quinta-feira, 11 de abril de 2013

A violência na escola


Olá!!! Tudo bem?

Foi mostrada uma reportagem no “Fantástico” (programa de televisão da “Rede Globo”) no último fim de semana, uma cena muito triste. Todos já devem saber do que aconteceu em uma escola do País. Alunos de uma escola pública filmaram duas alunas brigando na hora do intervalo da escola. Uma menina de 17 anos bateu covardemente em uma menina de 13 anos. Mas qual a razão de tanta violência? Nenhuma das duas sabem ao certo explicar a razão da briga. Parece motivo totalmente vazio e sem sentido. A nossa sociedade anda muito violenta. Drogas, brigas sem motivo, Bulling, ciberbulling Bulling pela internet) e palavrões estão tornando totalmente comum e, pior, está acontecendo também dentro da escola. Diante dessa violência, pergunto:

Como podemos resolver o problema de violência na nossa sociedade? Como fazer para resolver esse problema nas escolas do nosso país?

Abraços, Luciano.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Voltando à àgora

Olá! Tudo bem?

Pessoal, hoje a reflexão que vamos fazer é sobre a mídia (tv, revista, jornal). Alguns especialistas do esporte, em especial o futebol, alegam que a mídia está transformando a personalidades de alguns jogadores. O caso mais evidente disso, segundo alguns críticos, é com o jogador Neymar. Para esses críticos, o jogador tem mudado seu comportamento em campo e sua personalidade por conta do excesso de propaganda e notícia que tem sobre esse jogador. Para alguns, a fama tem prejudicado seu futebol e mudado a personalidade do jogador. Diante disso, pergunto: vocês acham que a mídia muda realmente a personalidade do jogador? Você acha que a fama atrapalha ou ajuda alguém crescer na vida? Vocês acreditam que a propaganda em excesso pode iludir a cabeça de alguém? Bom, boa reflexão filosófica à todos!

Abraços, Luciano.