindo e nos dizendo o que devemos faser e o que é bom para nós mesmos sem que ao menos pensemos: "sera que isso me faz bem?"
    O mundo nao estaria o caos que esta se todos tivessem acesso á ciencia ou pelo menos um raciocinio mais critico. Oque leva a crer que a ciencia não nos disse tudo...
    Não existe ciencia, e sim o cara que aprende as consequencias e causas das coisas e as estuda.E como o Henrique disse foi um corajoso ou um tolo que começou com isso...

    Matheus Lima - 1A

    ResponderExcluir
  30. Elmo que me desculpe mas seu pensamento é muito simplorio...
    Realmente, pensando assim, quem será você pra questionar alguma coisa, hã?
    Só um comentario, não estou com vontade de dar lições de moral. Deixo isso para nossos pais... (e axo que devo me preocupar com coisas mais importantes)
    Como eu disse acima: as pessoas precisam de pensar por si proprias e deixar de dizer "tudo bem" pra tudo que é dito!!!

    ResponderExcluir
  31. Antes de tudo, quero me desculpar com todos por não ter acessado antes o blog, não tenho explicações. Agora Começarei um belo texto: ;)

    O Henrique disse: “a religião foi, por um grande período, um fator inibidor de descobertas” , não foi a religião, foi a Igreja Católica, no período da Idade Média e mais um pouco, como na época de da Vinci. A religião e a ciência sempre estão juntas, não podemos separar uma da outra como a maioria faz. Os muçulmanos, por exemplo, combinam as duas desde sempre.
    Obs. p/ o Henrique e para quem defende a clonagem: pelo que entendi ao final do seu argumento você deve ser a favor da clonagem como muitos outros, mas tem um porém, se ao falar sobre clonagem você se referiu à clonagem de órgãos ,por exemplo, eu concordo com você, mas se ao falar spbre clonagem você se referiu a de um ser idêntico a você, sabe que não seria viável e não teria qualquer utilidade fazer um clone de você mesmo. Me enforme mais tarde. Abraços.

    Agora falando do que eu entendo por ciência:
    A ciência começa a existir somente quando o homem parou e pensou para resolver algum problema, desde modo começou a superar obstáculos encontados ao longo da sua existência, utilizou dela também para compreender sua existência e outras coisas mais, criando diversos campos como: matemática, historia, fisica, filosofia etc. .
    A ciência possibilitou ao homem adquirir conhecimento sobre como viver, teve experiências no decorrer de sua existência,ampliou seus conhecimentos e a partir daí elaborou mecanismos e ferramentas, conceitos, técnicas de como estabelecer uma sociedade, de como viver em uma, como administra-la, desenvolve-la, para o bem e igualdade pra todos.

    Quando a ciencia é capaz de dizer a Verdade: a ciência só é capaz de dizer que algo está certo ou errado quando nós pertimos ou não, por exemplo: quando foi afirmado que a Terra era o centro do universo era uma verdade para aquela época, hoje já se tem outro conceito, que é verdade para nós até que venha outro grupo de estudiosos e elabore outra e assim por diante. Respondendo a Ana Maria do 1ºA (A verdade absoluta existe mesmo?)O homem que nós conhecemos não é capaz de descobrir ainda a Verdade absoluta, mas só especular teorias que ajudarão a nossa sobrevivencia por algum tempo.



    Leonardo C. Costa - 1ºB

    ResponderExcluir
  32. A religião, foi uma grande barreira enfrentada pelos que tentavam fazer da ciência uma forma de explicação, procurando por meio dela buscar a compreensão de determinados fatores cotidianos ou não.
    Penso que se não fosse pela igreja, a ciência atualmente se encontraria em um grau de desenvolvimento muito maior, pois poucos foram aqueles que colocaram as sua ideias em prática, sem o medo de serem julgados pelo "divino".
    Como sabemos, o fato da igreja se colocar contra a ciência não é somente um fator antigo, tendo continuidade no presente (como por exemplo a igreja ser contra o uso de células tronco embrionárias) tentando vetar,uma possivél cura atraves do desenvolvimento da ciência.

    Amanda Fernandes 1ºA

    ResponderExcluir
  33. Bom para mim, a ciências com o passar dos anos foi evoluindo ate chegar nos dias atuais mais a ciências tem uma grande "rival" q seria a igreja pois a igreja sempre ta contra as teorias impostas pelas ciências mais creio q um dia as duas poderam andar paralelamente sem uma se opor a outra ou seja uma complementando a outra com isso acho q descobriremos várias coisas q hoje não percebemos e q ajudara muito a humanidade em todos os sentidos
    Lylian Pansard 1° A

    ResponderExcluir
  34. Entao, como eu disse na prova a ciencia pode ser vista de varios modos, sendo para ser estudada ou para comprovaçao de algum estudo, isto é, é provada atravez de experimentos a evoluçao da ciencia em todos os aspectos tanto na cura de doenças e outros fatores como no aprofundamento em relaçao a tecnologia utilizada hoje em dia para a cura dessas doenças também, como o cancer! E é do mesmo jeito que estudamos para aprender, existem pessoas que se dedicam em cima da ciencia para comprovar um fato, ou seja tornando o explicado para ser colocado em debate ou em pratica para a melhoria de um determinado caso. A ciencia é vista como a "criadora" da evoluçao, pelo menos para mim. É ela que comprova e nos mostra a verdade, com teoria e evolução, na medicina, na matematica, na quimica, na biologia como forma de provar fatos que acontecem todos os dias, problemas ambientais, religiosos e sociais podendo até auxiliar na melhoria da populaçao. Hoje em dia, a ciencia está se tornando mais util, uma fase de transiçao de um ponto de vista religioso antigo que era "proibido" ou seja, a igreja nao aceitava as teorias comprovadas e hoje esse valor está sendo alterado e solucionando problemas atravez da razao também. A ciencia serve de um modo geral, para provar, melhorar ou desenvolver duvidas e mostrar a importancia dela, ajudando a sociedade.


    Analice Sposte 1B

    ResponderExcluir
  35. Bom na minha opinião a ciência tem se tornado cada vez mais importante para comprovar determinadas coisa e para ser uma espécie de avaliação , estudo. A ciência vem desenvolvendo um grande papel para nós pois está cada vez mais avançada e isso nos ajuda para determinadas coisas.Eu concordo que a ciência abre um novo olhar sobre o mundo pois ela querendo ou não está em nosso meio através da fisica , da quimica, matemática etc. Pois a ciência sempre vem em nosso favor seja ela descobrindo grandes coisa ou seja ela descobrindo coisas simples, é fundamental ter a ciencia acompanhada da filosofia, pois sem a ciência creio eu que a maioria dos problemas não seriam totalmentes resolvidos pois não teria nada que comprovasse determinada coisa.



    Thais Bispo 1ºB

    ResponderExcluir
  36. A ciencia é o estudo racional das coisas em geral ou algum assunto especifico, baseado no conjunto de todas as ciencias; racionalidade e etc.



    Victor do 1b

    ResponderExcluir
  37. A ciência mudou a história da humanidade com grandes descobertas ampliando assim o desevolvimento e a sobrevivência do homem.
    A filosofia e a ciência são formas de conhecer o mundo. Pois cada um do seu modo desvenda os segredos do mundo explicando ou atribuindo um sentido. A ciência procura descobrir como a natureza funciona. Porém nem sempre a ciência está certa, as vezes a ciência relata sobre algo em que alguns acreditam nela e outros não acreditam pois, ela não apresentou métodos suficientes para mostrar que aquilo está certo ou não. Então assim, não covém concluir que a ciência seja um conhecimento certo e definitivo, pois ela avança buscando novas descobertas que supõe alterar ou ampliar suas conclusões.

    Jéssica Paiva 1B

    ResponderExcluir
  38. Thais, a ciência sozinha não poder designar que algo é verdade ou não. Sozinha ela não possui valor algum. E pode-se alcansar inumeras resposatas atraves da religião. Caso você não esteja encontrando respostas em sua religião, deve ser por falta de estudo, se não for por isso então, procure uma que as respostas te satisfaçam.
    Mas a Verdade a maioria não é capaz, ainda, de compreender-la. Por isso a "Verdade" que você ou outros atribuem fica a mercê dos interesses de cada um.



    1ºB

    ResponderExcluir
  39. Tenham cuidado ao se referirem à Verdade, não confundam Verdade com verdade. Uma é algo absoluto, o outro é conceitos que aceitamos por um determinado tempo, até que esse conceito não seja mais útil para nós. Faça a pergunta: o que é verdade? Para que e para quem algo é verdade? Por que e para quem algo é mentira?
    Eu mesmo posso ter cometido tal erro ao falar sobre isso.

    ResponderExcluir