quinta-feira, 17 de março de 2011

Inclusão social

A reflexão que faremos essa semana é sobre um assunto que considero muito polêmico nas escolas. A questão é sobre a inclusão de alunos que necessitam de algum tipo de apoio (ajudantes em sala de aula) para garantir seu desenvolvimento escolar. Devido à dificuldade física (cego, surdo e mudo, etc.) ou mental (crianças com síndrome de daw, entre outros), professores reclamam por mais estrutura por parte das escolas e da prefeitura para trabalhar com esse tipo de aluno. Recentemente, num jornal da cidade foi publicada uma reportagem falando do despreparo das escolas e dos professores para poderem trabalhar com esses alunos que necessitam de atenção especial. Segundo a reportagem, existem atualmente nas escolas públicas do município, cerca de 900 (novecentos alunos) que precisam de algum tipo de auxílio para poder seguir estudando e, somente uma escola pública, que é realmente adaptada para esse tipo de atendimento. Diante disso, pergunto: De quem é a responsabilidade desse atendimento? É mesmo do professor? É da prefeitura? Vocês acham que esse aluno numa escola especial renderia mais? Seria realmente melhor para o desenvolvimento desse aluno especial? Você acredita que separá-lo também é uma boa opção? Esse aluno também tem o direito de conviver e estudar assim como os seus demais colegas numa sala de aula formada por “alunos comuns”?

Pensem... e vamos ao debate!!!

Abraços, Luciano