segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Qual é o limite da internet?

Olá Pessoal!

Hoje vamos discutir acerca do computador/internet e toda a sua tecnologia.
A cada dia que passa, as pessoas utilizam mais e mais o mundo virtual como um meio de relacionamento, de pesquisa, estudos, criação e de debate. Contudo, nem todos estão na net com essa intenção. Alguns chegam ao absurdo de postarem na net vídeos que invadem tanto a sua própria intimidade como também a vida íntima do outro. Isso me faz crer que a net entrou no mundo atual sem nenhum limite. Diante disto, pergunto:

1 - Vocês acham que a net deveria ter algum tipo de censura?
2 - Por que as pessoas tem tanta necessidade de se mostrar ou de expor o outro no mundo virtual?

Boa reflexão e abraços,

Luuciano

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Não dá para acreditar

Olá, pessoal!

Olha que estranho! Aconteceu numa escola particular de classe média em São Paulo. Um aluno ao fazer um brincadeira com sua colega, acaba tomando um "fora". O engracidinho meio sem graça frente à turma fica irritado com o "fora" levado da sua amiga de classe. Daí, após o sinal do colégio tocar e a turma sair de sala, ele e mais um amigo resolvem ir em direção à sua amiga de classe para tomar satisfação com ela, e isto acaba resultando em agressão física. Não satisfeito em bater na menina com socos, chutes e conta-pés, ele ainda resolve jogar uma lata de lixo na cabeça da menina. Depois de toda a agressão feita, o outro amigo que viu tudo acontecer de perto diz para o amigo agressor que foi tudo filmado e que agora era só colocar na net.
A menina ao chegar em casa chorando contou para o irmão que foi direto para a net procurar o vídeo em que a menina estava apanhando. Ao ver o filme, fica irritado e vai até o colégio onde eles estudavam e resolve bater no menino que agrediu.

Bom, diante deste fato lamentável, pergunto:

1 Qual é a responsabilidade da escola frente ao acontecido?
2 Você achou certo o irmão da menina revidar a agressão sofrida pela irmã?
3 Vocês acham que esse problema é de educação ou de polícia e por que?

Espero que todos participem!

Beijos e abraços a todos!

Luciano

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que é certo fazer?

Um pai querendo tirar o filho que começou a usar drogas, resolve cometer pequenos furtos de peças dentro da empresa para vender e com o dinheiro poder ajudar seu filho pagando uma clínica de reabilitação. Porém seu melhor amigo e que tembém é seu chefe viu o roubo. Diante dessa situação o funcionário explica para seu chefe a razão pela qual ele estava comentendo tais furtos e pede encarecidamente para que não comente com ninguém e muito menos mande ele embora da empresa. Daí, pergunto: o que voce faria se estivesse numa situação dessas? Vocêm mandaria ele embora ou ficaria com ele dentro da empresa correndo o risco dele roubar mais? Qual seria sua atitude e por que?

Abraços, Luciano.

sábado, 7 de agosto de 2010

Estamos de volta!

Olá! Como foram de férias? Aproveitaram muito? Estão animados para voltarem com os nossos debates nos blogs? Espero que sim.
Bom, vamos à nossa primeira pergunta da semana e espero que todos participem.
Na aula passada nós debatemos sobre a importância de se valorizar o transporte público, os gastos do governo com a realização de determinadas obras como a instalação do trem bala no Brasil, mas, principalmente sobre a forma como o governo do estado do Rio de Janeiro investiu parte do seu dinheiro no projeto de modernização da linha vermelha.
Com a desculpa de criar uma barreira acústica na linha vermelha, o governo do estado praticamente escondeu a favela conhecida como "o complexo do almão". Diante desta reforma do governo pergunto:

a) Está chegando a copa do mundo e as olimpíadas e as reformas na cidade do Rio de Janeiro já estão começando, porém, nem todo dinheiro gasto está de acordo com aquilo que gostaríamos. A partir disto gostaria de saber qual a melhor maneira para investir o dinheiro na reforma da cidade e se vocês acham justo a criação da barreira acústica na linha vermelha?

Abraços. Luciano.