terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que é política

Olá, pessoal! Seguem abaixo três textos sobre o tema "política", o qual estamos discutindo em sala de aula. A partir da leitura e reflexão acerca dos mesmos, da análise das charges e da frase a seguir, discutam argumentativamente sobre a importância da política para nossa vida pessoal e para a sociedade, destacando os pontos positivos e os negativos que a política carrega consigo. ATENÇÃO! É imprescindível a participação de todos! Um abraço!


"O destino de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta".


O QUE É POLÍTICA


A maioria das pessoas pensa que a política se resume apenas à criação de leis para o benefício daqueles que por direito são eleitos através do voto. Todavia, a noção sobre política é bem maior do que a gente pensa e muito mais ampla em seu significado. É com o intuito de ampliar o nosso conhecimento sobre tal tema que propomos nesse texto falar um pouco sobre o surgimento, as teorias, práticas e relações de força e poder que cercam a política.
Ela surgiu na Grécia Antiga como uma atividade que dizia respeito à vida pública: chamamos de política tudo o que está relacionado aos interesses do povo, do coletivo, do país, estado ou cidade, e de político aqueles que se predispõem à arte de governar para todos.
Desse modo, podemos entender por político todos aqueles que de forma direta (seja elaborando leis na câmara dos vereadores – no caso de cidades – ou nas assembléias e câmara – se pensarmos nos deputados estaduais, federais ou no senado), ou indireta (fiscalizando a atuação dos vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores, ministros e presidente) atuam para o benefício de um coletivo e para o bem comum da cidade e dos cidadãos a ela pertencentes.
Assim, se votamos em um prefeito ou num vereador que desviam a verba da prefeitura para comprar carros, motos e armas para sua utilização pessoal e não para o bem material do município, que aumentam a passagem de ônibus para beneficiar-se e não por ser necessário a todos que do transporte coletivo necessitam, ou mesmo que prometem a criação de viadutos sobre linha férrea e demoram mais tempo nas obras para esperar a próxima campanha eleitoral, é porque estes representantes públicos não estão pensando no bem coletivo, somente nos ganhos que obterão para si e os seus partidários.
Apesar de a política ser um bem que pertence a todos os cidadão que vivem dentro de uma coletividade, poucos tem o real significado dela. Cada cidadão (o também chamado de filho da cidade) tem o poder de reclamar, reivindicar e protestar, bem como conservar o bem público e aprimorá-lo. Nesse sentido, a participação cidadã ultrapassa o seu direito de escolha oportunizado pelo voto, este é apenas um dos muitos instrumentos do exercício de seus direitos.
Em sentido bem amplo, todos nós temos poderes que podem ser expressos de diversos modos, como produzir, consumir, criar, inventar, punir, julgar, comandar, entre outros. Porém, quanto mais o homem exerce essas capacidades, mais ele tem força e poder perante aqueles que dela não a utilizam. Nesse sentido, fechar os olhos para a política é permitir sempre a alguém se ocupar de um cargo por um interesse pessoal e não coletivo. É admitir e contribuir para o roubo, o desvio e as leis que somente prejudicam nossa vida.
Convém lembrar, que ao falarmos de força e poder, não estamos nos referindo à prática de forças militares, quadrilhas, gangues ou qualquer outro tipo de violência, como a dominação de constrangimento que um patrão possa exercer sobre seu empregado, fazendo-o obedecer por medo de perder o emprego. Quando falamos de força e poder na política, estamos falando de construções ideológicas que os cidadãos de forma coletiva elaboram para o seu desenvolvimento social.
O argumento, o embate ideológico e a crítica são alguns meios pelos quais o homem exerce e produz seus direitos. As pessoas se relacionam pelo diálogo e pela ação coletiva, que unificam as vontades para o bem social. Desse modo, a política tem no nosso tempo a função de articular estratégias que provoquem a participação das pessoas para a luta pelo bem estar da coletividade.

Luciano Tavares Torres






DOS DEPUTADOS OU REPRESENTANTES



Numa polis bem constituída, todos correm para as assembléias; sob um mau governo, ninguém que dar um passo para ir até elas, pois ninguém se interessa pelo que neles acontece, prevendo-se que a vontade geral dominará, e porque, enfim, os cuidados domésticos absorvem. As boas leis contribuem para que se façam outras melhores, as más levam a leis piores. Quando alguém disser dos negócios do estado: Que me importa? – pode-se estar certo de que o estado está perdido.
A diminuição do amor à pátria, a ação do interesse particular, a imensidão dos estados, as conquistas, os abusos do governo fizeram com que se imaginasse o recurso dos deputados ou representantes do povo nas assembléias da nação[1]. Desse modo o interesse particular das duas ordens é colocado em primeiro e segundo lugares, ficando o interesse público em terceiro.
A soberania não pode ser representada pela mesma razão por que não pode ser alienada, consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente não se representa. É ela mesma ou outra, não há meio-termo. Os deputados do povo não são, nem podem ser seus representantes; não passam de comissários seus, nada podendo concluir definitivamente. É nula toda lei que o povo diretamente não ratificar; em absoluto, não é lei. O povo inglês pensa ser livre e muito se engana, pois só é durante a eleição dos membros do parlamento; uma vez estes eleitos, ele é escravo, não é nada. Durante os breves momentos de sua liberdade, ou uso, que dela faz, mostra que merece perdê-la.



ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social, col. Os pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1973.p.113-114.






DEMOCRACIA E LITERATURA



Nas sociedades de extrema desigualdade, o esforço dos governos esclarecidos e dos homens de boa vontade tenta remediar na medida do possível a falta de oportunidades culturais. Nesse rumo, a obra mais impressionante que conheço no Brasil foi Mario de Andrade no breve período em que chefiou o departamento de cultura da cidade de São Paulo, de 1935 a 1938. Pela primeira vez entre nós viu-se uma organização da cultura com vistas ao público mais amplo possível. Além da remodelação em larga escala da biblioteca Municipal, foram criados: parques infantis nas zonas populares; bibliotecas ambulantes, em furgões que estacionavam em diversos bairros; a discoteca pública; os concertos de ampla difusão, baseados na novidade de conjuntos organizados aqui, como quarteto de cordas, trio instrumental, orquestra sinfônica, corais. A partir de então a cultura musical média alcançou públicos maiores e subiu de nível, como demonstram as fichas de consulta da Discoteca Pública Municipal e os programas de eventos, pelos quais se observa diminuição do gosto até então quase exclusivo pela ópera e o solo de piano, com incremento concomitante do gosto pela música de câmara e a sinfônica. E tudo isso concebido como atividade destinada a todo o povo, não apenas aos grupos restritos de amadores.
Ao mesmo tempo, Mário de Andrade incrementou a pesquisa folclórica e etnográfica, valorizando as culturas populares, no pressuposto de que todos os níveis são dignos e que a concorrência deles é função da dinâmica das sociedades. Ele entendia a princípio que as criações populares eram fontes das eruditas, e que de modo geral a arte vinha do povo. Mais tarde, devido uma troca de idéias com Roger Bastide, sentiu que na verdade há uma concorrente em dois sentidos, e que a esfera erudita e a popular trocam influências de maneira incessantes, fazendo da criação literária e artística um fenômeno de vasta intercomunicação.
Isto faz lembrar que, envolvendo o problema da desigualdade social e econômica, está o problema da intercomunicação dos níveis culturais. Nas sociedades que procuram estabelecer regimes igualitários, o pressuposto é que todos devem ter a possibilidade de passar dos níveis populares para os níveis eruditos como conseqüência normal da transformação de estrutura, prevendo-se a elevação sensível da capacidade de cada um graças à aquisição cada vez maior de conhecimentos e experiências. Nas sociedades que mantenha desigualdade como norma, e é o caso da nossa, podem ocorrer movimentos e medidas, de caráter público ou privado, para diminuir o abismo entre os níveis e fazer chegar ao povo os produtos eruditos. Mas, repito, tanto num caso quanto no outro está implícita como questão maior a correlação dos níveis. E aí a experiência mostra que o principal obstáculo pode ser a falta de oportunidade, não a incapacidade.

ANTONIO CANDIDO. “Direitos humanos”. In FESTER, Antônio Carlos R. (org.) Direitos humanos e... São Paulo, Brasiliense/Comissão Justiça e Paz de S. Paulo, 1989. P.123-124.






[1] No antigo Regime francês, os Estados Gerais dividiam-se no Primeiro Estado, composto de representantes da nobreza, no Segundo Estado, formado pelos representantes do clero, e no Terceiro Estado, que reunia os representantes da burguesia, no primitivo sentido da palavra, isto é, dos habitantes dos burgos.

36 comentários:

  1. Então pelo que os textos falam politica e quando o povo elege um representante no poder para prestar favores a sociedade ,porém esses representantes usam o poder da politica para seus privilegios assim prejudicando aqueles que os deram esse poder ,ironico não? ,o povo acredita no cara e ele simplsmente ignora o povo para benficio propri .Por isso eu afirmo que a politica de hoje e uma politica para minoria (e não para todos como afirma a palavra democracia)porque os privilegiados são um numero bem menor que os não privilegiados ,pois a maioria que elegeu esse representante visando um bem para o coletivo acaba não recebndo o prometido pois o reprsentante prefer esperar a proxima campanha eleitoral para que ele possa se eleger denovo como exemplo eu cito ,para os moradosres de jf , o hospital na zona norte que foi a promesa de muitos politicos(como o atual prefeito nas duas campanha que eu lembro) que ao longo do tempo prometeram e não cumpriram assim o povo da zona norte simplemente e ignorado por esses politicos com perdam da palavra de "merda"

    ResponderExcluir
  2. Os textos deixam bem claro que política é um ato para os cidadãos, formação de leis para o bem de cada um deles mas, infelizmente não é oque acontece. Leis são feitas na maioria das vezes pra ganhos de cada pessoa ou para gerar mais lucro. A sociedade em que vivemos gera a necessidade de capital para qualquer coisa e é isso que todos sempre procuram e as pessoas nunca tem oque devia ser seu por direito e lei com ela.
    Iuri Mourão

    ResponderExcluir
  3. Nos tempos atuais, as pessoas não ligam 'muito' para a política, deixando de lado o seu valor moral perante a sociedade, achando que ele é somente mais um no meio de tantos, mais como não é só uma pessoa que pensa assim, tornamos 'milhares' no meio de tantos. Já no lado da política,a primeira palavra que vem pelo menos na minha cabeça, e creio que na de grande maioria é a corrupção.Como você mesmo disse, a política foi criada com o intuito de promover e executar o bem de todos, de uma nação, só que a um bom tempo o que vemos não é exatamente isso.
    Penso eu, que só conseguiremos 'arrumar' nossa política da maneira como disse anteriormente, promovendo o bem de todos, se conseguissemos fazer as pessoas de verem o seus valores morais perante a sociedade em que vivem, mostrando que são muito importantes na política de sua cidade, estado ou país. E consequentemente, elegermos pollíticos com caráter para governar uma sociedade.
    Igor Fazza - 1°A

    ResponderExcluir
  4. Dizer que algo é política atravessa as idéias de "votei" ou de "fiz um belo discurso". Política é um meio de fazer com que todos, ou pelo menos a grande parte, da sociedade ganhe benefícios. Por isso, quando estamos na frente da urna eletronica, temos que pensar muito antes de votar. Na verdade, antes de chegarmos à ela, temos que refletir sobre os nossos candidatos.
    E a política não está só nas eleições. Ela também deve agir no dia a dia, seja com o carinha da esquina. É basicamente pensar num todo, pensar no próximo, discutir sobre atos e entre outras coisas.

    Ana Marina - 1ºA

    ResponderExcluir
  5. Interessantes os textos,Luciano...Com eles você deixou bem clara a diferença entre a boa política e a que presenciamos, assim como também evidenciou os muitos passos errados do nosso histórico de eleições. Mas isso eu acho que todos já sabemos bem, e mesmo assim, nada muda.
    Não me intenda mal professor, eu adorei os textos...Mas eu acredito que a solução não está localizada na visualização do problema - já que isto vem sendo feito incessantemente já tem algum tempo, sem obtenção de resultados - e sim nas formas de melhoria, principalmente as que podem ser alcançadas pelo povo.
    Veja bem, nós sabemos da existência de corrupção no nosso governo, mas o que podemos fazer quanto a isso? Simplesmente não está ao nosso alcançe, pelo menos não agora. Sugiro então lutar por causas menores, como a ´limpeza`da nossa própria prefeitura, que seja, ou por algo menor se necessário. Pode ser que o senhor não concorde comigo Luciano, eu também não daria muita atenção a um garoto de 15 anos que nunca sequer votou e aparece falando sobre política...Mas o meu ponto, concordemos, é algo a ser, pelo menos, considerado, levando em conta que existem fundamentos...
    Sejamos francos...Lutar por uma batalha ganha é preferível a morrer em uma guerra perdida. É bem o que dizem mesmo...´´Antes de tentar limpar o mundo, dê três voltas dentro de sua própria casa.``
    Nosso destino político está sim em nossas próprias mãos, mas para que possamos exercer bem esse poder que temos, é preciso saber, antes, pelo que lutamos.

    Henrique Delage - 1º A

    ResponderExcluir
  6. Em um geral, as pessoas não penssam muito sobre politica.Se é por preguiça,por falta de informaçoes ou mesmo incapacidade, não tenho a capacidade de responder, mas é a realidade.De fato, os nossos representantes não seguem suas funções como deveriam seguir, que seria "...atuar para o beneficio de um coletivo e para o bem comum da cidade e dos cidadãos a ela pertencentes.".
    Uma trsite realidade que vemos, é que varios votam em politicos "corruptos" e sem saber nada sobre a figura a qual escolhe, e acaba por ser eleito alguem que não vá prezar as reais necessidades do povo.
    Por não ligarmos para esses assuntos, somos dominados e controlados por aqueles que deveriram nos proteger e zelar por nossas necessidades.Sem falar que as pessoas acabam pondo toda a esponssabilidade nas mãos destes,abdicando das próprias.
    O minimo que deveriamos faser, é nos interessar e buscar entender a nossa realidade.
    Guido 1ºA

    ResponderExcluir
  7. Apos ler todos os comentarios resulvi debater um dos comentarios que e do henrique do 1°a ele fala que para resolvermos o problema da politica no nosso pais e necesario primeiro organizar a propria casa com isso eu concordo mas com a seguinte afirmação não "(...)nós sabemos da existência de corrupção no nosso governo, mas o que podemos fazer quanto a isso? Simplesmente não está ao nosso alcançe, pelo menos não agora(...)" eu não concordo, pois esta sim ao nosso alcanse porque quando nos votamos elegemos mais que so vereadores com nossos votos nos elegemos muito mais cargos com senadores, governadores e deputados e esta tanto ao nosso alcanse quanto eleger um prefeito. Para isso acontecer e necessario que o povo todo se tome conciencia de que isto nao e algo imposivel. Porém também concordo com isso pela dificuldade de que isso acontesa, pois por exemplo nos estados do nordeste tem deputado que era presidente roubou DESCARADAMENTE e esta eleito denovo nesses estados o voto não e direito e sim propriedade para ser vendido e ser comprado devido a alta necessidade de dinheiro assim dputados compram votos e se elegem de novo e de novo e de novo assim sucecivamente sempre roubando do povo e comprando votos, e ainda existem votos forsados e muitas outras artemanhas que os deputados usam para se reeleger
    Daniel R

    ResponderExcluir
  8. Só esclarecendo aqui...eu concordo com sua afirmação Daniel, o povo tem sim, muito poder...mais cá entre amigos...se cabe mesmo a nós mudar isso, porque estamos, neste momento, sentados no conforto de nossos lares, usufruindo de privilégios que conquistamos com um suor que não é nosso? Foi isso o que eu quiz dizer entende...Não é algo do tipo: ´´Olha que dia lindo para se fazer história! Hoje purificaremos nosso governo!`` eu quis apenas dizer que leva tempo pra ser feito...Não só você, como eu ou qualquer outro...me diga o que temos feito pra mudar isso, se não culpar aos outros e a nós mesmos? eu não sei quanto aos demais, mais particularmente eu n tenho participado de muitas passiatas e protestos.
    Mas não me entenda mal, eu entendi sua crítica ao meu comentário anterior e de certa forma o apoio nisso, mas temos de considerar esses fatos também...

    ResponderExcluir
  9. Henrique concordo com você de novo, mas o que nos precisamos não e so de tempo precisamos de insentivos ,precisamos que a imprensa ao invez de mostrar propagandas enganosas(horario eleitoral) mostre fontes de pesquisa, ao invez de mostrar politicos corrupitos mostrar os que não são e estão tentado melhorar nosso pais, nos não precisamos so de tempo mas tambm de ajuda na hora de escoler nossos votos pois deixamos as coisas para ultima hora isso inclui tudo desde a pesquisa do voto ate a hora de votar e ainda vamos, muitas vezes, pelos votos dos outros isso e o que eu penso
    Daniel R

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião, a política baseia-se em uma sociedade ceder poderes à um grupo de pessoas de um determinado lugar, como por exemplo o Senado e etc.
    O importante é que estas pessoas só estão no poder para fazer bem para sociedade, a sociedade confia poderes à eles para que façam melhorias e assim a vida de todos fique melhor.
    Porém alguns destes, não respeitam os que elegeram ele, praticando "Robalheras" que resultam em CPIs que no final vão ser arquivadas.
    Por isso é que é importante as passeatas feitas por protestantes contra o governo, sim existem governantes que são honestos, mas são poucos.
    Vytor Brum Moura 1ºA

    ResponderExcluir
  11. Penso que a politica tem seus lados positivos e negativos.
    Mas normalmente a midia oculta as partes partes boas da politica como: o petroleo bem utilizado, os acordos com outros países, etc.
    Contudo as partes negativas sao bem maiores pois a midia quer isso como por exemplo o Arquivamento do Sarney que emprega seus familiares para trabalhar com ele, ou seja, ele quer que ele mande no "povo que ele conhesse".

    Demetrius Chianello Cancella 1ºA

    ResponderExcluir
  12. De fato, concordo com a primeira postagem do Henrique, todos nós sabemos que o nosso país não está legal, e que a forma que se faz politica aqui não é a mais coerente. E não fazemos nada para mudar isso, porque estamos acomodados com essa situação.

    Amanda Fernandes 1ºA

    ResponderExcluir
  13. Eu descordo da Amanda quando ela diz "(...) estamos acomodados com essa situação."
    Não da pra generalizar ao dizer isso, pois há muitos que não estão nem um pouco satisfeitos. Nós, por exemplo, não estamos. Por isso estamos aqui discutindo sobre isso.

    Ana Marina - 1ºA

    ResponderExcluir
  14. Bom... Vou tb pra praça discutir (rsrs).
    Pessoal, estou lendo os comentários e percebo em todos uma crítica muito forte em relação aos políticos e ao modo como conduzem seus projetos e respectivos interesses. Observo tb na escrita de vcs uma vontade muito grande de mudança na forma como a política atualmente se apresenta para a sociedade e até mesmo um bom conhecimento sobre algumas alternativas que poderiam ser aplicadas para a melhoria do sistema em nosso país. Porém, apesar disto, parece que nosso debate fica em círculos, todos sabem qual o problema e sugerem “n” soluções, mas não percebo uma movimentação de nenhuma parte para realmente os problemas serem resolvidos. Diante disso lanço outras questões: é possível chegarmos a um consenso sobre política? É possível tb definirmos quais são as prioridades políticas existentes num país? Relembrando um pouco das aulas de ética, me pergunto se existe ética na política e entre políticos e se é possível criarmos um sistema político alternativo e melhor do que já temos e, para finalizar, a democracia constituída atualmente é um processo viável para a sociedade moderna? E existiria outra forma de governar? E que outra forma seria essa?
    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  15. Bom luciano, eu não consigo afirmar de fato se isto está ao nosso alcance, quero dizer, n sei se cabe a nós definir a política de tal forma que possamos perceber se existe ou não ética entre os seus praticantes...De fato, eu não sei ao certo o que é política, mais eu tenho certeza de saber o que ela deveria ser.
    Quando optamos por um regime democrático, não imaginamos corrupção, desvios, e diversos crimes políticos, imaginamos que seria aquilo que melhor funcionaria para o avanço do país como um todo, um regime que nos unificasse e nos tornasse uma potência, além de um lugar ideal, que fosse como uma meta para os demais países...Mas não é o que acontece. Então eu não sei definir com palavras próprias o que presenciamos hoje, mas posso afirmar que não é nem parecido com política.
    Talvez existam sim outras formas de governar, e apesar de não saber até que ponto se distanciam da atual em questão de métodos, tenho certeza que não apresentam resultados muito diferentes, caso contrário estariamos idealizando os países que a implementassem, e com base no que espelhamos ( EUA ) não creio que nossa meta está tão distante de onde estamos...quero dizer, nós já estamos aterrados bem fundo no poço, quanto mais pode faltar para atingir o chão? Visando a velocidade com que a maior potência do mundo está fadando, não creio que falte muito...
    Então não acredito que o que visamos seja o ideal, mas pelo menos não estamos tão afetados pela crise como nosso ´´país herói``...Não procuro visar a desgraça dos outros com desejo de esquecer nossa decadência, de forma alguma...quero apenas deixar bem claro que nosso governo é podre, não é ideal e de forma alguma é o que imaginamos ser...Mas que é menos pior do que aquilo que é idealizado. Então, eu dou graças a ineficiencia política, graças a corrupção, graças aos desvios...E por mais que pareçam, não são graças de loucura, pois é devido a isso tudo que não estamos caindo na mesma velocidade de quem está no topo...Irônico não? Nosso governo é tão pútrido que não é capaz de atingir as metas, e dessa, mas somente desta vez, isso foi, digamos, aceitável.

    Henrique Delage - 1A

    ResponderExcluir
  16. Bem, pelo que li dos textos e dos comentários, todos se dizem preocupar com o futuro, mesmo achando que a solução está distante. Mais ai que vem a questão que muitos já colocaram. Como podemos demonstrar nossa preocupação em relação as pessoas que nos representam e o que elas fazem com o dinheiro dos nossos impostos pagos? Apesar de ser uma resposta comum, penso eu, que os brasileiros já usufruíram muito da sua política por meio de protestos. Sejam eles de forma explícita ou implícita, acho que é um bom caminho enquanto não temos a completa transparência do que se passa por trás do plenário.
    É também um grande passo se as pessoas se conscientizassem de que ir para as urnas nas eleições não é um dever, ou uma obrigação e sim um direito de escolher quem vai tomas várias decisões por você.
    Kivian Januzzi 1° A

    ResponderExcluir
  17. Bom eu também adorei os textos professor ! e concordo com o henrique e com a amanda ! nos estamos nos acomodando com a corrupçao da qual tanto reclamamos ! as pessoas adoram falar ''nossa esses politicos so roubam e etc'' mais nos tambem somos culpados, pois fomos nos que os colocamos la ! e muitas vezes colocamos de novo, com a reeleiçao ! Eu vejo a polica como uma ''coisa'' que no nosso pais pode SIM funcionar ! se conseguimos eleger e cobrar dos eleitos tudo que nos foi prometido, porque é exatamente esse o problema a meu modo de ver, nos nao estamos cobrando o que nos esta sendo prometido.

    ResponderExcluir
  18. Acho que a política é sempre vista como um aspecto ruim da sociedade, apesar de mesmo tendo toda a corrupção, há uma importância para a organização dos habitantes. A política teve um grande avanço desde quando foi inventada, mas a sua finalidade continua sendo a mesma: discutir e resolver os problemas de quem habita aquele determinado lugar.
    Acho que nunca haverá total clareza e pura vontade de faz política justa, porque infelizmente é normal do ser humano ser interessado só em si, e fazer da política uma forma de se roubar dinheiro, (lembrando que nem todos têm essa intenção, mas a grande maioria sim). A política tem que ser mais debatida sim, sendo assim uma forma de fazer as pessoas refletirem que elas elegem os candidatos que dizem ser ruins representantes. Mas temos que lembrar: quem vota nesses candidatos são tambem seres humanos com os mesmos defeitos e qualidades de seus representantes, concluindo-se que nunca teremos total confiança na política, pois além dos representantes não serem confiáveis,os eleitores também podem não ser!

    Jéssica Americano 1° A

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Luciano gostei muito do blog. Eu penso que, aos olhos do eleitorado comum, todo político é corrupto. Acredita-se que a pessoa que se candidata a um cargo público está mais interessada na própria ascensão social do que trabalhar para a comunidade.
    Isto não é por acaso pois durante séculos, o Brasil é governado para servir a uma minoria dominante, para isso ela se utiliza mecanismos sutis para que se tornen imperseptivel aos menos atentos.A ideologia dominante faz com que os seus valores tornam-se universais.
    A educação é a principal arma que um sociedade possui para aguçar o senso critico. No entanto é necessario que essaa educação esteja comprometida com qualidade.
    O governo não tem como oferecer boas escolas, salários dignos para os professores. Analisando bem, nem pretende priorizar a educação de qualidade. Pessoas que pensam, questionam e se questionam, não aceitam qualquer resposta. O círculo vicioso parece perigoso demais para um sistema construído para não ser questionado, apenas aceitado.

    Otávio Moura Rubião 1B

    ResponderExcluir
  20. Em minha opiniao acho que existe sim consenso na plitica brasileira e mundial. Mas acho que os politicos nao praticam esse consenso.
    Hoje ha varias prioridades na politica que nao e ajudar o país e sim ajudar eles mesmos. As prioridades que o politico correto deveria ter é: ajudar a populaçao com agua tratada, esgoto encanado, pavimentar as estradas de chao, etc...
    Mas isso tudo acontesse porque ha o CAPITALISMO, ou seja, "a arte de ganhar dinheiro dos outros", com isso todos votam, e quando votam, votam em pessoas corruptas que querem ter muito dinheiro. Tanto dinheiro que acabam roubando o dinheiro dos impostos cobrabos e indiretamente roubando o nosso dinheiro.
    Demetrius Chianello Cancella 1ºA

    ResponderExcluir
  21. O meu conceito de política é que ela está relacionada aos interesses do povo, onde elegemos politicos(que não passam de representates, que foram elegidos pelo voto da maioria, e que vão governar)que irão administrar e aplicar o dinheiro, vindo dos impostos pagos por todos, em projetos que virão a beneficiar a todos, na educação, saúde, segurança publica, saneamento(etc.).
    Mas isso não é a realidade que vivemos. O que estamos sempre vendo é politicos que desviam dinheiro publico para o proprio bolso(*), promessas que não são cumpridas, saúde, educação, saneamento basico, segurança publicos precários. O que nos faz a recorrer aos privados, que poucas pessoas tem acesso.
    Eu estou aqui colocando a culpa nos politicos, por não fazerrem nada, mas não é só eles que possuem a culpa, nós, cidadãos, tambem somos culpados por não uzufluir dos nossos direitos e não cumprir com os nosso deveres. Vemos os bens publicos muitas das vezes destruidos (como os orelhões), pixação para todos os lados, lixo nas ruas, etc. ; e não conhecemos o poder que possuimos, de mobilizar, fazer greves (...), se todos se emportacem mesmo com o "nós", poderiamos colocar e tirar qualquer um do governo.
    Mas o povo só elege pessoas que não possuem abilidade para governar, porque não possuem conhecimento suficiente, não possuem educação de qualidade. A solução para todos esses problemas está envolvida com a educação, porque o conhecimento leva as pessoas a pensarem, refletir, dialogar; quando isso acontecer não teremos mais nenhum politico corrupto no poder, iremos colocar e remover todos aqueles que nos interessa, estaremos exercendo nossos direitos, tão poucos conhecidos.

    Obs.: Uma das coisas que eu acho engraçado é essa: os governantes devem achar que ganham pouco, porque alem de receber mais ou menos uns 35 mil, mais os decimos quartos, quintos, e por ai vai, eles ainda pegam o nosso dinheiro para eles! Muito maneiro isso. Não acham?

    (*) Olha uma coisa que irá animar todos, o governo esta planejando usar o dinheiro publico na reforma de um estadio de futebol para a Copa do Mundo de 2014, ao inves de uma impresa que seja extremamente rica reforme esse estadio. Isso não é uma noticia boa? E sabe o que nós iremos fazer? Eu digo o que irá acontecer: iremos ficar revoltados, vamos resmungar, falar que o governo não presta . . .só iremos "reclamar", mas não iremos impedir, mobilizar, estaremos em nossas casas, no aconchego do lar.

    ResponderExcluir
  22. A política tem como objetivo na ordem pública, a defesa do território nacional e o bem social da populaçao, pois atraves da politica se controi a vida da populaçao .
    Sabemos que alguns politicos usam essas leis para beneficios proprios. Com isso prejudicando a todos os cidadaos que a cada dia que passa estao mais dicepicionados com os nossos representantes, tornando assim mais dificil a nossa escolha na hora da eleiçao, pois perderam toda a nossa confiança.
    Jessica 1B

    ResponderExcluir
  23. Pelo o que eu estou lendo a maioria das críticas feitas , até agora, está muito relacionada a politica nacional e não a politica em si. Devemos lembrar que a politica não se reduz somente a do Brasil, apesar de ser a qual conhecemos mais. Paises como EUA demonstram ter um Estado muito bem organizado e que aparentemente atende as necessidades basicas do povo.

    Talvez o problema do Brasil seja cultural. Não adinta só criticar o governo por que afinal de contas os governantes são Brasileiros e se eles estão nos representando é por que alguns acreditam que esse é o jeito certo. Eu acho que o problema inicial é o julgamento de valores que é feito não por eles e sim pela sociedade. Uma vez que nossos representantes são frutos da nossa propria sociedade do nosso proprio jeito de pensar e agir. É claro que possui um grupo de pessoas que se basseia em uma maneira de governar mais certa em que o país(como um todo) torne-se mais prospero, mas como os representantes agem diferente é porque a maioria acredita que essa é a maneira certa, já que vivemos em uma democracia. Mas ,como já disse acima, na maioria das vezes a massa é manipulada para privilegiar a ideoligia da minoria dominante que defende somente a prosperidade própria. Então antes de criticar os governantes devemos garantir que a democracia seja efetuada de fato e talvez assim eles se tornen mais justos e corretos e atendam mais as necessidades do povo e não dessa minoria que domina.


    Otávio Moura Rubião 1B

    ResponderExcluir
  24. Pelo que eu entendi, a política é uma forma de um povo se organizar, para que tudo que seja necessário à aquela população seja relamente entregue à ela, como educação, seanemento, moradia, etc.
    Diferente do que é na prática, a gente ve a política do país, com toda essa corrupção e como a Amanda e o Henrique disseram, essa acomodação da população diante disso tudo, já que o povo assiste a isso tudo e fica de 'braços cruzados'!
    Como o Oto disse, o governo dos EUA parece bom, então talvez, o problema não seja da política em si, mas do tipo de política existente no país! Talvez o Brasil necessite de um governo mais forte e digamos, mais direto e mais próximo das necessidades do povo.

    Matheus Brisola 1ºB

    ResponderExcluir
  25. O Otávio, concordo com você por dizer que o problema pode ser cultural, mas me falar que países com os EUA possuem um governo que atende as necessidades do povo,pqp! Os caras dos EUA gastam masi grana nos exercito do que com o povo, não se inluda com os filmes, nos EUA tem muita pobreza, se todo dinheiro fosse memso para o povo, lá sim seria o melhor lugar para se viver (em termos de governo). Temos uma mania de achar que os países estrageiros são o paraíso, e o que nós vivemso é uma porcaria, ect.


    1° B

    ResponderExcluir
  26. O problema pode ser cultural sim Oto,mas hoje em dia não é só esse,existem outros vários problemas.E eu concordo com o Leo sobre o atual governo dos EUA,hoje eles só são economicamente "fortes" pelo fato de terem tido uma colonização diferente do Brasil,dentre outras coisas,tanto que com a queda da bolsa de valores o Brasil foi um dos primeiros a se recuperar.Para mim o erro está em que os brasileiros não sabem dar valor ao direito de votar e ao direito de se manifestar contra,pensam que isso é uma obrigação,e deixam do jeito que está(acomodando).No Brasil exitem sim politicos "bons" mas esses são a minoria,com isso o Brasil vai caminhando devagar,até que um dia a população tome conciência e lute contra o que não é certo.

    Rodrigo Alvim 1 B

    ResponderExcluir
  27. HUAHUAHAAHA! Escrevi umas parada errada, mas ta de boa.

    Rodrigo falou maneiro, mas os EUA não são economicamente fortes por terem sidos colonizados de um jeito diferente, mas sem porque cagam muito. Exemplo: o México para quitar um divida deu a califórnia pros EUA, adivinha só o que tinha lá? Sim, minas de ouro. O Alaska foi vendido, dado, não me lembro, pela Rússia, e lá tem muito petroleo, e outros demais territórios que foram sendo comprados e entregues aos EUA. Mas também é rico por outros diversoso motivos, mas não por terem sidos colonizados de forma diferente.

    ResponderExcluir
  28. Cara eu concordo muito com o leo, porque nos nao temos que nos espelhar nos Estados Unidos da Amrica(EUA), pois como dis o ditado a grama do vizinho la o povo que se esploda cada um e cada um ," a nao la o povo ganha bem" ganha bem porcaria nenhuma sabe como eu sei que o estados unidos alem de nao ligam para o povo um simples motivo eles nao assinaram o protocolo de kyoto devido ,adivinha o que? ,sua economia baseada no petroleo entao ,com o perdao da palavra, eles tao pouco se fudendo com o mundo e com seu povo ja que eles tambem tem cidades conteiras e o mar vai tomar tudo (teoricamente) e que eles querem e dinheiro, "a mas o obama vai assinar" ele nao assinou ainda e tambem ninguem sabe se ele vai ralmente asinar ou se o dinheiro vai produzir nele um efeito anti-meioambiente por causa disso eu afirmo que em quisito politica a gente nao deve olhar as politicas dos outros e sim criar a nossa nao vou dizer que nossa politica ta certa mais tambem nao vou dizer que esta errada pois ela deve ser tranformada de modo que agrade exclusivamente o povo para isso presisamos de conhecimento .
    eu criticava muito a presensa da filosofia nas escolas mas agora pensando bem a unica forma de "salvar o pais " e com ela pois precisamos das nossas opinioes e nao da opiniao da imprensa, olha quanta coisa ja foi dita debatida e redita de forma que se entras em um senso comum nos precisamos da filosofia no colegio para ensinar a uma criança que la pode ter sua opiniao desde que saiba debater ,com argumentos claros ,ela propria pois querendo ou nao ela sao esponjas de conhecimento so precisamos da-las opinioes para que elas possa que sabe num futuro proximo manter uma politica ideal uma otopia
    Daniel R 1°B

    ResponderExcluir
  29. Bem, eu só citei o caso dos EUA pois precisamos de ter um parametro para nos basear em sistema de governos. Agora se voce não quer ver o brasil
    ser um EUA do genero voce então esta se baseando em uma utopia pois para min ele é um dos melhores paises do mundo. Logico que existem paises melhores do que os EUA isso eu concordo
    mas para voce ter uma idéia ele é o país em que se possui uma das maiores rendas per capita(cerca de 29.240) claro que isso não diz muito a respeito da população em si. Os EUA gastam muito no exercito pelo contrario do que os outro acham eu acho que eles tem um plano muito inteligente pois eles usam o resto do mundo como campo de guerra para mostrar sua novas invenções, para que isso?, por um motivo comercial. Os Estados Unidos é a nação que vende mais armas no resto do globo (Em 2008, os Estados Unidos assinaram novos contratos num total de US$ 37,8 bilhões. Foram de longe os campeões. A Itália aparece em segundo com US$ 3,7 bilhões e a Rússia, em terceiro com US$ 3,5 bilhões.) e devem ter vendido muito mais quando estouram guerras. Eu não estou dizendo que ele é o melhor país do mundo nem que ele é perfeitos com relação a politica e nem muito menos que o Brasil precisa se inspirar nele eu só estou dizendo que nos precisamos de uma referencia para que o Brasil melhore. Na minha opinião devemos pegar o modelo dos EUA(de outros paises) e aperfeiçoa-lo a nosso gosto. Eu também acho que o eles nã vão assinar o protocolo de kyoto por que o que prevalece em um sistema capitalista é o "eu" e não o "todo". Outra coisa que devemos lembrar é que o "todo" é também o "eu". Então não devemos "achar defeito" na politica dos outros paises, devemos aceitar que eles, em certos pontos, estão melhor do que nós e usarmos isso de alerta para aperfeiçoarmos ainda mais a nossa.

    ResponderExcluir
  30. Otavio entao voce esta dizendo que matar outras pesoas para fazer comercio e bom?, hum genial entao vou comprar armas prara matar sua familia para fazEr comercio, isso ia ser maneiro nao acha? usar o mundo como campo de guerra nao e nada bom pois mundo ,sabe, pode se revoltar. Os EUA fazm comercio de armas grande coisa nos somos um dos maiores exportadores do mundo e mesmo assim voce acha que vender algo que pode matar outra pessoa ou ate mesmo a sua familia e bom a vai te catar
    Porra eu sei que eles usam o mundo de cammpo de guerra e por acaso isso e bom? nosssa politica nao precisa de vender armas precisa de informaçoa e nao e baseandose em uma sociedade mercenaria que se vai conseguir isso
    NOSSO PAIS TEM RIQUESA SO PRECISAMOS INVESTILAS DE MODO APROPRIADO
    Daniel 1°B

    ResponderExcluir
  31. relaxa ae daniel...
    o objetivo disso aqui é sim discutir...mais por favor, vc n está em casa...manera sua expressão e seu vocabulário...cá entre nós...xingando ou não, isso não vai mudar os fatos...
    E mais uma coisa...porque focamos tanto nos EUA? até onde eu sei, eles que se virem com seus problemas...nós já temos uma situação pra ser revertida aqui, não existe necessidade de visar a desgraça alheia acima da nossa...
    Henrique Delage
    1a

    ResponderExcluir
  32. - Primeiramente gostaria de parabenizar o professor Luciano Tavares por esse excelente trabalho que ele está desenvolvendo. Tendo em vista a importãncia que é trabalhar e desenvolver a consciência política, de maneira tão didática, desde cedo em seus alunos.

    No meu modo de ver, a política está uma merda por que o jovem (e o velho também) se desinteressou por ela. Assim, ele aceita passivamente quaisquer atitudes realizadas pelos governantes e não procura se informar, discutir e refletir de maneira critica sobre estas.
    O cidadão sabe que existe corrupção e injustiças sociais, mas ainda assim não procura mudar esse quadro. Falar sobre o assunto e reclamar todos os dias é facil, mas como todos nós sabemos: "uma atitude vale mais que mil palavras". É claro que o voto é importante, mas se deixarmos para "politicar" apenas no dia da eleicão, logicamente, estaremos perdidos.
    Vejo que a culpa é nossa. Por isso, devemos estudar e repensar rigorosamente as ideologias e as praticas adotadas pelos nossos politicos. Devemos tambem ter os pés no chão, e não nos tornarmos socialistas cegos, utopicos e moralistas, que pensam num mundo magico sem violencia e desigualdades, arquitetam politicas sociais extraordinarias (no papel) mas na verdade mal conseguem governar sua propria casa. O que nós devemos (e podemos) sim é nos tornamos cidadaos conscientes e, sobretudo, preocupados e interessados com os rumos que a politica nacional têm seguido a cada dia. Além disso, é importante "abrir o olho" com certos meios de comunicacao que nos "socam" todos os dias informacoes distorcidas e claramente utilizadas para manipular a populacao e favorecer certos interesses politicos.
    Na minha opinião a unica solução é nos unirmos, "entrarmos pra politica" e tentarmos com as proprias mãos mudar essa palhaçada que estamos cansados de ver e viver em nossas vidas.
    Lembremos sempre que, segundo Raulzito: "Um sonho que se sonha só e só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é REALIDADE"

    André Torres.

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoal! Bom, estou aqui novamente para problematizar mais um pouco. Tenho visto as opiniões emitidas e percebo que todos têm consciência acerca do que falam e pensam. Apesar de considerar muito importante os debates realizados e inclusive aplaudir a capacidade argumentativa daqueles que participam, gostaria de propor uma atividade que pudéssemos realizar também na realidade prática. Um cidadão e um povo culturalmente engajados, politizados e preocupados com os rumos da sociedade procuram sempre criar meios para discutir e popularizar determinados temas considerados importantes. Algumas iniciativas nos levantam questões no mínimo polêmicas, como a legalidade do aborto,da eutanásia, das drogas, das armas, entre outras. Diante disto me pergunto: o que podemos fazer na prática para mudar nossas atitudes frente às teorias tão bem argumentadas? O que de concreto podemos realizar para realmente criarmos uma discussão que esteja ao alcance de todos e não só no blog? Será que a criação de um jornal que discutisse internamente no colégio com outros alunos seria uma solução viável? A criação de um grêmio? Uma instalação de arte? Uma exposição fotográfica? Aceito outras sugestões, mas gostaria que cada um ou o coletivo realizasse uma atividade que registrasse o debate do blog. Pensem nisso!
    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  34. Bom, gostaria de avisar também a todos navegantes que estará sendo postado a partir de amanhã outro texto que fala sobre ciência e filosofia, mas quero lembrar a todos que as novas postagens não excluem os debates da anterior. Isso significa que discutir ciência e filosofia não elimina uma compreensão do debate de política anteriormente realizado, portanto, deve ser acrescida nos assuntos subsequentes.
    Abraços, Luciano.

    ResponderExcluir
  35. anderson-meta-8.Bem no mundo de hoje caráter quase não existe entre as pessoas porque a cada dia mais o dinheiro vem primeiro do que o homem,que não percebe que esta sendo manipulado pelo entretenimento exemplo e a tv. E o homem não tem tempo para ficar pensando , porque vive para trabalhar e não trabalha para viver. O governo aproveita isso para ter maior controle sobre o povo . A democracia pode sendo usada incorretamente não prejudica so a nós mas também ao politico,porque ele também faz parte do povo so unidos contra o abuso do poderdos governantes nos teremos a verdadeira democracia

    ResponderExcluir